Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ucrânia leva seis atletas ao Mundial de pista coberta

A Ucrânia vai competir nos com seis atletas nos Mundiais de atletismo de pista coberta, em Belgrado, apesar da situação que se vive no país, após a invasão por parte das forças armadas da Rússia, foi hoje anunciado.

Ucrânia leva seis atletas ao Mundial de pista coberta
Notícias ao Minuto

16:49 - 09/03/22 por Lusa

Desporto Atletismo

Os Mundiais 'indoor' disputam-se de 18 a 20 março, mas já no próximo fim de semana a Ucrânia terá cinco atletas em Leiria para a Taça da Europa de Lançamentos, adianta ainda a federação ucraniana da modalidade.

Os atletas para Belgrado são Anna Plotitsyna (60 metros barreiras), Marina Bekh-Romanchuk (comprimento/triplo), Yaroslava Maguchikh (altura), Iryna Herashchenko (altura), Yana Gladiychuk (vara) e Yulia Loban (pentatlo), um grupo que integra medalhados olímpicos, mundiais e europeus.

Na Taça da Europa de lançamentos estão inscritos Iryna Klymets (martelo), Alyona Shut (martelo), Daria Garkusha (disco, sub-23), Olena Khamaza (martelo, sub-23) e Mykhailo Kokhan (martelo).

Iolanta Hropach, secretária-geral da Federação Ucraniana de Atletismo, explica que a participação só é possível com o apoio da associação europeia da modalidade, do patrocinador ASICS e da federação polaca, que asseguraram a deslocação de atletas para Varsóvia, bem como o seu alojamento e hotéis da capital da Polónia.

"Numa situação de guerra no país, a participação de ucranianos nestas competições é especialmente valiosa. Os atletas são, agora, enviados da diplomacia dos povos no mundo", adiantou.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que, segundo as autoridades de Kiev, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil.

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,7 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório