Sporting limpa imagem da 1.ª mão e despede-se da Champions com empate

Leões arrancaram um empate sem golos em casa do Manchester City.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
09/03/2022 21:51 ‧ 09/03/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

Liga dos Campeões

O Sporting despediu-se, esta quarta-feira, da Liga dos Campeões com um empate sem golos em casa do Manchester City, mas acabou penalizado pelo resultado negativo (0-5) averbado na primeira mão destes oitavos de final.

Sem golos a registar, o destaque vai para a boa entrada de Marcus Edwards, que esteve nas oportunidades de golo mais flagrantes dos leões, e para a estreia do jovem Rodrigo Ribeiro na prova milionária com apenas 16 anos.

Filme do jogo:

Ao contrário do encontro da primeira mão, este jogo no Etihad Stadium foi muito equilibrado nos minutos iniciais. O Sporting, muito organizado nos dois planos do jogo, conseguiu ir segurando o ímpeto ofensivo dos cityzens e prova disso é o facto do primeiro remate do jogo ter acontecido apenas aos 24 minutos, com Phil Foden a atirar perto do poste esquerdo da baliza defendida por Antonio Adán.

Este foi, de resto, uma das poucas tentativas em que os ingleses tentaram desfeitear a baliza leonina. Já o Sporting tentou sempre atacar rápido mal ganhava a posse de bola, mas na hora de definir a precisão não estava lá.

Fruto do resultado avolumado da primeira mão, Adán também não teve grande trabalho na baliza leonina. O guardião espanhol apenas teve de se preocupar com uma tentativa de chapéu de Sterling aos 38 minutos. Foden isolou o internacional inglês que entrou na área e tentou colocar a bola por cima do espanhol, mas o o guarda-redes defendeu a dois tempos.

À entrada para o segundo tempo, Pep Guardiola tirou Bernardo Silva e Phil Foden do jogo, lançando em campo Mahrez e McAtee, e foi já com estas duas mudanças concretizadas que o Manchester City desfez o nulo no Etihad Stadium. Servido pelo argelino, Gabriel Jesus colocou a bola no fundo das redes dos leões, mas o VAR anulou o golo por posição irregular.

Os cityzens foram pressionando à procura do golo inaugural no encontro, mas primeiro Neto, que anulou um remate de Gabriel Jesus, e depois Adán foram adiando aquele que seria o primeiro remate certeiro da partida. Pouco depois, aos 58 minutos, o Sporting fez o primeiro remate enquadrado com a baliza, mas o tiro de Tabata ficou prensado num defesa e Ederson agarrou.

Com a formação inglesa a gerir a partida, Rúben Amorim lançou na partida Marcus Edwards, e o inglês mexeu com o ataque dos leões. Foi dele um remate que Ederson segurou com facilidade, e foi dele o passe para Matheus Reis, que atirou pouco por cima da baliza inglesa.

O jogo estava partido e as oportunidades de golo foram surgindo junto das duas balizas. Paulinho, aos 77 minutos, recebeu uma assistência genial de Edwards, e no um para um com Scott Carson, que se estreou esta época depois de ter substituído Ederson, não conseguiu bater o guarda-redes. Pouco depois, John Stones fez um corte providencial que impediu o golo de Slimani.

Nos minutos finais, o encontro ganhou um ritmo pouco elevado, quase ao nível de um particular, e Rúben Amorim aproveitou para promover a estreia do jovem Rodrigo Ribeiro, que aos 16 anos fez o primeiro jogo pela equipa principal dos verde e brancos.

O Sporting despede-se, assim, da edição 2021/2022 da Liga dos Campeões, com um saldo de três vitórias, um empate e quatro derrotas. Já o Manchester City segue para os quartos de final, onde já estão Real Madrid, Liverpool e Bayern Munique.

Momento do jogo: O golo anulado a Gabriel Jesus manteve o resultado sem alterações desde o minuto inicial. O Manchester City esteve em modo jogo particular desde os primeiros minutos, e o Sporting viu premiada a sua boa réplica no Etihad Stadium com este empate sem golos.

Equipas iniciais:

Manchester City: Ederson, CJ Egan-Riley, John Stones, Laporte, Zinchenko, Fernandinho, Gundogan, Bernardo Silva, Rahem Sterling, Phil Foden e Gabriel Jesus.

Suplentes do Manchester City: Carson, Slicker, Grealish, Rodrigo, De Bruyne, Mahrez, Kayky, Delap, Edozie, Mbete, McAtee.

Sporting: Adán, Pedro Porro, Coates, Gonçalo Inácio, Neto, Manuel Ugarte, Tabata, Matheus Reis, Slimani, Paulinho e Sarabia.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virginia, Feddal, Nuno Santos, Vinagre, Edawrds, Esgaio, Essugo, Rodrigo Ribeiro e Renato Veiga.

Antevisão:

Manchester City e Sporting definem entre si, esta quarta-feira, qual dos dois clubes segue para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Depois da goleada (0-5) sofrida em casa na primeira mão desta eliminatória, os comandados de Rúben Amorim vão tentar o impossível para vencer os ingleses e continuar na prova milionária.

O pontapé de saída do encontro entre Manchester City e Sporting está agendado para as 20h00, e poderá acompanhar, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otávio assinala regresso à equipa do FC Porto com mensagem misteriosa

FC Porto

Otávio assinala regresso à equipa do FC Porto com mensagem misteriosa

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Manchester City

Custa 380 mil euros e é... amarelo. Eis a nova 'bomba' de Haaland

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas