TAS mantém exclusão da seleção russa dos 'play-off' do Mundial'2022

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) rejeitou hoje o pedido da Federação Russa de Futebol (RFS) de suspender as sanções impostas pela FIFA, devido à guerra na Ucrânia, impedindo a participação nos 'play-off' de qualificação para o Mundial2022.

Ucrânia: TAS mantém exclusão da seleção russa dos 'play-off' do Mundial2022

© Lusa

Lusa
18/03/2022 12:15 ‧ 18/03/2022 por Lusa

Desporto

Guerra na Ucrânia

Tal como tinha decidido na terça-feira em relação às sanções da UEFA, que impediu a participação de seleções e clubes russos nas suas competições, o TAS recusou a pretensão da federação russa com vista à suspensão de idênticas sanções da FIFA, até que exista uma decisão final sobre o recurso interposto pela RFS.

Na altura, o tribunal, que tem sede em Lausana, na Suíça, assinalou que, neste momento, não está causa o mérito do recurso da federação russa contra as sanções, mas apenas a avaliação do pedido de efeito suspensivo.

"O procedimento arbitral prossegue no TAS. Um painel está a ser constituído e as partes estão a submeter documentos para o processo. Ainda não está definida a data de qualquer audição", informou hoje o tribunal, em comunicado.

A UEFA e a FIFA anunciaram em 28 de fevereiro uma decisão conjunta de suspender os clubes e as seleções russas de todas as suas competições, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, o que permitiu à Polónia seguir diretamente para a final dos 'play-off' europeus de acesso ao Mundial2022.

A Rússia deveria enfrentar em Moscovo a Polónia, em uma das meias-finais da qualificação europeia para a fase final do Campeonato do Mundo, com o vencedor desse encontro a receber, na final dos 'play-off', a seleção vencedora da outra meia-final, entre Suécia e República Checa.

"Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, que previa a adoção de medidas adicionais, a FIFA e a UEFA decidiram hoje em conjunto que todas as equipas russas, sejam seleções ou clubes, devem ser suspensas de participar nas competições da FIFA e da UEFA até nova ordem", informaram, na altura, os dois organismos.

A exclusão das representações russas das competições europeias e mundiais foi decidida ao mais alto nível, pelo Bureau do Conselho da FIFA e pelo Comité Executivo da UEFA, os dois mais altos órgãos decisórios das duas instituições em assuntos tão urgentes".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 780 mortos e 1.252 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 5,2 milhões de pessoas, entre as quais mais de 3,1 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga 3

Mafra-Belenenses foi interrompido devido a susto. Jovem já está em casa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Famalicão13
2Sp. Braga13
3Arouca13
4Gil Vicente13
5Sporting13
6Moreirense13
7Benfica00
8Estoril00
9Estrela00
10FC Porto00
11Rio Ave00
12Vitória SC00
13Alverca10
14AVS10
15C.D. Nacional10
16Casa Pia10
17Santa Clara10
18Tondela10
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Fórmula 1

Novo filme da Fórmula 1 impulsiona receitas e audiências do campeonato

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas