Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Sérgio Conceição impõe exigência máxima. Pleno na pré-época não chega

Treinador do FC Porto lembrou que "as seis jornadas iniciais foram fatais para o FC Porto" na temporada passada, e 'pede' um conjunto de resultados positivos num início de 2021/22 que será complicado para os azuis e brancos.

Sérgio Conceição impõe exigência máxima. Pleno na pré-época não chega
Notícias ao Minuto

08:07 - 27/07/21 por Notícias ao Minuto

Desporto FC Porto

O FC Porto está a dois jogos de finalizar a pré-temporada, nos quais jogará diante da AS Roma, de José Mourinho, e do Lyon, mas Sérgio Conceição já aponta ao arranque oficial da nova época, que o técnico espera que seja de conquistas para os azuis e brancos depois de um ano sem títulos.

Após o encontro de domingo, com o Lille, o treinador do FC Porto lembrou que as seis jornadas iniciais do campeonato português serão fundamentais para que os portistas não fiquem, desde logo, em posição difícil na corrida pelo título de campeão nacional.

"Tem de ser um início melhor do que o ano passado. As seis jornadas iniciais foram fatais para nós. Se tivesse começado à sétima jornada, tínhamos sido campeões. Estou satisfeito, mas há muita coisa a melhorar e faltam muitos jogadores", assumiu Sérgio Conceição, que tinha, certamente, bem presente na memória o mau arranque de temporada dos dragões na época transata.

Dérbi em Alvalade e Marítimo 'repetem' 2020/21

As primeiras seis jornadas dos vice-campeões nacionais não prometem ser fáceis para os azuis e brancos, desde logo porque pela frente os comandados de Sérgio Conceição terão pela frente dos dois adversários contra os quais escorregaram no arranque da época passada.

No início da temporada transata, o FC Porto somou duas derrotas e um empate, o que deixou, desde logo, os azuis e brancos já um pouco atrasados na luta pelo título. A primeira derrota surgiu logo no desaire caseiro diante do Marítimo, jogo ao qual se seguiu um empate com o Sporting - a outra derrota foi contra o Paços de Ferreira, à sexta jornada.

E são precisamente os leões e os insulares que se voltam a cruzar nos caminhos dos azuis e brancos na nova época. Se o dérbi em Alvalade se repete, este ano uma jornada mais tarde, o confronto com o Marítimo acontece na Madeira, terreno por vezes difícil para os grandes. A estes dois duelos junta-se uma também difícil deslocação ao terreno do Famalicão, clube que há duas temporadas derrotou os portistas em duas ocasiões.

Pré-época invicta até agora, mas com dois jogos pela frente

Se fizemos contas ao campeonato de pré-época que os denominados três grandes fizeram até agora, o FC Porto é o único que ainda não perdeu nesta preparação para o arranque oficial das competições, ainda que tenha menos jogos realizados do que Sporting e Benfica.

Foram seis vitórias em outros tantos jogos realizados pelos azuis e brancos até ao momento. Os dragões saíram vitoriosos dos duelos contra o Vitória SC B, a Académica, o Académico de Viseu, o Anadia, o Moreirense e o Lille.

Mas Sérgio Conceição e companhia ainda terão pela frente dois duelos de carácter particular e ambos desafios de alta intensidade. O primeiro é já na próxima quarta-feira diante da AS Roma, de José Mourinho, ao qual se segue um confronto com o Lyon, a 31 de julho, que encerra a pré-temporada.

Leia Também: FC Porto treina no Algarve com Grujic no boletim clínico

O arranque de campeonato do FC Porto em 2020/21 e 2021/22

Época 2020/21 Época 2021/22
Sp. Braga (casa, vitória por 3-1) Belenenses SAD (casa)
Boavista (fora, vitória por 5-0) Famalicão (fora)
Marítimo (casa, derrota por 3-2) Marítimo (fora)
Sporting (fora, empate 1-1) Arouca (casa)
Gil Vicente (casa, vitória por 1-0) Sporting (fora)
P. Ferreira (fora, derrota por 3-2) Moreirense (casa)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório