Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

"Continuo a sonhar que vou poder ser durante mais tempo útil ao FC Porto"

Presidente dos dragões mostrou-se emotivo na gala dos Dragões de Ouro.

"Continuo a sonhar que vou poder ser durante mais tempo útil ao FC Porto"
Notícias ao Minuto

00:18 - 30/11/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Pinto da Costa

Pinto da Costa discursou na gala dos Dragões de Ouro, na noite desta segunda-feira. O presidente dos dragões falou, com alguma emoção, sobre os prémios entregues e sobre o percurso na direção do clube até ao momento.

"É um momento para mim de grande dificuldade, de muita emoção, mas no qual não vou fazer nenhum discurso. Vou simplesmente deixar sair da minha alma e do meu coração o que sinto. Diz o poema 'O Infante' que Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce. Deus quis, contra as minhas ambições, que em 1982 me tornasse o 31.º presidente do FC Porto. Então o Homem que foi escolhido para tal sonhou. Sonhou que este clube havia de ser campeão em todas as modalidades, que havia de ir a uma final europeia, que havia de ter um centro de treinos, que havia de ter o melhor museu de troféus do mundo e que, quando deixasse o cargo, deixasse todos no clube unidos à volta do símbolo do FC Porto. Mas ao longo destes anos, foram tantos os que me impressionaram com o seu extraordinário trabalho que em 1985 decidimos criar um galardão que distinguisse os que melhor faziam o seu trabalho. Ano após ano, escolhemos os melhores, mas hoje, passados tantos anos, foi uma felicidade para mim ter podido entregar os 14 galardões a um leque de exceção", disse Pinto da Costa.

Em relação à revelação do ano, Pinto da Costa mostrou-se orgulhoso por entregar o prémio a Francisco Conceição, o seu 'sobrinho'. "Eu costumo dizer que ele é meu sobrinho porque o pai dele é como um irmão mais novo para mim. Não foi por ser filho do treinador que ganhou, porque o pai nem sabia. Foi porque merece. Com 17 anos apresentou uma desenvoltura em campo, foi o mais jovem jogador a atuar numa Liga dos Campeões. Tive um prazer enorme em entregar-te o prémio e ver como o celebraste com a tua família", confessou o presidente dos dragões.

Sobre Sérgio Oliveira, Pinto da Costa elogiou a época que o médio teve no ano passado, acreditando que terá orgulho ao recordar as exibições que fez. "Já cá está há tanto tempo, creio que veio para o FC Porto de berço. Fez uma época que justifica plenamente a atribuição deste galardão. Quando acabares a carreira e fizeres uma retrospetiva, vais perceber que o ano 2020/21 foi uma grande época. Nós também não nos vamos esquecer. Contribuíste para uma grande vitória", acrescentou o presidente dos portistas.

A fechar o discurso, Pinto da Costa mostrou-se emocionado, confessando a sua ambição de poder continuar a servir o FC Porto com sucesso. "Vou terminar parafraseando Fernando Pessoa como fiz no início: Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce. Eu penso que Deus quer que não esteja durante muito mais tempo a cumprir a missão para a qual me destinou, mas eu sonho, continuo a sonhar que ainda vou poder ser durante mais algum tempo útil ao FC Porto. E continuo a sonhar e tenho a certeza que Deus me permitirá mostrar no sítio certo que a orquestração de certa comunicação social, de calúnia e mentira para me afrontar a mim, ao FC Porto e aos meus amigos, estou certo que vou a tempo de mostrar aquilo que sempre fui, como os meus pais me ensinaram. A obra continuar a crescer sempre, comigo, com quem vier, porque o FC Porto é eterno".

Leia Também: Sérgio Oliveira é atleta do ano do FC Porto: "É incrível"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório