Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"O Portimonense vai defender muito melhor do que o Barcelona"

Jorge Jesus avisa que os algarvios vão "dificultar ao máximo a conquista dos três pontos"

"O Portimonense vai defender muito melhor do que o Barcelona"
Notícias ao Minuto

14:30 - 02/10/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Jorge Jesus

Jorge Jesus garantiu, este sábado, em conferência de imprensa, que o Benfica não irá entrar em campo diante do Portimonense 'deslumbrado' pelo categórico triunfo sobre o Barcelona, por 3-0. O treinador dos encarnados teceu, ainda, rasgados elogios aos desempenhos de João Mário e Julian Weigl

Lesão de Valentino Lázaro: Também temos o problema de Seferovic, que continua a recuperar de lesão. Todos os outros estão em condições de jogar. Ao nível da estratégia, não muda nada. Se há setor onde o Benfica tem muita qualidade é nos laterais. Não vai mudar nada. Sai o Lázaro e entra outro para a posição dele.

Paragem para seleções: No futebol, não é aquilo que gostávamos e queríamos. Estamos dependentes de uma calendarização, onde estão incluídas as seleções. Tens as datas FIFA para parar, e todos os treinadores gostavam de dar continuidade aos jogos. Os jogadores, quando chegam, vêm todos fora da ideia do Benfica e do treinador do Benfica. Temos de nos adaptar a isso.

Preparação do jogo: Queiramos ou não, teoricamente, é mais fácil, porque não tens de introduzir tanta matéria nos jogadores. É como quando andavas na escola, e, com tanta matéria que a professora dava na cabeça, ficavas bloqueado. Às vezes, aos jogadores acontece a mesma coisa. Não foi preciso dar tanta matéria que consideramos essencial porque não tivemos tempo e porque, em termos ofensivos, a qualidade dos jogadores do Portimonense não é igual à do Barcelona. Mas também direi que a equipa do Portimonense vai defender muito melhor do que a do Barcelona defendeu.

Mudança de chip: Não é só uma mudança psicológica, é uma mudança física também. Nos jogos de Champions, a tua intensidade de jogo e o desgaste é muito maior do que numa competição nacional. Os jogadores mudam o chip, a capacidade física e a capacidade de pensar o jogo mais rápido é que não está lá, o que dá a sensação de que o jogo não está tão intenso. Não tem a ver com o chip, é pelo desgaste emocional, que todos os jogos de maior impacto têm nos jogadores, nos treinadores e até nos adeptos. Não é igual.

Weigl continua a crescer: A valorização da equipa coletivamente faz com que os jogadores, individualmente, se destaquem. É um dado em todas as equipas. Dentro do momento que o Benfica atravessa, com a qualidade a que têm assistido, o Julian tem crescido com a equipa. Conhece melhor as ideias da equipa. Todos os jogadores que trabalham comigo há um ano e poucos meses conhecem melhor as ideias da equipa, a estratégia, as jogadas estudadas... É um jogador com uma resistência física muito grande. Ainda contra o Barcelona correu 12 km e pouco, que é de jogador de muita capacidade naquela posição. Está muito confiante e, quando a cabeça deles está boa, até correm mais do que aquilo que pensam. É o que está a acontecer com o Julian.

Influência de João Mário no Benfica: É um jogador que toda a gente conhece, assim como o seu passado, não só no rival, o Sporting, mas também fora. Foi um jogador que custou 45 milhões ao Inter de Milão, pelo que tem de ter qualidade. É um jogador que está habituado a ser campeão, como foi no nosso rival, que teve a influência que teve no nosso rival. Conheço-o muito bem, porque já trabalhou comigo. Achámos que seria o jogador ideal para cumprir com aquela e outras funções no sistema tático da equipa. Entrou como uma luva no Benfica. Adaptou-se bem. É um jogador, para além da qualidade que tem, com uma cultura dentro do normal para uma pessoa bem estruturada mentalmente. As coisas têm sido fáceis para ele.

Benfica vai a eleições: O meu foco é o jogo. Sou treinador e vivo de resultados. Ainda hoje disse aos jogadores que todos os dias têm de mostrar qualidade e resultados. O que fez, no futebol, não conta. É assim que sempre vivi e é isso que me importa, aproveitar esta onda de vitórias para continuar a ganhar. Amanhã, queremos a oitava vitória no campeonato. O resto não me interessa para nada.

Rúben Amorim diz que não vê jogos do Benfica: Estou é focado no colega com o qual tenho jogo amanhã, que é o Paulo Sérgio, um excelente treinador que está a fazer um excelente trabalho. Isso, para mim, é o mais importante. Não nos desviamos do nosso jogo, o próximo é sempre o mais importante. Não nos vamos focar em coisas que não interessam. O mais importante é o Portimonense, amanhã.

Renovação do contrato com o Benfica: O mais importante no meio disto tudo é o dia a dia. Hoje, os treinadores vivem de resultados. O Benfica está a atravessar uma fase boa, mas isto começou agora, não sei como vai acabar. Sei como gostava que a época acabasse para o Benfica... Não é tema.

Estádio da Luz novamente cheio: É um incentivo e uma ajuda, porque os adeptos do Benfica ajudam-nos a entrar no jogo e a que a equipa tenha muita confiança. Não sei quantas pessoas estarão no estádio, mas pelo menos 50 mil sim. É um dado muito bom para que as coisas se tornem mais fáceis.

Que jogo espera: É um jogo completamente diferente. A partir do momento em que acabou o jogo da Champions, estamos focados no Portimonense. É normal que se comece a fazer comparações, mas para nós é sempre jogar para ganhar. A vitória de amanhã é tão importante como a de quarta-feira. Vamos defrontar um adversário que tem tantos golos sofridos quanto nós. É uma das equipas com menos golos sofridos na I Liga e isso é um sinal de que defende bem, que nos vai criar muitos problemas na qualidade de organização defensiva. É nisso que estamos focados. Vamos encontrar um adversário com muitas marcações diretas, à procura da bola parada, onde é forte. Vamos ter uma equipa competitiva que nos vai dificultar ao máximo a conquista dos três pontos.

Antevisão

Após conquistar a primeira vitória portuguesa na nova edição da Liga dos Campeões, diante do Barcelona, por 3-0, o Benfica regressa, este domingo, à ação na I Liga, diante do Portimonense.

Antes disso, esta sexta-feira, Jorge Jesus irá passar pela sala de imprensa do complexo do Seixal, onde irá realizar a antevisão ao encontro da oitava ronda da competição.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 14h00 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador dos encarnados.

Leia Também: 'Novo João Mário' já faz esquecer o 'antigo' e supera até... o sucessor

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório