Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Irlanda-Portugal: Em busca da vitória para (quase) arrumar o apuramento

Seleção nacional terá pela frente a Irlanda, terceira classificada no Grupo A. Bernardo Silva fica fora em jogo importante para as contas do apuramento para o Munidal'2022.

Irlanda-Portugal: Em busca da vitória para (quase) arrumar o apuramento
Notícias ao Minuto

07:57 - 11/11/21 por Tiago Antunes c/ Carlos Pereira Fernandes

Desporto Mundial 2022

Portugal começa nesta quinta-feira a reta final rumo ao Mundial'2022. A equipa das quinas tem agendado um encontro de qualificação para a competição de seleções frente à Irlanda, no Aviva Stadium, em Leinster. 

As contas do Grupo A não estão fechadas, antes pelo contrário. Apenas Portugal e Sérvia têm chances de se qualificarem para a competição marcada para o Qatar, faltando decidir quem será o primeiro classificado do grupo entre as duas seleções em causa.

Se Portugal terminar na segunda posição do Grupo A, será forçado a jogar um playoff. Por isso mesmo, à seleção nacional interessa por completo a vitória neste primeiro de dois jogos, para que o apuramento se simplifique. É que, em caso de vitória frente aos irlandeses, Portugal fica a apenas um ponto do Mundial'2022, ponto esse que terá de conquistar frente à Sérvia. 

Mesmo antes de a bola rolar, Fernando Santos já teve dores de cabeça. Anthony Lopes, Rafa Silva e João Mário abandonaram o grupo de trabalho, entrando por as vagas José Sá e Gonçalo Guedes. Apesar de mantido no grupo de trabalho, Bernardo Silva é baixa confirmada para este primeiro encontro, por conta de queixas físicas.

O Irlanda-Portugal está marcado para as 19h45 desta quinta-feira.

Treinadores em discurso direto

Stephen Kenny

Expetativas: "Será um grande jogo de futebol, contra uma equipa muito boa. Basta ver a quantidade de opções que têm. Por exemplo, joga o Bruno Fernandes, mas depois têm o Renato Sanches ou o João Félix para entrar. Não lhes faltam opções".

Seleção portuguesa: "Têm jogadores excecionais, não é possível prever nada do que possa acontecer contra eles, porque têm muita qualidade em todas as posições. Vamos ter de nos superar, para atingirmos o nível que queremos apresentar, e ser inteligentes".

Apoio dos adeptos: "É um privilégio termos a casa cheia neste jogo. É muito bom para os jogadores sentirem esse ambiente novamente, e queremos ter um desempenho de acordo com isso. Temos de fazer por merecer tudo o que alcançarmos neste jogo, porque vamos defrontar uma grande equipa e ninguém nos dará nada".

Fernando Santos

Último jogo frente à Irlanda e lição retirada: "Acho que o importante a retirar desse jogo é aquilo que aconteceu no período que veio a seguir à bola do Diogo Jota ao poste até ao fim da primeira parte, em que perdemos o equilíbrio do jogo. Entrámos num jogo que agrada mais à equipa da Irlanda, um jogo mais partida e repartido, com muito ataque e contra-ataque, e isso não ajudou nada a nossa equipa. Pelo contrário, permitiu que a equipa da Irlanda conseguisse criar algum perigo, acabou até por fazer o golo num desses lances de contra-ataque. Depois na segunda parte a equipa reagiu bem, chegou ao golo, mas aí já esteve bem, já não permitiu à Irlanda essa capacidade de nos criar tantos problemas, e é essa a lição que temos de tirar. Temos de ser uma equipa a jogar de acordo com as suas características e as dos jogadores, uma equipa que joga sempre para vencer, e é isso que se vai fazer na Irlanda, sabendo que tem de ter os equilíbrios certos. A equipa melhorou muito nesses padrões, foi sempre uma equipa que mandou no jogo. Para mandar no jogo, tens de ter bola e para teres bola, não só tens de a circular bem, encontrar os movimentos certos com objetividade para alcançares o golo, mas tens de ter equilíbrio para quando a perdes poderes recuperá-la ou eliminares a possibilidade de contra-ataque do adversário. Essa é a lição fundamental e é isso que espero que se consiga fazer no jogo com a Irlanda".

Soluções para as laterais e João Cancelo: "Estão aqui três laterais que consideramos que jogam à direita, mas qualquer um deles joga à esquerda. O Diogo Dalot já jogou muitas vezes à esquerda, até na seleção nacional jogou à direita e à esquerda, o Nélson Semedo na equipa dele também joga à direita e à esquerda, o João Cancelo também. Portanto, tomaremos as opções que entendermos que são as melhores para a equipa para este jogo. Em relação ao Cancelo, obviamente que acho que o Cancelo é, seguramente, atualmente o melhor lateral do mundo".

Bernardo Silva de fora: "Ele chegou muito cansado, muito queixoso, tem muitos jogos em cima, e não podia ir a treino. Mas está a recuperar bem e acreditamos que estará em condições de jogar aqui frente à Sérvia. Por isso ele nem vai viajar connosco, porque não faz sentido se não está a 100%. Lá não terá as melhores condições para continuar o tratamento que está a fazer, e por isso optámos por isso, para que recupere e na sexta integre os treinos".

Últimos resultados

Irlanda: V-V-E-E-D

Portugal: V-V-V-V-V

Últimos onzes

Irlanda: Caoimhin Kelleher; Matt Doherty, Andrew Omobamidele, Shane Duffy, John Egan, Enda Stevens; Jeff Hendricks, Conor Hourihane; Chiedozie Ogbene, Jamie McGrath, Callum Robinson.

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Nuno Mendes; João Palhinha, João Moutinho, Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, André Silva.

Ausências

Irlanda: /

Portugal: Bernardo Silva (lesionado) e Nuno Mendes (castigo).

Leia Também: Fernando Santos dispensa três jogadores e chama José Sá e Gonçalo Guedes

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório