O Sporting despediu-se, esta quarta-feira, da Liga dos Campeões com um empate sem golos em casa do Manchester City, mas acabou penalizado pelo resultado negativo (0-5) averbado na primeira mão destes oitavos de final.
Sem golos a registar, o destaque vai para a boa entrada de Marcus Edwards, que esteve nas oportunidades de golo mais flagrantes dos leões, e para a estreia do jovem Rodrigo Ribeiro na prova milionária com apenas 16 anos.
Filme do jogo:
Ao contrário do encontro da primeira mão, este jogo no Etihad Stadium foi muito equilibrado nos minutos iniciais. O Sporting, muito organizado nos dois planos do jogo, conseguiu ir segurando o ímpeto ofensivo dos cityzens e prova disso é o facto do primeiro remate do jogo ter acontecido apenas aos 24 minutos, com Phil Foden a atirar perto do poste esquerdo da baliza defendida por Antonio Adán.
Este foi, de resto, uma das poucas tentativas em que os ingleses tentaram desfeitear a baliza leonina. Já o Sporting tentou sempre atacar rápido mal ganhava a posse de bola, mas na hora de definir a precisão não estava lá.
Fruto do resultado avolumado da primeira mão, Adán também não teve grande trabalho na baliza leonina. O guardião espanhol apenas teve de se preocupar com uma tentativa de chapéu de Sterling aos 38 minutos. Foden isolou o internacional inglês que entrou na área e tentou colocar a bola por cima do espanhol, mas o o guarda-redes defendeu a dois tempos.
À entrada para o segundo tempo, Pep Guardiola tirou Bernardo Silva e Phil Foden do jogo, lançando em campo Mahrez e McAtee, e foi já com estas duas mudanças concretizadas que o Manchester City desfez o nulo no Etihad Stadium. Servido pelo argelino, Gabriel Jesus colocou a bola no fundo das redes dos leões, mas o VAR anulou o golo por posição irregular.
Os cityzens foram pressionando à procura do golo inaugural no encontro, mas primeiro Neto, que anulou um remate de Gabriel Jesus, e depois Adán foram adiando aquele que seria o primeiro remate certeiro da partida. Pouco depois, aos 58 minutos, o Sporting fez o primeiro remate enquadrado com a baliza, mas o tiro de Tabata ficou prensado num defesa e Ederson agarrou.
Com a formação inglesa a gerir a partida, Rúben Amorim lançou na partida Marcus Edwards, e o inglês mexeu com o ataque dos leões. Foi dele um remate que Ederson segurou com facilidade, e foi dele o passe para Matheus Reis, que atirou pouco por cima da baliza inglesa.
O jogo estava partido e as oportunidades de golo foram surgindo junto das duas balizas. Paulinho, aos 77 minutos, recebeu uma assistência genial de Edwards, e no um para um com Scott Carson, que se estreou esta época depois de ter substituído Ederson, não conseguiu bater o guarda-redes. Pouco depois, John Stones fez um corte providencial que impediu o golo de Slimani.
Nos minutos finais, o encontro ganhou um ritmo pouco elevado, quase ao nível de um particular, e Rúben Amorim aproveitou para promover a estreia do jovem Rodrigo Ribeiro, que aos 16 anos fez o primeiro jogo pela equipa principal dos verde e brancos.
O Sporting despede-se, assim, da edição 2021/2022 da Liga dos Campeões, com um saldo de três vitórias, um empate e quatro derrotas. Já o Manchester City segue para os quartos de final, onde já estão Real Madrid, Liverpool e Bayern Munique.
Momento do jogo: O golo anulado a Gabriel Jesus manteve o resultado sem alterações desde o minuto inicial. O Manchester City esteve em modo jogo particular desde os primeiros minutos, e o Sporting viu premiada a sua boa réplica no Etihad Stadium com este empate sem golos.
Equipas iniciais:
Manchester City: Ederson, CJ Egan-Riley, John Stones, Laporte, Zinchenko, Fernandinho, Gundogan, Bernardo Silva, Rahem Sterling, Phil Foden e Gabriel Jesus.
Suplentes do Manchester City: Carson, Slicker, Grealish, Rodrigo, De Bruyne, Mahrez, Kayky, Delap, Edozie, Mbete, McAtee.
Sporting: Adán, Pedro Porro, Coates, Gonçalo Inácio, Neto, Manuel Ugarte, Tabata, Matheus Reis, Slimani, Paulinho e Sarabia.
Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virginia, Feddal, Nuno Santos, Vinagre, Edawrds, Esgaio, Essugo, Rodrigo Ribeiro e Renato Veiga.
Antevisão:
Manchester City e Sporting definem entre si, esta quarta-feira, qual dos dois clubes segue para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Depois da goleada (0-5) sofrida em casa na primeira mão desta eliminatória, os comandados de Rúben Amorim vão tentar o impossível para vencer os ingleses e continuar na prova milionária.
O pontapé de saída do encontro entre Manchester City e Sporting está agendado para as 20h00, e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.