Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Benfica-Sporting: O campeão de inverno decide-se em Leiria

Leões vão procurar renovar o título da Taça da Liga, ao passo que os encarnados esperam colocar ponto final num 'jejum' de troféus que dura já desde 2019.

Benfica-Sporting: O campeão de inverno decide-se em Leiria

É já este sábado que Benfica e Sporting disputam, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, aquele que é, não só o primeiro dérbi lisboeta, como também o primeiro troféu do futebol português a ser entregue no presente ano civil de 2022.

Os leões vão em busca de renovar o título de campeão de inverno, depois de, em 2021, terem derrotado o Sporting de Braga, no mesmo reduto, por 1-0, numa final que ficou resolvida graças a um 'solitário' golo assinado por Pedro Porro à beira do apito para o intervalo.

Já para as águias, este jogo assume especial importância, uma vez que um triunfo permitiria colocar, de uma vez por todas, ponto final num 'jejum' de troféus que dura já desde 2019, quando golearam... o Sporting, por 5-0, e levantaram a Supertaça Cândido de Oliveira.

Um embate que se adivinha 'escaldante', apesar de estar marcado por ausências de peso. Nos encarnados, jogadores como Nicolás Otamendi (ao serviço da seleção argentina), Rafa Silva (infetado com Covid-19) ou Haris Seferovic (lesionado).

Do outro lado, Rúben Amorim tem motivos para sorrir, uma vez que Pedro Porro e Daniel Bragança estão recuperados de lesão e podem defrontar o eterno rival. A única baixa é o capitão, Sebastián Coates, que foi chamado pela seleção uruguaia.

O Benfica-Sporting será ajuizado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e tem apito inicial agendado para as 19h45 (hora de Portugal Continental) deste domingo.

Treinadores em discurso direto

Nélson Veríssimo

Final especial: Um dérbi é sempre dérbi. Os jogadores sabem disso e alguns deles têm muitos jogos destes nas pernas. É sempre um jogo diferente e com emoções diferentes. O objetivo é sempre o mesmo. Temos de entrar de forma competitiva e conseguir ganhar o jogo. Temos consciência que não ganhamos um troféu há dois anos e meio. Sei o que isto representa para o clube e para os adeptos. O objetivo é vencer o troféu.

Derrotas com rivais diretos: Se calhar, o espírito positivo que temos. Não quero falar do passado. Temos de pensar no futuro. E o futuro começou naquele jogo no Dragão. Fizemos a análise ao Sporting. Sabemos como defender e atacar. Se conseguirmos aliar isso, acredito que o jogo vai correr bem.

Nova mudança de sistema tático: Acredito que as equipas têm de jogar em várias sistemas. Nós já jogámos em 442 e 433. Isso tem de ser pensado conforme as características dos jogadores. É nisso que acredito e trabalho. Temos que, acima de tudo, temos de trabalhar sobre as nossas ideias. Claro que não podemos esquecer o adversário. O foco tem de estar em nós.

Rúben Amorim

O que mudou desde o último dérbi: O jogo lá foi muito difícil. Matámos quando tínhamos de matar e não sofremos golos. Lembro-me do nosso segundo golo, em que o João Mário esteve em frente à baliza e o Adán defendeu a bola. Às vezes, é muito mais difícil do que parece. Os treinadores são diferentes, com ideias diferentes. O mais notório é o sistema. Jogavam com três defesas, o encaixe era igual à nossa forma de jogar. Acho que vão usar um 4x3x3, com dinâmicas diferentes e jogadores diferentes.

Mais fácil bater Nélson Veríssimo do que Jorge Jesus: É um treinador diferente, com ideias diferentes. Todos os jogos têm a sua história. Não vai ser mais fácil nem mais difícil. Depende se estivermos inspirados, se o Benfica estiver inspirado, do que acontecer nos primeiros lances... É um jogo totalmente diferente do jogo do campeonato. Decide um título e isso mexe com todos os jogadores.

Benfica pressionado por não vencer troféus desde 2019: O Benfica, de certeza, que não tem pressão do que nós. Não interessa o que já passou, o que já foi ganho ou se o Benfica não ganha há dois anos. A pressão está dos dois lados, e, para mim, está mais do nosso, porque temos de ganhar. É assim que quero que os jogadores pensem. Temos de ganhar. Prova foi que, em 50 e poucos jogos, sofremos duas derrotas e já mexeu um bocadinho com tudo à volta do clube. Temos obrigação de ganhar o jogo, amanhã, e vamos tentar trazer mais um título para Alvalade.

Últimos resultados

Benfica: D-V-E-V-E

Sporting: D-V-V-D-V

Últimos onzes

Benfica: Vlachodimos; Lázaro, Vertonghen, Morato, Grimaldo; Weigl, João Mário, Paulo Bernardo; Diogo Gonçalves, Everton e Yaremchuk.

Sporting: Adán; Ricardo Esgaio, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Nuno Santos; João Palhinha, Ugarte; Sarabia, Pedro Gonçalves e Bruno Tabata.

Ausências

Benfica: Lucas Veríssimo, Seferovic, Rodrigo Pinho (lesionados), Nicolás Otamendi, Darwin Núñez (na seleção) e Rafa Silva (Covid-19).

Sporting: Sebastián Coates (na seleção).

Leia Também: O onze provável do Sporting para a final da Taça da Liga ante o Benfica

Leia Também: O onze provável do Benfica para o dérbi com o Sporting em Leiria

Leia Também: 151 milhões depois, Benfica mira primeiro título... contra última vítima

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório