As notas do Spartak-Benfica: Gaiola ficou aberta e a águia aproveitou

Encarnados venceram a equipa moscovita por 2-0 na deslocação à Rússia, e colocaram-se mais perto de seguir para o play-off da Liga dos Campeões.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
05/08/2021 08:03 ‧ 05/08/2021 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

O Spartak Moscovo prometeu enjaular a águia antes do jogo do Benfica, mas a provocação aos encarnados fez ricochete e os russos acabaram derrotados pelo clube da Luz, que começou da melhor maneira a luta pelo acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, depois da desilusão na última temporada.

O Benfica venceu tranquilamente o Spartak Moscovo, por 2-0, e ficou mais perto da passagem ao play-off da liga milionária, num jogo que marcou o reencontro entre Jorge Jesus e Rui Vitória, que muitas palavras trocaram quando estavam no futebol português ao serviço de Sporting e Benfica, respetivamente.

A exibição dos encarnados foi segura e categórica, apesar dos golos apenas terem aparecido no segundo tempo, depois de algum desperdício na primeira parte da partida, e que permitiu ao Spartak criar algum perigo junto da baliza do grego Vlachodimos.

Rafa Silva, aos 51 minutos, e Gilberto, aos 73, fizeram os golos que deixam as águias em vantagem para o jogo da próxima semana no Estádio da Luz, um resultado que podia ter terminado numa goleada, não fosse alguma precipitação na definição das jogadas, e que levou a um festival de oportunidades de golo perdidas na primeira e segunda partes.

Ainda assim, Jorge Jesus acabou por levar a melhor sobre Rui Vitória, que foi incapaz de tirar partido do conhecimento que possui da equipa do Benfica, o que deixa a formação russa em clara desvantagem para o encontro da segunda mão que acontece na próxima terça-feira.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura

Grande exibição do internacional português Rafa Silva, autor de um dos golos da vitória do clube da Luz. Soube como aproveitar as muitas fragilidades da formação russa, e foi sempre um perigo à solta na área moscovita. Esteve perto de marcar um golo de trivela, mas o remate saiu um pouco ao lado.

Surpresa

Não se podia pedir melhor jogo de estreia a João Mário. Se no ano passado o Benfica apresentava muitas fragilidades em segurar a bola, a chegada do ex-Sporting veio preencher essa lacuna. Muita competência no passe e na organização do jogo das águias. Foi dele o toque subtil para o golo de Rafa.

Desilusão

Era apontado como um dos jogadores mais perigosos do Spartak Moscovo, mas a verdade é que pouco ou nada se viu de Sobolev ao longo do jogo. O avançado russo foi presa fácil para o trio de centrais do Benfica.

Treinadores

Jorge Jesus: Surpreendeu tudo e todos ao apostar num esquema de 3x4x3 para esta partida, e a verdade é que a escolha de um sistema tático assente em três centrais acabou por se revelar um sucesso para os encarnados. A equipa jogou com personalidade, e foi eficaz perante as oportunidades de golo que teve, apesar de ter também desperdiçado muitas outras. Deixa uma boa imagem para o que aí vem nesta temporada.

Rui Vitória: Os russos tentaram assumir as rédeas do jogo desde o apito inicial, mas a verdade é que o clube da Luz impediu que isso acontecesse, controlando o desenrolar do encontro. Para além dos evidentes problemas defensivos que foram bem explorados pelo Benfica, fica na retina também a maneira como o Spartak foi incapaz de reagir ao primeiro golo das águias.

Árbitro

Arbitragem negativa do sérvio Srdjan Jovanovic. Acabou por ignorar alguns lances de mão na bola na área russa, e que podiam ter dado origem a grandes penalidades a favor do Benfica. A ausência do VAR complicou o seu trabalho.

Leia Também: Benfica vence Spartak de Vitória e dá passo de gigante rumo ao playoff

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A curta mensagem de Eduardo Quarema após ter sido herói em Alvalade

Sporting

A curta mensagem de Eduardo Quarema após ter sido herói em Alvalade

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Hyundai

Hyundai Inster já conta com 100 unidades vendidas em apenas duas semanas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas