Pesadelo europeu virou vitória sem espinhas. Leão vence e pressiona líder

Verde e brancos venceram o Estoril, por 3-0, e colocaram-se mais perto da liderança.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
20/02/2022 19:55 ‧ 20/02/2022 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Sporting deixou para trás a goleada europeia sofrida a meio da semana frente ao Manchester City, e, este domingo, venceu na receção ao Estoril, por 3-0, em jogo da 23.ª jornada da I Liga.

Pedro Gonçalves, Matheus Reis e Pablo Sarabia marcaram os golos dos verde e brancos, numa partida marcada pela expulsão de Raul Silva.

Filme do jogo:

Face aos castigos de Sebastián Coates, João Palhinha e Ricardo Esgaio, Rúben Amorim foi obrigado a fazer três mexidas no onze em relação ao duelo com o Manchester City, promovendo as entradas de Luís Neto, Ugarte e Feddal.

A primeira parte foi rica no duelo tático mas algo pobre em oportunidades. Os verde e brancos foram ligeiramente superiores ao adversário, tiveram mais bola e criaram as principais oportunidades de golo, ainda que apenas tenha concretizado uma mesmo a encerrar o primeiro tempo.

Uma das primeiras ocasiões do encontro aconteceu aos 13 minutos. Sarabia aparecia ao segundo poste para atacar a bola de cabeça, mas Joãozinho apareceu bem a cortar e impedir o golo dos leões. O Estoril respondeu com um cruzamento perigoso de Clóvis, aos 22 minutos, mas o avançado passou a bola para uma zona onde só estavam jogadores do Sporting.

O lance de maior frisson deste primeiro tempo aconteceu aos 35 minutos. Sarabia rematou na área contra o braço de Joãozinho, os leões pediram grande penalidade, mas o árbitro Hélder Malheiro mandou seguir.

Os cruzamentos foram a solução para tentar entrar no bloco defensivo do Estoril, mas os centrais canarinhos quase sempre levaram a melhor pelo alto. Porém, o nulo acabaria mesmo por ser quebrado aos 39 minutos. Porro tocou lateralmente para Sarabia, que, à entrada da área, rematou forte na direção da baliza. Dani Figueira não conseguiu segurar a bola e Pote, na recarga, voltou aos golos pelos verde e brancos.

A etapa complementar trouxe um Sporting à procura de dilatar a vantagem, mas o segundo tempo começou não com golos, mas com uma expulsão. Raul Silva, em estreia pelo Estoril, teve uma entrada mais dura sobre Pedro Porro, e Hélder Malheiro, após rever o lance no VAR, expulsou o central ex-Sp. Braga.

Com os estorilistas reduzidos a dez unidades, o verde e brancos pressionaram à procura do golo da tranquilidade, e alcançaram-no aos 76 minutos. Matheus Reis conduziu a bola pela esquerda, Paulinho fez a diagonal, recebeu e devolveu de primeira de calcanhar para o brasileiro, que depois rematou rasteiro entre as pernas do guardião estorilista. O lateral esteve perto de bisar minutos depois, mas Dani Figueira negou o remate com uma grande defesa.

Mas o terceiro golo dos vigentes campeões em título acabaria mesmo por aparecer, e naquele que foi o melhor da tarde/noite em Alvalade. Sarabia ganhou espaço à entrada da área, e de meia-distância atirou para um golaço, sem hipóteses de defesa para o guardião estorilista 

Até final, e já com o encontro controlado, Rúben Amorim optou por fazer descansar alguns dos habituais titulares. Sarabia foi um dos que saiu para uma das maiores ovações da noite no recinto dos verde e brancos.

Com este resultado, o Sporting passa a somar 57 pontos no segundo lugar, colocando-se, à condição, a três pontos do FC Porto, que ainda esta noite joga contra o Moreirense. O Estoril é o sétimo classificado com 30 pontos.

Momento do jogo: A expulsão de Raul Silva na segunda parte deitou tudo a perder para os estorilistas. Se é certo que a vantagem dos leões era justa, os canarinhos viram a possível resposta ser dificuldade com o vermelho ao central.

Equipas iniciais:

Onze do Sporting: Adán, Porro, Gonçalo Inácio, Feddal, Neto, Matheus Reis, Matheus Nunes, Ugarte, Pote, Sarabia e Paulinho.

Suplentes do Sporting: André Paulo, João Virgínia, Slimani, Nuno Santos, Rúben Vinagre, Marcus Edwards, Daniel Bragança, Dário Essugo e Gonçalo Esteves.

Onze do Estoril: Dani Figueira, David Bruno, Vital, Ferraresi, Joãozinho, Rosier, Francisco Geraldes, António Xavier, André Franco, Arthur e André Clóvis.

Suplentes do Estoril: Thiago Silva, Carles Soria, Mboula, Raul Silva, Leonardo Ruiz, Bruno Lourenço, João Gamboa, Lucho e Romário Baró.

Antevisão:

O Sporting recebe, este domingo, o Estoril em jogo da 23.ª jornada da I Liga, e vai tentar colocar alguma pressão no líder FC Porto, que joga mais tarde neste dia diante do Moreirense.

Após o empate no Clássico na última ronda, frente ao FC Porto (2-2), os verde e brancos procuram voltar às vitórias no campeonato, isto depois da pesada goleada sofrida diante no Manchester City (0-5), em jogo a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

A partida entre Sporting Estoril tem apito inicial agendado para as 18h00, e poderá acompanhá-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque de Varandas a Pinto da Costa ainda mexe: "É de uma atrocidade..."

FC Porto

Ataque de Varandas a Pinto da Costa ainda mexe: "É de uma atrocidade..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas