O ponta de lança brasileiro dos poveiros marcou aos oito e 45+4 minutos, de grande penalidade, tendo Luís Silva, aos 54, ampliado a vantagem, a que o Estrela da Amadora ainda reagiu, com um golo de Paulinho, aos 68.
Com este triunfo inaugural, o Varzim deixou os lugares de descida, e ascendeu ao 14.º posto, com seis pontos, enquanto o conjunto da Amadora desceu para o 15.º lugar, com menos um.
Os nortenhos, necessitados de vencer, entraram mais fortes no desafio e viram a ambição ser premiada com uma madrugadora vantagem, obtida por Heliardo, na sequência de um canto, logo aos oito minutos.
O tento galvanizou os poveiros, que, aproveitando alguma passividade inicial dos visitantes, ameaçaram, logo a seguir, o segundo golo, em iniciativas de Murilo e, novamente, de Heliardo.
No outro lado, o Estrela da Amadora só depois de meia hora se conseguiu acercar com algum perigo da baliza contrária, através de um livre de Diogo Pinto e num remate de Paulinho.
Mas, já em período de compensação do primeiro tempo, Edu Duarte rasteirou o varzinista Tavinho na área, numa falta para grande penalidade, que Helidardo, na cobrança, não desperdiçou, assinando o 'bis' e o 2-0 com que se chegou ao intervalo.
O tempo de descanso acabou por fazer melhor à formação da Amadora, que reentrou no jogo a pressionar mais e a dispor cedo de uma boa chance para reduzir, num remate de Miguel Rosa, que o guardião poveiro Tiago Pereira susteve.
Com o maior embalo ofensivo do adversário, o Varzim ganhou espaço para lançar os seus contra-ataques, e, aos 54 minutos, numa dessas investidas, chegou ao 3-0, por Luís Silva, numa recarga a um remate inicial de Heliardo.
Apesar da desvantagem vincada, o Estrela não atirou 'a toalha ao chão', e foi em busca da recuperação, reduzindo aos 68 minutos, num bom cabeceamento de Paulinho, e causando mais alguns calafrios aos poveiros, nomeadamente, num lance em que o central Luís Pedro tirou em cima da linha golo um cabeceamento de Madson, fazendo prevalecer o 3-1 final.