Powered bySolverde
Disclaimer

Lufinha fez primeiro teste oceânico com travessia do Atlântico em mente

O 'kitesurfer' português Francisco Lufinha, que se propõe atravessar o oceano Atlântico, chegou hoje à Madeira, proveniente de Cascais, no primeiro teste oceânico, que durou quatro dias, sem barco de apoio.

Lufinha faz primeiro teste oceânico até à Madeira com travessia do Atlântico em mente

© Lusa

Lusa
20/09/2021 22:10 ‧ 20/09/2021 por Lusa

Desporto

Kitesurf

"Já conseguimos efetuar um treino com sucesso para o Algarve e agora para a Madeira, apesar de ter demorado o dobro do tempo do que era esperado. Neste teste aprendemos muito. Foi o primeiro teste oceânico, o de maior distância, longe da costa, sem ver terra, sozinho, sem barco de apoio", explicou Lufinha, em declarações à Lusa.

A EDP Atlantic Mission, consiste em tentar ir de Portugal continental às Caraíbas, saindo de Lisboa, num percurso de 6.700 quilómetros "sem paragens".

Para o primeiro ensaio de longa distância, rumo à 'Pérola do Atlântico', saiu de Cascais na quinta-feira, pelas 17:00, logo no arranque "rebentou um dos 'kites', explodiu com a força e depois partiu uma linha", explicou, referindo serem necessárias quatro linhas para segurar o 'kite'.

As adversidades iniciais foram ultrapassadas e a chegada à Quinta do Lorde, na freguesia do Caniçal, localizada no extremo oriente da ilha da Madeira, aconteceu na segunda-feira, ao 12:30, dois dias depois do inicialmente previsto.

"Queria demorar dois dias, mas acabei por fazer em quatro. Foram muitas peripécias, muitos percalços com o 'kite' que caía, por vezes por erro meu, devido ao cansaço e o sono", afirmou o engenheiro de gestão industrial, de 38 anos.

Cada vez que o 'kite' caía na água, por vezes era recuperado em 20 minutos, explicou Francisco Lufinha, mas "em outras vezes as linhas enrolavam-se e ficava três horas a tentar desenrolar".

Com esta viagem, o 'kitesurfer' percebeu que "não podia fazer contas à velocidade do barco", o que implica carregar o barco com mais previsões do que as suficientes para os dias previstos de viagem.

Ainda há a hipótese de o barco utilizado para atravessar o Atlântico não ser o mesmo, tendo em conta que o que está a ser utilizado "entra muita água quando anda rápido, porque é muito baixo" e falta espaço a bordo.

"O barco utilizado é um trimaran, tem três cascos -- um no meio, onde tem a cabine, construído por nós, onde tem dois computadores, e um de cada lado -- e é tudo ligado por redes como se fosse um trampolim, onde vai guardada a comida e equipamentos suplentes", contou o atleta, que detém desde 2015 o recorde mundial da maior viagem de 'kitesurf' sem paragens.

"Quando estou a bordo a alimentação tem de ser a mais leve possível, para conseguir levar uma quantidade que dá para dias ou semanas. Levo pacotes de comida desidratada, aos quais junto água no momento de cozinhar ou posso comê-las frias, como fiz para ir para a Madeira, recorrendo apenas às receitas mais quentes ao jantar para aquecer", frisou.

Quanto à travessia pelo Atlântico, assume que "adorava cumprir em três semanas", mas deu o exemplo do último teste.

"Adorava cumpri-la em três semanas, mas para a Madeira também queria fazer em dois dias e foram quatro, por isso, num instante três semanas passam para seis", apontou o atleta natural de Lisboa.

Quanto à data da derradeira aventura até às Caraíbas, garantiu que parte "assim que houver uma janela de vento norte em novembro".

Francisco Lufinha confidenciou ainda que a paixão pelo mar, herdou dos pais, tendo realizado a primeira viagem de barco no mesmo mês que nasceu.

"Esta paixão pelo mar começou com os meus pais. Nasci em agosto e nesse mesmo mês fiz férias com os meus pais e irmãs mais velhas de barco e, nos anos todos que se seguiram, continuamos a ir. Fiquei com equilíbrio e muito à vontade em barcos graças aos meus pais", sublinhou.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas