Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Liverpool-FC Porto: Fechar contas não é fácil, mas não será impossível

Dragões vão à luta em Anfield frente ao líder do Grupo B da Liga dos Campeões e podem fechar as contas do apuramento para os oitavos de final em caso de desaire do Atlético Madrid.

Liverpool-FC Porto: Fechar contas não é fácil, mas não será impossível
Notícias ao Minuto

08:08 - 24/11/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Fernandes

Desporto Antevisão

O FC Porto prepara-se para jogar três pontos importantes para as contas do Grupo B da Liga dos Campeões na noite desta quarta-feira, frente ao Liverpool, em Anfield. Os dragões são segundos colocados, atrás dos reds, e têm na mão a possibilidade de chegar à próxima fase da liga milionária já no final desta partida. Para isso, 'basta' uma vitória em Inglaterra e esperar que o Atlético Madrid caia frente ao AC Milan.

São contas complexas, até pouco prováveis de saírem a favor da equipa portuguesa. Do lado do Liverpool, esperam-se algumas ausências de peso, como Roberto Firmino e Joe Gomez, estando em dúvida James Milner, Naby Keita, Andrew Robertson e o português Diogo Jota. Ainda assim, Jurgen Klopp promete um Liverpool a lutar pela vitória, mesmo que não necessite dela para as contas do grupo. Os reds estão confortáveis na liderança do Grupo B, com 12 pontos em quatro jogos. Do lado do FC Porto, os três pontos interessam, e não é pouco. Com cinco pontos arrecadados até ao momento, os dragões poderão isolar-se na segunda posição do grupo e dar um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Se o Atlético Madrid empatar ou vencer na partida desta quarta-feira, a decisão será levada para o último jogo do grupo, precisamente frente ao FC Porto, Estádio do Dragão.

É certa a ausência do espanhol Iván Marcano, estando ainda em dúvida a presença do capitão Pepe. O defesa de 38 anos ficou fora do jogo da Taça de Portugal frente ao Feirense e não terá recuperado inteiramente da lesão durante os últimos dias. Sérgio Conceição confirmou que o luso-brasileiro vai viajar com o plantel, mas não cravou a sua entrada em campo. Será, se confirmada esta ausência, uma perda importante para um jogo no qual a linha defensiva dos dragões precisará de uma voz alta, de comando, isto porque o ataque do Liverpool não tem dado abébias na presente temporada. Em 18 jogos, a equipa inglesa leva 53 golos marcados. O próprio confronto direto entre as duas equipas diz muito sobre a dificuldade da tarefa da noite desta quarta-feira. Nos último cinco duelos, o Liverpool venceu quatro e empatou um, com 16 golos marcados e apenas dois sofridos.

Serão 90 minutos de luta do FC Porto, que não deitou a toalha ao chão quando empatou a zeros contra o Atlético Madrid nem quando foi goleado por 5-1 frente ao próprio Liverpool em casa na primeira volta do grupo. A noite desta quarta-feira poderá ser a consagração da mentalidade de vencedor que prevaleceu, podendo servir o momento na Liga dos Campeões para motivar uma prestação forte na I Liga, e vice-versa.

O Liverpool-FC Porto tem início marcado para as 20h00 desta quarta-feira.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Mudanças no Liverpool: "Não podemos controlar aquilo que podem ser as previsíveis mudanças do Klopp para o onze inicial. Temos é de olhar para os belos jogadores que eles têm. Já o disse, estamos a falar de uma das melhores equipas do mundo e importa, sim, olhar para o espírito coletivo deste conjunto".

Melhor FC Porto da era Conceição: "Acho que há períodos em que sentimos que a equipa está bem e confortável, apesar das adversidades que pode encontrar durante o jogo. Sinto a equipa mais capaz dentro dos sistemas táticos que adotamos, aliado à qualidade dos jogadores. Ao longo destes cinco anos a equipa já esteve, por outras vezes, neste patamar".

Pepe e Marcano: "O Marcano não vai viajar para Liverpool. O Pepe vai viajar, mas vamos tentar até à última hora recupera-lo. Falamos de um jogador que é extremamente importante dentro e fora do relvado".

Corrigir erros: "Esse jogo passou e já analisámos. Eu não quero falar da falta de agressividade desse jogo, em que não houve agressividade nem com, nem sem bola. Já falei que o Liverpool é uma das melhores equipas do Mundo, assim como o Bayern. No jogo contra o Liverpool não fomos uma equipa forte coletivamente, mas nós já analisámos isso e amanhã será uma partida diferente. Nós representamos um clube histórico e queremos ir a Inglaterra não só para fazer mais um jogo, mas o jogo que pode ser decisivo para a passagem aos ‘oitavos’".

Jurgen Klopp

FC Porto motivado: "Sabemos que o nosso oponente vai estar motivado ao mais alto nível por duas razões principais. Uma, nós ganhámos lá de uma forma que eles com certeza não gostaram. Outra, se eles ganharem, têm o último jogo do grupo contra o Atlético de Madrid, então é o que eles querem".

Exigência máxima: "Vai ser um jogo difícil para nós e espero que toda a gente em Anfield esteja no seu melhor, porque é um jogo de Liga dos Campeões e nunca tomas as coisas como garantidas. Espero que ninguém faça isso, todos juntos temos de estar prontos para a luta e estou confiante que conseguiremos isso".

Últimos resultados

FC Porto: D-V-E-V-V

Liverpool: V-E-V- D-V

Últimos onzes

FC Porto: Marchesin; Manafá, Mbemba, Fábio Cardoso, Zaidu; Otávio, Vitinha, Mateus Uribe, Francisco Conceição; Taremi e Evanilson.

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Joel Matip, Virgil van Dijk, Tsimikas; Fabinho, Oxlade-Chamberlain, Thiago Alcântara; Sadio Mané, Mohamed Salah, Diogo Jota.

Ausências

FC Porto: Marcano.

Liverpool: Curtis Jones, Joe Gomez, Roberto Firmino, Harvey Elliott.

Leia Também: Conceição comenta buscas à SAD: "Confio plenamente no presidente"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório