Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Portugal e Irlanda equilibram-se no curto histórico de duelos oficiais

Portugal vai defrontar a República da Irlanda apenas pela quinta vez em jogos oficiais e quase três décadas depois do memorável triunfo iniciado com uma 'obra-prima' de Rui Costa, que 'devolveu' a seleção nacional às grandes competições internacionais.

Portugal e Irlanda equilibram-se no curto histórico de duelos oficiais
Notícias ao Minuto

08:40 - 30/08/21 por Lusa

Desporto Mundial 2022

A partida de quarta-feira, no Estádio Algarve, a contar para o Grupo A de qualificação para o Mundial2022, será a 14.ª entre as duas seleções, num registo no qual se contam sete vitórias portuguesas, contra quatro irlandesas e ainda dois empates.

No entanto, duelos oficiais são apenas quatro e, nesse particular, equilíbrio maior não poderia haver, já que Portugal venceu um, a República da Irlanda outro e registaram-se duas igualdades, as únicas do historial, ambas na 'corrida' ao Mundial2002.

No Estádio da Luz, um golo de Sérgio Conceição colocou a formação então comandada por António Oliveira na frente do marcador, só que Matt Holland encontrou o 'caminho' do empate (1-1) num pontapé fortíssimo de fora da área.

Mais tarde, em Dublin, o resultado seria exatamente o mesmo, mas com os irlandeses a inaugurarem o marcador, por intermédio de Roy Keane, e Portugal a repor a igualdade através de Luís Figo.

As duas seleções terminaram no topo do grupo com os mesmos pontos e 'carimbaram' o 'passaporte' para a Coreia do Sul e Japão, em contraste com o que tinha sucedido seis anos antes, quando Portugal superou os irlandeses e deixou-os fora do Euro1996.

No entanto, sete meses antes dessa importante vitória, a seleção nacional tinha perdido por 1-0 na capital irlandesa, com um golo de Steve Staunton, mas com preciosa 'ajuda' de Vítor Baía, o que fez com que o encontro de 15 de novembro de 1995, num Estádio da Luz repleto, apesar da chuva incessante que caiu sobre a capital lusa, tivesse contornos decisivos, face aos ténues três pontos de vantagem de Portugal sobre o adversário.

O 'nulo' durou uma hora certa e acabou por ser desfeito com um monumental 'chapéu' de Rui Costa ao guarda-redes Alan Kelly, ao qual se seguiram golos de Hélder Cristóvão e Jorge Cadete (3-0), a consumarem o regresso da seleção nacional a uma fase final de uma grande competição, ao Euro1996, 12 anos após a participação no Euro1984.

No histórico entre Portugal e República da Irlanda há ainda a registar oito particulares, o último dos quais em 2014, nos Estados Unidos, com uma goleada lusa por 5-1, na preparação para o Mundial2014, e um jogo para a Taça da Independência, também conhecida como 'Minicopa', em 1972, no Brasil.

Portugal e República da Irlanda jogam na quarta-feira, a partir das 19:45, no Estádio Algarve, em jogo do Grupo A de qualificação para o Mundial2022.

Leia Também: Mundial2022: Portugal 'esquece' Euro2020 e retoma caminho para o Qatar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório