O Sporting deixou para trás a goleada europeia sofrida a meio da semana frente ao Manchester City, e, este domingo, venceu na receção ao Estoril, por 3-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga.
Pedro Gonçalves, Matheus Reis e Pablo Sarabia marcaram os golos dos verde e brancos, numa partida marcada pela expulsão de Raul Silva.
Filme do jogo:
Face aos castigos de Sebastián Coates, João Palhinha e Ricardo Esgaio, Rúben Amorim foi obrigado a fazer três mexidas no onze em relação ao duelo com o Manchester City, promovendo as entradas de Luís Neto, Ugarte e Feddal.
A primeira parte foi rica no duelo tático mas algo pobre em oportunidades. Os verde e brancos foram ligeiramente superiores ao adversário, tiveram mais bola e criaram as principais oportunidades de golo, ainda que apenas tenha concretizado uma mesmo a encerrar o primeiro tempo.
Uma das primeiras ocasiões do encontro aconteceu aos 13 minutos. Sarabia aparecia ao segundo poste para atacar a bola de cabeça, mas Joãozinho apareceu bem a cortar e impedir o golo dos leões. O Estoril respondeu com um cruzamento perigoso de Clóvis, aos 22 minutos, mas o avançado passou a bola para uma zona onde só estavam jogadores do Sporting.
O lance de maior frisson deste primeiro tempo aconteceu aos 35 minutos. Sarabia rematou na área contra o braço de Joãozinho, os leões pediram grande penalidade, mas o árbitro Hélder Malheiro mandou seguir.
Os cruzamentos foram a solução para tentar entrar no bloco defensivo do Estoril, mas os centrais canarinhos quase sempre levaram a melhor pelo alto. Porém, o nulo acabaria mesmo por ser quebrado aos 39 minutos. Porro tocou lateralmente para Sarabia, que, à entrada da área, rematou forte na direção da baliza. Dani Figueira não conseguiu segurar a bola e Pote, na recarga, voltou aos golos pelos verde e brancos.
A etapa complementar trouxe um Sporting à procura de dilatar a vantagem, mas o segundo tempo começou não com golos, mas com uma expulsão. Raul Silva, em estreia pelo Estoril, teve uma entrada mais dura sobre Pedro Porro, e Hélder Malheiro, após rever o lance no VAR, expulsou o central ex-Sp. Braga.
Com os estorilistas reduzidos a dez unidades, o verde e brancos pressionaram à procura do golo da tranquilidade, e alcançaram-no aos 76 minutos. Matheus Reis conduziu a bola pela esquerda, Paulinho fez a diagonal, recebeu e devolveu de primeira de calcanhar para o brasileiro, que depois rematou rasteiro entre as pernas do guardião estorilista. O lateral esteve perto de bisar minutos depois, mas Dani Figueira negou o remate com uma grande defesa.
Mas o terceiro golo dos vigentes campeões em título acabaria mesmo por aparecer, e naquele que foi o melhor da tarde/noite em Alvalade. Sarabia ganhou espaço à entrada da área, e de meia-distância atirou para um golaço, sem hipóteses de defesa para o guardião estorilista
Até final, e já com o encontro controlado, Rúben Amorim optou por fazer descansar alguns dos habituais titulares. Sarabia foi um dos que saiu para uma das maiores ovações da noite no recinto dos verde e brancos.
Com este resultado, o Sporting passa a somar 57 pontos no segundo lugar, colocando-se, à condição, a três pontos do FC Porto, que ainda esta noite joga contra o Moreirense. O Estoril é o sétimo classificado com 30 pontos.
Momento do jogo: A expulsão de Raul Silva na segunda parte deitou tudo a perder para os estorilistas. Se é certo que a vantagem dos leões era justa, os canarinhos viram a possível resposta ser dificuldade com o vermelho ao central.
Equipas iniciais:
Onze do Sporting: Adán, Porro, Gonçalo Inácio, Feddal, Neto, Matheus Reis, Matheus Nunes, Ugarte, Pote, Sarabia e Paulinho.
Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, Slimani, Nuno Santos, Rúben Vinagre, Marcus Edwards, Daniel Bragança, Dário Essugo e Gonçalo Esteves.
Onze do Estoril: Dani Figueira, David Bruno, Vital, Ferraresi, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes, António Xavier, André Franco, Arthur e André Clóvis.
Suplentes do Estoril: Thiago Silva, Carles Soria, Mboula, Raul Silva, Leonardo Ruiz, Bruno Lourenço, João Gamboa, Lucho e Romário Baró.
Antevisão:
O Sporting recebe, este domingo, o Estoril em jogo da 23.ª jornada da I Liga, e vai tentar colocar alguma pressão no líder FC Porto, que joga mais tarde neste dia diante do Moreirense.
Após o empate no Clássico na última ronda, frente ao FC Porto (2-2), os verde e brancos procuram voltar às vitórias no campeonato, isto depois da pesada goleada sofrida diante no Manchester City (0-5), em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
A partida entre Sporting Estoril tem apito inicial agendado para as 18h00, e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.