Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

"Incrível como um comprimido de 40 miligramas pode estragar-te a vida"

Guardião do Ajax recorda a forma como acabou castigado depois de ter acusado positivo num teste antidoping.

"Incrível como um comprimido de 40 miligramas pode estragar-te a vida"
Notícias ao Minuto

09:50 - 15/12/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Onana

André Onana era visto como um dos melhores guarda-redes do futebol europeu até ao dia em que acusou positivo num teste antidoping. Durante nove meses o guarda-redes camaronês do Ajax ficou afastado dos relvados, por castigo, e agora, que já voltou a jogar, explica o que se passou, garantindo ter sido um "erro humano". 

"Tínhamos empatado com a Atalanta (2-2) num jogo muito intenso. Chegámos de madrugada e quando acordei estava com dor de cabeça. Fui tomar um medicamento que me tinham receitado, mas a minha mulher, que tinha acabado de dar à luz, tinha um semelhante para a retenção de líquidos e eu tomei-o sem querer", começou por explicar Onana, em entrevista aos espanhóis da MARCA, prosseguindo.

"Nesse dia fui o primeiro a fazer o teste antidoping e a ir para casa. Um mês depois, estava nos Camarões, e disseram-me que acusei positivo. Disse ao médico: 'De certeza que isso está errado. Já fiz 23 testes na minha carrreira'. Depois a minha mulher disse-me: 'André são aqueles comprimidos que o médico me receitou'", recordou. 

Onana foi, num primeiro momento, condenado a cumprir um castigo de 12 meses, mas o mesmo acabaria por ser reduzido para nove. Ainda assim, o guardião não esconde algum sentimento de injustiça. 

"A UEFA reconheceu que foi um erro involuntário e que aquele comprimido não melhora o teu rendimento, mas no nosso trabalho não se aceitam estes erros. Tive mesmo de cumprir o castigo", lamentou, antes de sublinhar o lado psicológico de estar tanto tempo sem competir. 

"É incrível como um comprimido de 40 miligramas pode estragar-te a vida, a tua carreira e manchar a tua imagem... É muito duro. Eu só pensava: 'Como vou dizer aos meus pais que acusei positivo por dopoing quando nunca fumei ou bebi na vida?'. Fala-se em doping, mas o que eu tomei foi um comprimido para a retenção de líquidos. Cometi um erro humano. Vi tudo o que apareceu na imprensa. Percebes que no futebol não há o lado humano. Para muitos os jogadores são apenas máquinas e não temos o direito de falhar", lamentou o guarda-redes do Ajax. 

Recorde-se que Onana apenas contabiliza apenas um jogo na presente época no Ajax. O guardião de 25 anos foi titular frente ao Besiktas, mas agora terá de lutar pela titularidade que está nas mãos do companheiro de equipa Remko Pasveer. 

Leia Também: Barcelona quer recuperar Onana, mas concorrência 'assusta'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório