A Ford desenvolveu uma nova tecnologia chamada de 'O Alerta de Ocupante Traseiro' que envia uma notificação ao condutor para que este verifique o banco traseiro sempre que as portas de trás tenham sido abertas no início de uma viagem.
O grupo de advogados KidsandCars.org considera que deixar crianças nos automóveis, bem como casos em que as crianças ficam presas nos habitáculos, depois terem conseguido entrar neles sozinhas, são comportamentos com um elevado risco de morte decorrente de episódios de hipertermia (insolação), reportando ainda que o corpo de uma criança sobreaquece três a cinco vezes mais depressa do que o de um adulto. Nos EUA ocorrem em média 39 mortes a cada ano, o que representa uma morte a cada nove dias. Já na Europa os casos são menos comuns, mas há também registos recentes de fatalidades.
O tempo quente também pode ser perigoso para os animais de estimação deixados dentro dos veículos. Entre 2009 e 2018, a RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals) registou 64.443 incidentes relacionadas com animais devido à sua exposição ao calor, em Inglaterra e no País de Gales. De acordo com a RSPCA Austrália, um cão, nestas condições, pode morrer em apenas seis minutos.
Como funciona
Os especialistas aconselham os condutores a "olhar antes de trancar a viatura" para evitar que deixem inadvertidamente uma criança ou um animal de estimação no interior da viatura. O Alerta de Ocupante Traseiro atua como um auxiliar de memória nas ocasiões em que o condutor tenha aberto as portas traseiras do veículo no início de uma viagem. Nestes casos, a tecnologia é ativada após o veículo se encontrar parado e a ignição ter sido desligada.
Um alerta visual é apresentado no ecrã central do veículo durante dez segundos ou até ser cancelado. É também emitido um aviso sonoro, lembrando o condutor de verificar os bancos traseiros antes de sair do veículo. Para além de alertar para a presença de uma criança ou animal, o sistema pode ainda lembrar os condutores caso tenham colocado um objeto de valor no banco de trás, como um portátil ou uma mala de mão, que poderia ficar em risco de roubo se ali fosse deixado por esquecimento.
Na Europa, a tecnologia está disponível nos modelos EcoSport, Fiesta, Focus, Galaxy, Kuga, Mondeo Hybrid, Puma, S-MAX, Transit e Tourneo Connect. Está também disponível no novo Mustang Mach-E.