Meteorologia

  • 24 OUTUBRO 2021
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Oksana Chusovitina despede-se após oito participações em Jogos Olímpicos

A uzbeque Oksana Chusovitina, de 46 anos, despediu-se hoje das competições olímpicas, 29 anos depois da estreia nos Jogos Barcelona92, sob aplausos de adversárias, treinadores e juízes, e com o 'título' de ginasta mais velha da história olímpica.

Oksana Chusovitina despede-se após oito participações em Jogos Olímpicos
Notícias ao Minuto

14:35 - 25/07/21 por Lusa

Desporto Tóquio'2020

Em Tóquio, no centro Ariake, Chusovitina foi ovacionada por todos os presentes depois de ter falhado a presença na final de salto, aparelho no qual foi medalha de prata nos Jogos Pequim2008.

Sem público, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, ginastas e treinadores fizeram uma guarda de honra à ginasta mais velha da história olímpica, que somou em Tóquio a sua oitava participação em Jogos Olímpicos, ao longo de uma carreira durante a qual competiu sob quatro bandeiras: União Soviética, Comunidade de Estados Independentes, Alemanha e Uzbequistão.

"Chorei de alegria, lembrei-me de tantas pessoas que me ajudaram ao longo destes anos. Estou grata a todos. Gostaria que tivesse havido público", disse a ginasta, que em 2002 obteve nacionalidade alemã, para conseguir proporcionar os melhores tratamentos médicos ao filho Alisher que sofria de uma leucemia.

Chusovitina, cuja notoriedade no Uzbequistão lhe valeu um selo com a sua cara, admite abrir uma academia de ginástica na capital do seu país, onde a luta livre e o boxe são os desportos mais populares.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório