O FC Porto anunciou, esta quarta-feira, a chegada de um reforço de peso para a equipa de basquetebol. Alex Toupane assinou um contrato válido com os dragões até junho de 2026 e chega ao Dragão para reforçar o plantel às ordens de Fernando Sá.
"Sinto-me muito bem e estou muito entusiasmado por estar aqui. O pavilhão é lindo, gosto muito. O grande objetivo é ganhar o campeonato. O meu passado e a minha experiência ao longo da carreira pode definitivamente ajudar a equipa e os outros jogadores", começou por dizer Toupane, em declarações aos canais oficiais do FC Porto, antes de se apresentar aos adeptos.
"Acho que sou um jogador versátil, com muita experiência. Dentro do campo posso fazer tudo, lançar, criar, defender, o que for preciso. Também acrescento energia, mas no geral acho que sou um jogador completo e versátil. Estou muito entusiasmado, ouvi coisas excelentes sobre a cidade, é linda. Nunca tinha estado no Porto, só no Sul quando era criança", explicou o extremo francês de 33 anos.
Com um vasto currículo a nível internacional, Alex Toupane também traz experiência à equipa do FC Porto, tendo já sido campeão da NBA, aquando a passagem pelos Milwaukee Bucks. De resto, o jogador gaulês assume ser esse um dos grandes feitos da sua carreira.
"Na Europa, diria que chegar à Final Four da Euroliga com o Zalgiris Kaunas ou ter terminado um Mundial no terceiro lugar com a minha seleção. Nos Estados Unidos, ser campeão da NBA em 2021 foi um grande feito também", afirmou Toupane.
Antes de se mudar para Portugal e assinar pelo FC Porto, o internacional francês passou, ainda, por Paris Basketball (França), Boulogne-Levallois Metropolitans 92 (França), Homenetmen Beirut (Líbano) e Taoyuan Taiwan Beer Leopards (Taiwan).
Axel Toupane passa, também, a integrar o lote de estrangeiros presentes no plantel às ordens de Fernando Sá para a nova temporada, onde já estão Tanner Omlid, Javian Davis, Márkó Filipovity, Wes Washpun, Jhonathan Dunn e Jalen Riley.
Refira-se que o FC Porto vai tentar atacar o título de campeão nacional que foge há quase 10 anos. O Benfica já vai no tetracampeonato, ao passo que Sporting e Oliveirense (2) foram os últimos campeões.
Leia Também: Rafael Lisboa assume ambição lusa de passar fase de grupos do Eurobasket