Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

FC Porto vinga-se em São Miguel e abre 'domingo gordo' com vitória

Dragões responderam à derrota diante do Santa Clara, para a Taça da Liga, com um triunfo, na I Liga, e colocaram pressão sobre os mais diretos rivais na luta pelo título.

FC Porto vinga-se em São Miguel e abre 'domingo gordo' com vitória
Notícias ao Minuto

18:53 - 07/11/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Quase duas semanas após a derrota com o Santa Clara, que ditou o afastamento precoce da Taça da Liga, o FC Porto regressou, este domingo, a São Miguel, mas, desta feita, não facilitou, e venceu, por 3-0, para a I Liga.

Sérgio Oliveira e Luis Díaz (bis) marcaram os golos da vitória azul e branca, que coloca pressão máxima sobre os mais diretos rivais na luta pelo título, o Sporting e o Benfica, que vão a jogo ainda hoje.

Sérgio Oliveira quebrou o marasmo

O jogo frenético da Taça da Liga ainda estava bem fresco na memória de todos, mas, se alguém esperava uma primeira parte animada, terá ficado desiludido com aquilo que viu do embate entre Santa Clara e FC Porto.

Os dragões mostraram-se demasiado previsíveis, apostando, ora no jogo mais direto, ora na constante procura pela criatividade de Luis Díaz, que, no entanto, se viu sempre rodeado de defesas adversários sempre que pegou na bola.

Os insulares, por seu lado, fizeram uso de um bloco muito baixo, colocando diversos jogadores dentro da própria grande área. Com bola, o objetivo passou por fazer a bola chegar ao ataque o mais rapidamente possível, com poucos toques, mas pecando na definição.

O domínio esteve, salvo raras exceções, nas mãos dos azuis e brancos, que tiveram, ainda assim, sempre dificuldades em criar lances de perigo, com exceção de um remate forte de Otávio que saiu por cima da barra e de alguns cabeceamentos inofensivos de Evanilson e Marko Grujic.

Foi então que, à beira do apito para o intervalo, surgiu um pontapé no marasmo. Sérgio Oliveira recebeu a bola à entrada da grande área, rodou e, atirou colocado para o fundo das redes à guarda de Ricardo Fernandes, quebrando, assim, o nulo.

Após o aperto, o alívio

A segunda parte começou, exatamente, da mesma maneira como acabou a primeira. Isto é, com o FC Porto a marcar, graças a um cabeceamento certeiro de Luis Díaz, que deu o melhor seguimento a um belo cruzamento de Otávio.

Se, para os insulares, ‘sonhar’ com uma ‘remontada’ já era complicado, tornou-se, praticamente, impossível a partir dos 63 minutos, quando Allano viu o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho, devido a uma ‘pisadela’ a Marko Grujic.

Os dragões aproveitaram a vantagem numérica para dilatara a vantagem… no marcador. Luis Díaz, que continua, absolutamente, ‘endiabrado’, deixou para trás Ricardo Fernandes e só teve de empurrar para o segundo da tarde.

Com este triunfo, o FC Porto passou a somar 29 pontos e isolou-se, provisoriamente, na liderança da I Liga, com três pontos de vantagem sobre o Sporting, que ainda vai visitar o Paços de Ferreira, e de quatro sobre o Benfica, que vai receber o Sporting de Braga.

Quanto ao Santa Clara, que já não sabe o que é vencer desde a quarta jornada (quando bateu o Gil Vicente, por 1-0, a 29 de agosto), permanece com seis pontos, o que o deixa na 18.ª e última posição da tabela.

Momento do jogo: O FC Porto teve de batalhar (muito) pelo primeiro golo, perante um Santa Clara que vendeu cara a derrota. No entanto, o segundo, da autoria de Luis Díaz, logo a abrir o segundo tempo, ‘matou’ qualquer tipo de reação insular.

Acompanhamento

90' - Rui Costa faz soar o apito final. O FC Porto bate o Santa Clara, por 3-0, graças ao bis de Luis Díaz e ao golo de Sérgio Oliveira.

78' - Sérgio Conceição promove as primeiras alterações. Saem Marko Grujic e Otávio, entram Vitinha e Francisco Conceição.

77' - GOOOOOOOLOOOOO do FC Porto! É de Luis Díaz (quem mais?). O colombiano ultrapassou Ricardo Fernandes e só teve de empurrar a bola para a baliza. Está feito o 3-0.

72' - Três alterações de uma assentada no Santa Clara. Saem Lincoln, Rui Costa e Pierre Sagna entram Rafael Ramos, Luiz Phellype e Júlio Romão.

63' - Expulsão no Santa Clara! Allano vê o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho devido a uma 'pisadela' sobre Marko Grujic.

62' - Nuno Campos mexe pela primeira vez. Sai Ricardinho, entra Jean Patric.

60' - Rui Costa volta a 'sacar' do cartão amarelo. Agora é para Mansur, por falta sobre Evanilson.

49' - Mais um golo do FC Porto... mas desta vez não contou! Lançado por Mehdi Taremi, Zaidu Sanusi colocou a bola na baliza, mas estava em posição irregular, pelo que o lance foi imediatamente anulado.

Foi assim que os dragões dilataram a vantagem

46' - GOOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Assistido por Otávio, Luis Díaz cabeceia para o fundo das redes à guarda de Ricardo Fernandes.

45' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Santa Clara-FC Porto.

45' - Termina a primeira parte. O golo de Sérgio Oliveira vai fazendo a diferença até ao momento.

Não perca as imagens do golo do FC Porto

42' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Sérgio Oliveira pegou na bola à entrada da grande área e rematou cruzado para o fundo das redes.

40' - Eis o primeiro cartão amarelo da tarde. É para Allano, por protestos.

0' - Rui Costa faz soar o apito inicial. Já se joga o Santa Clara-FC Porto.

Onzes

Santa Clara: Ricardo Fernandes; Pierre Sagna, João Afonso, Tassano, Mansur; Morita, Rui Costa, Nené; Allano, Ricardinho e Lincoln.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Mbemba, Zaidu; Grujic, Sérgio Oliveira, Otávio, Luis Díaz; Taremi e Evanilson.

Antevisão

O futebol português vive, este domingo, uma dia recheado de emoções, no qual os três 'grandes' vão a jogo no espaço de poucas horas. O FC Porto é o primeiro a entrar em ação, com a deslocação aos Açores, onde terá pela frente o Santa Clara.

Os homens de Sérgio Conceição não têm memórias simpáticas de São Miguel, uma vez que, aquando da última visita (no passado dia 26 de outubro), saíram derrotados, por 1-3, o que resultou na eliminação precoce da Taça da Liga.

Um resultado que irão procurar corrigir, até porque sabem que um eventual triunfo os colocará, provisoriamente, na liderança isolada da I Liga, pressionando o Sporting, que tem embate agendado com o Paços de Ferreira, e o Benfica, que recebe o Sporting de Braga.

No entanto, do outro lado, o conjunto orientado por Nuno Campos promete não facilitar a tarefa, desde logo pelo facto de estarem 'sedentos' de pontos. Desde o arranque da temporada, somaram apenas seis, o que os deixa na 18.ª e última posição da tabela.

O Santa Clara-FC Porto, a contar para a 11.ª jornada do campeonato nacional, será ajuizado por Rui Costa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto com forte apoio dos adeptos na chegada aos Açores

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório