Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica de mão cheia goleia nos Açores antes da estreia na Champions

Depois de uma primeira parte com apenas um golo, os encarnados ligaram o carburador e marcaram quatro golos no segundo tempo. Liderança mantém-se até à próxima jornada.

Benfica de mão cheia goleia nos Açores antes da estreia na Champions
Notícias ao Minuto

19:52 - 11/09/21 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica goleou, este sábado, o Santa Clara por expressivos 5-0, dias antes da estreia na Liga dos Campeões frente ao Dínamo Kiev.


Rodrigo Pinho, que se estreou a marcar pelo clube da Luz, Darwin, autor de um bis, Rafa Silva e Roman Yaremchuk foram os autores do golo no encontro.

Filme do jogo:

Num jogo que se previa difícil para o clube da Luz, a iniciativa até começou a ser das águias, mas rapidamente o Santa Clara foi capaz de suster o jogo do Benfica, que, apesar de ter mais posse de bola do que o adversário, nunca foi capaz de fazer jogadas com pés e cabeça.

Prova disso é que as oportunidades mais perigosas do primeiro tempo pertenceram sempre aos açorianos. A primeira foi de Rui Costa, que solto do lado direito atirou para uma defesa segura de Vlachodimos. Depois foi Cryzan que falhou o desvio à boca da baliza dos encarnados, após um canto.

O mesmo guarda-redes viria a estar em destaque minutos depois, mas desta feita pela negativa. O grego teve uma entrada dura sobre Mansur, acabando por ver cartão amarelo, num lance em que os açorianos ficaram a pedir a expulsão do guarda-redes do Benfica.

O Santa Clara dominava a partida, e Lincoln era o mais inconformado do lado dos açorianos, e saíram dos seus pés as melhores oportunidades do conjunto insular no primeiro tempo. Primeiro, e na sequência de um livre direto, o brasileiro atirou à trave de Vlachodimos, para depois o grego corresponder, minutos mais tarde, com uma grande defesa a um remate forte de Lincoln.

A formação orientada por Jorge Jesus não conseguia contraria o ímpeto do Santa Clara e foi contra a corrente do jogo que inaugurou o marcador, naquele que também foi o primeiro remate dos encarnados no encontro. Grimaldo serviu Rodrigo Pinho, que na cara de Marco Pereira se estreou a marcar com a camisola do Benfica com um remate certeiro aos 41 minutos.

Depois de uma primeira parte em que apenas fez um remate, o Benfica apareceu com outra cara no segundo tempo e pouco mais de vinte minutos passou de uma vantagem mínima para uma goleada de mão cheia.

Darwin aumentou a contagem dos encarnados aos 53 minutos, antes de Rafa Silva marcar o golo da tarde com um remate de fora da área aos 58'. Já com o Santa Clara cabisbaixo, Darwin bisou aos 62', após vários ressaltos em defesas açorianos, antes de Yaremchuk assinar o quinto aos 68 minutos.

Já com a partida controlada, Jorge Jesus optou por tirar alguns dos jogadores fundamentais para a equipa, como Darwin e João Mário, tendo em vista o encontro da Liga dos Campeões frente ao Dínamo Kiev. Apesar das várias mexidas, os encarnados foram sempre procurando o sexto golo na partida, algo que não chegou a acontecer.

Com este resultado, o Benfica segura a liderança do campeonato com 15 pontos conquistados em cinco jogos. O Santa Clara é 13.º com quatro pontos.

Momento do jogo: Golo extraordinário de Rafa Silva. Num gesto pouco comum do internacional português, o extremo rematou forte de fora da área, numa bola apenas terminou no fundo das redes de Marco Pereira.

Acompanhamento:

90+2' - Termina o jogo.

90' - Dois minutos de descontos.

88'- Volta a mexer Daniel Ramos. Sai Lincoln e entra Jean Patric.

84' - Mexida no Santa Clara. Sai Anderson Carvalho e entra Nené.

80' - Pizzi tenta fazer o sexto dos encarnados, mas a bola toca num defesa adversário antes de chegar a Marco.

79' - Pizzi tentou encontrar Roman Yaremchuk, mas o defesa do Santa Clara chegou primeiro.

78' - Yaremchuk estava em boa posição, mas o cruzamento de Rafa sai mal medido.

72' - Dupla mexida no Benfica. Saem Everton e Diogo Gonçalves para as entradas de Pizzi e Lázaro, que se estreia pelos encarnados.

68' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É GOLO DE YAREMCHUK! Grimaldo tira um cruzamento perfeito e o avançado aparece na cara do guarda-redes a atirar para o fundo da baliza.

63' - Mexe Jorge Jesus. Sai Darwin e entra Yaremchuk. João Mário também sai para dar lugar a Gedson Fernandes.

62' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É O BIS DE DARWIN. Uruguaio aguenta a carga de vários adversários e tenta o remate que acaba por desviar em vários adversários antes de entrar na baliza de Marco.

60' - Dupla mexida no Santa Clara. Saem Rui Costa e Cryzan e entram Luiz Phellype e Mohebi.

58' - GOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! É UM GOLAÇO DE RAFA SILVA! O português encheu o pé de fora da área e a bola foi parar ao fundo das redes de Marco que ficou sem reflexos perante o remate do internacional luso. 

54' - Santa Clara falha por pouco o primeiro golo. Lincoln bate o canto, e Paulo Henrique falha o desvio.

Confira o golo de Darwin

53' - GOOOOOOOOOOOLOOOOO DO BENFICA! MARCA DARWIN! Everton faz um passe a desmarcar o uruguaio que, à saída de Marco, atirou para o fundo das redes.

51' - Grimaldo combinou com Everton, mas o brasileiro não define bem.

50' - Grimaldo tira cruzamento desde a esquerda e Darwin não chega por pouco.

47' - Mansur vê cartão amarelo.

46' - Recomeça o jogo nos Açores.

45' - Jorge Jesus faz uma mexida ao intervalo. Sai o autor do golo Rodrigo Pinho e entra Rafa Silva.

45+3' - Intervalo em São Miguel.

45+2' - Cartão amarelo para Rafael Ramos por agarrar Grimaldo.

45' - Três minutos de descontos.

45' - Golo validado. Segue a partida em Ponta Delgada.

43' - Rui Costa espera pelo VAR para saber se valida o lance.

Confira o golo de Rodrigo Pinho

42' - GOOOOOOOOOOLOOOOOO DO BENFICA! MARCA RODRIGO PINHO! Grande passe de Grimaldo a desmarcar o brasileiro que, à saída de Marco, atirou para o fundo das redes açorianas.

41' - Grande defesa de Odysseas Vlachodimos a remate de Lincoln. Brasileiro remata forte de fora da área e o grego faz uma enorme defesa por cima da trave.

35' - Santa Clara pede penálti, por uma alegada falta de Diogo Gonçalves sobre Cryzan. Rui Costa manda seguir.

31' - Grande corte de Vertonghen, depois de um cruzamento perigoso dos açorianos.

30' - Na sequência do livre direto assinalado por Rui Costa, Lincoln atirou à trave da baliza encarnada.

28' - Cartão amarelo para Odysseas Vlachodimos por falta sobre Mansur. Falhou a interceção com o pé e acabou por atingir o brasileiro. Açorianos pediam vermelho.

25' - O que perde Cryzan! Na sequência de um canto, há um desvio ao primeiro e, depois, ao segundo poste, Cryzan atrapalha-se e falha o desvio para o golo.

23' - Mansur cruza da esquerda, Morato faz um corte incompleto, mas Rui Costa não faz melhor e acaba por deixar a bola sair.

20' - Ataque perigoso do Santa Clara. Morita tentava servir um colega, mas Vertonghen apercebeu-se da ideia e cortou o lance.

17' - Rodrigo Pinho aparece bem a rematar, mas apertado por um defesa insular acabou por atirar frouxo para fora.

16' - Lançado em velocidade, Darwin apareceu bem na cara de Marco, mas o guarda-redes chegou mais rápido que o avançado e afastou com os pés.

13' - Darwin aparece bem a fugir pela esquerda, mas escorrega e acaba por cair sozinho.

9' - Santa Clara pressiona pela direita e Rui Costa aparece bem dentro da área a rematar para defesa segura de Vlachodimos.

7' - Diogo Gonçalves tenta um cruzamento rasteiro, mas é afastado pela defesa açoriana. João Mário volta a insistir com novo cruzamento, mas a bola sai para fora.

2' - Início de jogo atabalhoado do lado do Benfica. Há uma série de alívios incompletos na área dos encarnados, e Vertonghen acaba por afastar.

1' - Rui Costa apita para o início do jogo!

0' - Cumpre-se um minuto de silêncio em memória do ex-presidente Jorge Sampaio e de João Aranha.

0' - Capitães de equipa escolhem campo ou bola.

0' - As três equipas já sobem ao relvado.

Equipas Iniciais:

Onze do Santa Clara: Marco, Rafael Ramos, João Afonso, Boateng, Mansur, Anderson, Morita, Cryzan, Lincoln, Paulo Henrique e Rui Costa.

Suplentes do Santa Clara: Ricardo Fernandes, Chindris, Romão, Nené, Jean Patric, Luiz Phellype, Mohebi, Sagna e Ricardinho.

Onze do Benfica: Odysseas, Diogo Gonçalves, Lucas Veríssimo, Morato, Vertonghen, Weigl, João Mário, Grimaldo, Everton, Darwin e Rodrigo Pinho.

Suplentes do Benfica: Helton, Gilberto, Meite, Yaremchuk, Pizzi, Lázaro, Rafa, Gedson e Ferro.

Antevisão: O Benfica entra este sábado em campo diante do Santa Clara, para tentar defender a liderança do campeonato nacional.

Após a pausa para os jogos de seleções, os encarnados jogam em Ponta Delgada e vão tentar aumentar a vantagem na liderança do campeonato e manter o registo totalmente vitorioso na prova.

As águias entram em campo antes do Clássico que coloca frente a frente Sporting e FC Porto, podendo sair desta jornada com pontos ganhos aos dois rivais, caso ganhe nos Açores.

O Santa Clara-Benfica tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá acompanhar todas as incidências do mesmo, ao segundo, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório