Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Kick-Off 2021-22: Clássico Sporting-FC Porto na 5.ª jornada

Campeão nacional arranca defesa do título frente ao Vizela.

Kick-Off 2021-22: Clássico Sporting-FC Porto na 5.ª jornada

O Kick-Off 2021-22 da Liga Portugal realizou-se esta quinta-feira no Centro de Congressos Alfândega do Porto. Durante mais de três horas, foram distribuídos prémios e ficou conhecido o calendário da I Liga, II Liga e Taça da Liga. 

Confira, abaixo, o resumo das incidências mais relevantes. 

20h55: Cerimónia encerrada! Veja aqui o calendário da I Liga 2021/22 na íntegra!

20h53: Jogos grandes da primeira volta definidos: Sporting-FC Porto medem forças na 5.ª jornada, Benfica-Sporting na 13.ª jornada e FC Porto-Benfica na 16.ª jornada. 

20h47: Eis a primeira jornada da I Liga!

Sporting-Vizela

FC Porto-Belenenses SAD

Paços de Ferreira-Famalicão

Vitória SC-Portimonense

Moreirense-Benfica 

Gil Vicente-Boavista

Tondela-Santa Clara

Marítimo-Sp. Braga

Arouca-Estoril

20h41: Vai ser agora revelado o MVP da I Liga. Pote, Coates e João Palhinha, todos do Sporting, são os nomeados. O vencedor é... Coates!

20h39: Está revelado o calendário da II Liga e a época abre com um Rio Ave-Académica!

1.ª jornada da II Liga

Rio Ave-Académica
Feirense-Sp. Covilhã
Benfica B-Nacional
Leixões-Farense
Varzim-Chaves
FC Porto B-Trofense
Vilafranquense-Penafiel
E. Amadora-Mafra

20h37: Voltamos agora a centrar baterias no calendário! 

20h35: Beto vence o melhor golo da época 2020/21 na I Liga. O tento diante do Tondela, ao serviço do Portimonense, conquistou a preferência dos adeptos. 

20h34: Joca vence o melhor golo da época 2020/21 na II Liga. O tento diante do Benfica B, ao serviço do Leixões, conquistou a preferência dos adeptos. 

20h33: A chave 685587 vai definir o calendário da nova época!

20h26: Vamos ao momento mais esperado: o sorteio da I Liga! Paulo Futre é chamado ao palco. O antigo jogador apela ao regresso do público às bancadas. 

20h22: O prémio parceiro oficial do ano é atribuído à NOS.

20h20: O portal zerozero é distinguido com o prémio media partner do ano.

20h17: A Liga agradece o trabalho vice-almirante Gouveia e Melo e atribui o prémio Fundação Futebol, em representação da task force de vacinação contra à Covid-19.

20h10: Segue-se a entrega do prémio prestígio. O vencedor é Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto. 

20h08: É agora a vez de eleger o melhor jogador da II Liga. Miguel Crespo (Estoril), Samu (Vizela) e Cassiano (Vizela) nomeados. O vencedor é... Miguel Crespo!

20h02: Rúben Amorim (Sporting), Pepa (Paços de Ferreira) e Daniel Ramos (Santa Clara) nomeados para melhor treinador da I Liga. O vencedor é... Rúben Amorim!

19h57: Bruno Pinheiro (Estoril), Armando Evangelista (Arouca) e Álvaro Pacheco (Vizela) nomeados para melhor treinador da II Liga. O vencedor é... Álvaro Pacheco! O prémio, recorde-se, tem a denominação de Vítor Oliveira. 

19h55: Os vencedores dos jogos da 2.ª fase irão avançar para a fase de grupos, onde já estão Sporting, FC Porto, Sporting e Sp. Braga.

19h47: Realiza-se agora o sorteio da 2.ª fase. Nesta fase, entram o sexto e quinto classificado (Paços de Ferreira e Santa Clara) da I Liga. Jogos a 31 de julho e 1 de agosto. 

Marítimo/Boavista - Portimonense/Académica

Trofense/Sp. Covilhã - Mafra/Belenenses SAD

E.Amadora/Vizela - Penafiel/Moreirense

Feirense/Famalicão - Nacional/Estoril

Chaves/Farense - Santa Clara

P. Ferreira - Tondela/Gil Vicente

Ac. Viseu/Casa Pia - V. Guimarães/Leixões

Vilafranquense/Arouca - Varzim/Rio Ave

19h34: Arranca o sorteio da Taça da Liga! Os primeiros seis classificados da I Liga não fazem parte desta primeira fase da competição. As equipas B que estão na II Liga não participam nesta competição. Os jogos estão marcados para dia 25 de julho.

Eis o emparelhamento da 1.ª fase: 

Nacional-Estoril

Portimonense-Académica

Ac. Viseu-Casa Pia

Marítimo-Boavista

Trofense-Sp. Covilhã

Vilafranquense-Arouca

Estrela da Amadora-Vizela

Varzim-Rio Ave

Feirense-Famalicão

Tondela-Gil Vicente

Vitória SC-Leixões

Desportivo de Chaves-Farense

Mafra-Belenenses SAD

Penafiel-Moreirense

19h30: Ivo Gonçalves, guarda-redes do Vizela, e Luis Díaz, jogador do FC Porto, os vencedores individuais do prémio Neno!

19h28: Sp. Covilhã e Moreirense são os vencedores coletivos do prémio Neno! 

19h25: É criado um prémio de homenagem a Neno, que visa premiar o fairplay. A filha e a esposa de Neno sobem ao palco, tal como Pedro Proença, presidente da Liga, e Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC. 

19h23: É agora prestada homenagem a Neno. Muitos aplausos para o antigo guarda-redes de Vitória SC e Benfica. 

19h22: O guardião do Estoril dedicou o prémio a Neno, antigo jogador que perdeu a vida no passado dia 10 de junho. 

19h19: Vítor Braga (Arouca), Dani Figueira (Estoril) e Mika (Académica) nomeados para o melhor guarda-redes da II Liga. O vencedor é... Dani Figueira!

19h18: Adán, do Sporting, foi eleito o melhor guarda-redes da I Liga. 

19h14: "Agradeço a toda a gente que votou em mim. Sem os meus colegas de equipa não teria chegado a este patamar. O Sporting só um pensamento: Supertaça. Depois disso, logo teremos os nossos objetivos", afirmou Pote, no momento de receber o prémio. 

19h12: Pote (Sporting), Beto (Portimonense) e Nuno Mendes nomeados para melhor jogador jovem da I Liga. O vencedor é...Pote!

19h10: Recorde-se que André Vidigal mudou-se para o Marítimo já neste mercado de transferências. 

19h08: André Vidigal (Estoril), Aziz (Estoril) e Gui Ramos (Feirense) nomeados para melhor jogador jovem da II Liga. O vencedor é... Vidigal!

19h06: Nova época rima com nova bola. Conheça aqui a bola da nova época. 

19h00: Arranca a gala da Liga e o sorteio da I e II Liga. 

18h33: Vice-almirante Henrique Gouveia e Melo responde aos jornalistas. 

"Os centros de vacinação já têm semáfros ativos. Os semáforos não fazem sentido para pequenos centros, que vacinam 100 pessoas por dia. Mas os grandes centros já têm todos semáforos. O que posso dizer é que em cerca de 300 centros de vacinação, hoje com filas a vermelho, estavam 23 centros e 28 centros com filas amarelo. Ou seja, apenas um 1/6 dos centros estão com dificuldade nas filas. O resto estão a fazer o processo normal. Quero agradecer à população pela sua compreensão, pela atitude e pelo respeito demonstrado por quem está dentro dos centros de vacinação a fazer um esforço gigantesco para manter esta campanha de vacinação num ritmo super elevado e que trabalha além horas com grande espírito de sacrifício. Quero agradecer às pessoas que também sacrificaram o seu tempo e a sua comodidade para estarem nas filas e serem vacinados. O nosso desafio é vacinar massivamente a população portuguesa para contrariar o ritmo da pandemia", explicou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

18h20: Pedro Proença responde aos jornalistas. 

Número de vacinas disponíveis: "O plano de vacinação começa amanhã e irá iniciar-se nas equipas que vão participar nas competições internacionais e depois continua com as equipas da I Liga e termina nas equipas da II Liga. Será o suficiente para termos todos os planteis e staff de todas as equipas profissionais vacinados." 

18h15: Fala agora António Lacerda Salles, secretário de Estado da saúde. 

"Quero hoje agradecer ao presidente da Liga toda a compreensão e cooperação que a Liga deu ao Governo em momentos complicados. Esta campanha de sensibilização para os jovens é mais um desses momentos. Quero agradecer a todos os atletas e equipas técnicas toda a cooperação. Hoje estamos aqui para sensibilizar os jovens para a vacinação. É muito importante que percebam que é um ato de proteção individual, mas também dos seus familiares e amigos. E um ato de proteção de solidariedade coletiva com a sociedade. É através deste movimento de vacinação que vai permitir que os jovens possam normalizar a sua vida, possam viajar, possam ir aos seus festivais de verão. Estamos aqui hoje a incentivar os jovens a esta vacinação. Temos a certeza que vai ser uma campanha de grande sucesso. Ninguém vai ficar fora de jogo", afirmou António Lacerda Salles. 

Regresso dos adeptos aos estádios: "Temos trabalhado essa matéria em conjunto. Temos que ser cautelosos quando trabalhamos essa matéria, porque temos que atender àquilo que é o equilíbrio entre a evolução epidemiológica e a nossa vontade de normalizar a nossa vida coletiva. É nesse equilíbrio que temos de tomar essas decisões. O que posso dizer que já na próxima semana... Estamos a trabalhar essa matéria. Com certeza, tomaremos as decisões certas nos momentos certos." 

18h11: É a vez da intervenção do vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

"Gostaria de dizer coisas muito simples. Hoje estamos aqui a ver luz ao fundo do túnel. Já há luz e já a conseguimos ver. Temos que fazer um esforço final. Este ato é simbólico desse esforço. Estamos a apelar a que todos os jovens venham ao processo de vacinação para que o país possa seguir em frente e usufruir do desporto como sempre usufruiu. Essa luz já está ao fundo do túnel, mas ainda há uma parte do túnel a percorrer. Essa parte exige que todos os jovens venham ao processo de vacinação. É esse o meu apelo que quero deixar aqui. A vacinação é que nos vai levar ao fundo do túnel e ao retomar da vida que foi interrompida para muitos de nós", vincou o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. 

18h08: Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, também apela aos "jovens mais resistentes" para tomarem a vacina. 

"Foram mais de 75 mil testes PCR que o futebol fez para que a época chegasse ao fim. Queria agradecer por estas pessoas se associarem ao futebol. Um agradecimento muito pessoal aos dois secretários de Estado. Em nome da Liga Portugal, um agradecimento. Esta é uma campanha dirigida a uma faixa etária mais nova e é feita pelos 34 clubes profissionais."

"Iniciamos, a partir de amanhã, a vacinação dos atletas do futebol profissional. Os clubes que irão estar nas competições profissionais vão ser aqueles que iniciam este processo, mas todos os restantes staff dos clubes profissionais de futebol serão vacinados", anunciou Pedro Proença. 

18h05: João Paulo Rebelo, secretário de Estado da uventude e do desporto, destaca a importância de que os jovens sejam vacinados. 

"Esta é uma causa essencial para o nosso país. Temos de nos vacinar para que possamos recuperar aquelas que eram as nossas vidas", afirmou João Paulo Rebelo, que também sublinhou que esta campanha é um "casamento feliz". 

18h00: Arranca a apresentação da campanha de vacinação do futebol profissional por parte de Governo, Task Force da Vacinação contra a COVID-19.

17h50: João Henriques destaca o projeto aliciante que encontrou no Moreirense. 

"É bom começar a ganhar e é isso que sentimos. O projeto está em aberto e estamos muito confiantes daquilo que vai ser a época do Moreirense. Pretendemos garantir a permanência o mais rápido possível e depois superar os números das épocas anteirores. Tenho boas sensações relataivamente aquilo que vamos fazer", afirmou João Henriques, em declarações à Sport TV. 

17h45: Altura para recordar quais as condicionantes do sorteio da I e II Liga. 

17h30: Algumas personalidades do futebol português ja se encontram no local. Alan, dirigente do Sp. Braga, Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC, e João Henriques, treinador do Moreirense. Também o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo e António Lacerda Salles, secretário de Estado da saúde, já se encontram no Centro de Congressos Alfândega do Porto. 

O Kick-Off 2021-22 da Liga Portugal realiza-se esta quinta-feira, a partir das 17h30, no Centro de Congressos Alfândega do Porto. Antes do sorteio da I e II Liga para a nova época, que está agendado para as 19 horas, a Liga vai revelar o nome do melhor jogador (MVP) da última época e entregar alguns prémios.

Nota, também, para a apresentação da campanha de vacinação do futebol profissional que contará com a presença de  Governo, Task Force da Vacinação contra a COVID-19.

Acompanhe, no Desporto ao Minuto, as principais incidências desta cerimónia que marca o arranque da nova época 2021/22. 

Agenda do Kick-Off 2021-22

  • 17h30: Arranque da cerimónia
  • 18h00: Apresentação da campanha de vacinação do futebol profissional
  • 19h00: Sorteio da I e II Liga

Leia Também: Eis a nova bola da I Liga para 2021/22

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório