O Benfica prossegue a preparação para o duelo com o Spartak Moscovo, em jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e são muitas as dúvidas em torno daquele que será o onze escalado por Jorge Jesus na Rússia. Ainda assim, há pelo menos duas certezas no meio-campo: Weigl e João Mário fazem parte da revolução de JJ e vão ser titulares ante os russos.
Tanto o internacional alemão como o médio português, que chegou à Luz este verão depois de ter sido campeão no Sporting, parecem ser intocáveis para o treinador das águias, que fez questão de enumerar as soluções que tem para a posição de seis e oito na nova época.
Logo após o empate com o Marseille (1-1), registado no domingo naquele que foi o último jogo particular das águias nesta pré-temporada, Jorge Jesus deixou elogios a João Mário e explicou a importância da contratação de Meité, médio francês contratado ao Torino na última semana.
"Para a posição oito temos várias soluções: Adel, João Mário, Gedson ou Paulo Bernardo. Na posição de médio defensivo, temos o Weigl, o Florentino e não temos mais ninguém. A contratação dele [Meité] visa essa posição", explicou Jorge Jesus, em declarações à BTV.
Tendo em conta as palavras de JJ, é certo que, nem Gabriel, nem Chiquinho, entram nas contas para a nova temporada. A dupla já tinha ficado de fora da ficha de jogo com a equipa francesa, e a saída de ambos parece inevitável. Curiosamente, Gabriel e Chiquinho caem por conta das contratações de Meité e João Mário, respetivamente.
O médio francês de 27 anos ainda vai demorar a ser integrado no onze encarnado, uma vez que estava a treinar à parte do plantel do Torino. Jorge Jesus pede, por isso, tempo mas aponta o poderio físico como a principal arma de Meité, algo que considera que o Benfica ainda não tinha no meio-campo.
Assim sendo, não seria surpreendente que Jorge Jesus apostasse na inclusão de Meité no onze dentro de algumas semanas, juntando o ex-Torino a Weigl e João Mário num meio-campo que constituirá uma revolução em comparação à última temporada.
Taarabt em zonas mais adiantadas
Jesus aproveitou o duelo com o Marseille para colocar Taarabt mais adiantado no terreno de jogo e perto de Gonçalo Ramos. O médio marroquino fez a posição oito muitas vezes na última época, mas, nesta nova temporada, pode ganhar maior liberdade ofensiva - ao mesmo tempo que perde algumas obrigações defensivas - e ser uma opção válida para criar dificuldades na defensiva contrária. Taarabt até não é um jogador com golo, mas é inegável a qualidade em fazer passes verticais que podem resultar em lances de perigo. Exemplo disso mesmo foi o passe que originou o penálti sofrido por Rafa Silva.
Leia Também: Vlachodimos pode estar de saída do Benfica para rumar ao Lille