O Sporting tornou-se, ao início da noite desta quinta-feira, na primeira equipa a carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao receber e bater o Varzim, no estádio de Alvalade, por 2-1
O primeiro golo da noite teve lugar aos 68 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves. Os poveiros ainda repuseram a igualdade, graças a um penálti convertido por Heliardo, mas, à beira do final, Pote voltou a marcar, também da marca dos 11 metros, e selou o triunfo.
Domínio leonino, ‘veneno’ poveiro
Rúben Amorim avisou, na véspera, que, se o Sporting “deixasse andar”, poderia “perder e ser eliminado”. A equipa absorveu a mensagem e entrou em campo ‘endiabrada’, encostando o Varzim ‘às cordas’.
Nuno Santos protagonizou uma bela dupla com Matheus Reis na ala esquerda, ao passo que, na outra ala, Gonçalo Esteve também foi fazendo das duas. O domínio verde e branco era claro, mas as oportunidades tardavam em surgir.
De tal maneira que a primeira de todas pertenceu aos poveiros. Aos 20 minutos, Zé Tiago apareceu completamente isolado no meio-campo adversário, mas não soube aproveitar e a bola foi parar às mãos de João Virgínia.
Os homens da casa responderam com ‘mísseis’ de longe, mas Bruno Tabata e Daniel Bragança viram Isma manter o nulo com grandes defesas. Na resposta, surgiu o maior ‘susto’ do primeiro tempo, quando Heliardo colocou a bola na baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.
Antes do intervalo, ainda houve tempo para Jovane Cabral acertar em cheio na barra, na marcação de um pontapé-livre, e para João Virgínia surgir, uma vez mais, em ação, para, em cima do apito, desviar um remate perigoso de Tavinho.
‘Pesos pesados’ fizeram a diferença
Se a primeira parte foi ‘frenética’, a segunda trouxe um jogo mais ‘morno’, ainda que os leões tivessem, uma vez mais, entrado bem melhor. Aliás, aos 50 minutos, o marcador só não mexeu, uma vez mais, graças a Isma, que defendeu um ‘tiro’ de Matheus Reis.
Foi então que Rúben Amorim disse ‘basta’ e lançou os ‘pesos pesados’ Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves em campo. Uma alteração que teve efeito quase imediato, com o primeiro a ‘furar’ pelo lado esquerdo e a assistir para o golo do segundo, aos 68 minutos.
Mesmo em desvantagem, em pleno estádio de Alvalade, o Varzim recusou ‘deitar a toalha ao chão’ e, apenas 11 minutos, repôs a igualdade. Nuno Santos cometeu grande penalidade sobre Murilo, e, da marca dos 11 metros, Heliardo não perdoou.
Os poveiros começaram a acreditar que era possível dar a volta, mas foram mesmo os leões a garantir a vitória… também na marcação de um penálti, desta vez conquistado por Pedro Porro (também ele saído do banco) e convertido por Pote.
Já nos descontos, Murilo viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, acabando, de uma vez por todas, com as esperanças do Varzim. O Sporting tem, assim, lugar garantido nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Momento do jogo: A partida parecia ‘condenada’ à decisão por prolongamento, mas, a apenas quatro minutos dos 90, Pedro Porro conquistou uma grande penalidade, Pedro Gonçalves marcou e os adeptos do Sporting suspiraram de alívio.
Onzes
Sporting: João Virgínia; Gonçalo Esteves, Feddal, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Nuno Santos; Daniel Bragança, Matheus Nunes; Bruno Tabata, Jovane Cabral e Paulinho.
Varzim: Isma; Zé Carlos, André Micael, Cássio, João Reis; Rafael Assis, André Leão, Nuno Valente; Tavinho, Zé Tiago e Heliardo.
Antevisão
Encerrada a pausa para compromissos internacionais, o futebol nacional está, finalmente, de volta, e logo com um embate entre Sporting e Varzim, que marca o arranque da quarta eliminatória da Taça de Portugal.
Os leões vêm 'embalados' por uma série de oito vitórias consecutivas. Esta noite, procurarão chegar à nona, ao mesmo tempo que Rúben Amorim promove algumas alterações, 'protegendo' algumas peças nucleares para o decisivo jogo com o Borussia Dortmund.
O conjunto orientado por António Barbosa, por sua vez, atravessam um momento bem mais delicado, uma vez que já não vencem, precisamente, desde que eliminaram o Marítimo da Taça de Portugal. Desde então, somaram três derrotas e um empate.
O Sporting-Varzim será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting-Varzim: Reencontro de boas memórias para Ricardo Esgaio