Sporting sofre, mas passa em Alvalade e está nos 'oitavos' da Taça

Rúben Amorim poupou, mas só quando lançou em campo os ‘pesos pesados’ é que conseguiu desbloquear um triunfo ‘suado’ sobre o Varzim.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
18/11/2021 22:09 ‧ 18/11/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O Sporting tornou-se, ao início da noite desta quinta-feira, na primeira equipa a carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Taça de Portugal, ao receber e bater o Varzim, no estádio de Alvalade, por 2-1

O primeiro golo da noite teve lugar aos 68 minutos, por intermédio de Pedro Gonçalves. Os poveiros ainda repuseram a igualdade, graças a um penálti convertido por Heliardo, mas, à beira do final, Pote voltou a marcar, também da marca dos 11 metros, e selou o triunfo.

Domínio leonino, ‘veneno’ poveiro

Rúben Amorim avisou, na véspera, que, se o Sporting “deixasse andar”, poderia “perder e ser eliminado”. A equipa absorveu a mensagem e entrou em campo ‘endiabrada’, encostando o Varzim ‘às cordas’.

Nuno Santos protagonizou uma bela dupla com Matheus Reis na ala esquerda, ao passo que, na outra ala, Gonçalo Esteve também foi fazendo das duas. O domínio verde e branco era claro, mas as oportunidades tardavam em surgir.

De tal maneira que a primeira de todas pertenceu aos poveiros. Aos 20 minutos, Zé Tiago apareceu completamente isolado no meio-campo adversário, mas não soube aproveitar e a bola foi parar às mãos de João Virgínia.

Os homens da casa responderam com ‘mísseis’ de longe, mas Bruno Tabata e Daniel Bragança viram Isma manter o nulo com grandes defesas. Na resposta, surgiu o maior ‘susto’ do primeiro tempo, quando Heliardo colocou a bola na baliza, mas o lance foi invalidado por fora de jogo.

Antes do intervalo, ainda houve tempo para Jovane Cabral acertar em cheio na barra, na marcação de um pontapé-livre, e para João Virgínia surgir, uma vez mais, em ação, para, em cima do apito, desviar um remate perigoso de Tavinho.

‘Pesos pesados’ fizeram a diferença

Se a primeira parte foi ‘frenética’, a segunda trouxe um jogo mais ‘morno’, ainda que os leões tivessem, uma vez mais, entrado bem melhor. Aliás, aos 50 minutos, o marcador só não mexeu, uma vez mais, graças a Isma, que defendeu um ‘tiro’ de Matheus Reis.

Foi então que Rúben Amorim disse ‘basta’ e lançou os ‘pesos pesados’ Pablo Sarabia e Pedro Gonçalves em campo. Uma alteração que teve efeito quase imediato, com o primeiro a ‘furar’ pelo lado esquerdo e a assistir para o golo do segundo, aos 68 minutos.

Mesmo em desvantagem, em pleno estádio de Alvalade, o Varzim recusou ‘deitar a toalha ao chão’ e, apenas 11 minutos, repôs a igualdade. Nuno Santos cometeu grande penalidade sobre Murilo, e, da marca dos 11 metros, Heliardo não perdoou.

Os poveiros começaram a acreditar que era possível dar a volta, mas foram mesmo os leões a garantir a vitória… também na marcação de um penálti, desta vez conquistado por Pedro Porro (também ele saído do banco) e convertido por Pote.

Já nos descontos, Murilo viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, acabando, de uma vez por todas, com as esperanças do Varzim. O Sporting tem, assim, lugar garantido nos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Momento do jogo: A partida parecia ‘condenada’ à decisão por prolongamento, mas, a apenas quatro minutos dos 90, Pedro Porro conquistou uma grande penalidade, Pedro Gonçalves marcou e os adeptos do Sporting suspiraram de alívio.

Onzes

Sporting: João Virgínia; Gonçalo Esteves, Feddal, Matheus Reis, Ricardo Esgaio, Nuno Santos; Daniel Bragança, Matheus Nunes; Bruno Tabata, Jovane Cabral e Paulinho.

Varzim: Isma; Zé Carlos, André Micael, Cássio, João Reis; Rafael Assis, André Leão, Nuno Valente; Tavinho, Zé Tiago e Heliardo.

Antevisão

Encerrada a pausa para compromissos internacionais, o futebol nacional está, finalmente, de volta, e logo com um embate entre Sporting e Varzim, que marca o arranque da quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Os leões vêm 'embalados' por uma série de oito vitórias consecutivas. Esta noite, procurarão chegar à nona, ao mesmo tempo que Rúben Amorim promove algumas alterações, 'protegendo' algumas peças nucleares para o decisivo jogo com o Borussia Dortmund.

O conjunto orientado por António Barbosa, por sua vez, atravessam um momento bem mais delicado, uma vez que já não vencem, precisamente, desde que eliminaram o Marítimo da Taça de Portugal. Desde então, somaram três derrotas e um empate.

O Sporting-Varzim será ajuizado por André Narciso, árbitro da Associação de Futebol de Setúbal, e pode acompanhá-lo em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting-Varzim: Reencontro de boas memórias para Ricardo Esgaio

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Nuno Lobo

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Famalicão3344
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas