Powered bySolverde
Disclaimer

Um novo 'patrão', as dificuldades do costume: As notas do Portugal-Israel

Bruno Fernandes foi a grande figura da goleada portuguesa, para a qual contribuiu com dois golos e duas assistências. Ainda assim, nem tudo foi um 'mar de rosas' para os homens de Fernando Santos.

Portugal-Israel

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
10/06/2021 07:33 ‧ 10/06/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

Um empate a 'zeros' com Espanha e uma goleada sobre Israel, por 4-0. Dificilmente este 'mini-estágio' poderia ter sido mais produtivo para Portugal, que agora segue viagem rumo a Budapeste, para disputar o Campeonato da Europa.

Ainda assim, nem tudo foi positivo para os homens de Fernando Santos. Apesar de o desnível entre ambas as seleções ter ficado visível aos olhos de qualquer um, a verdade é que a equipa das quinas continua a denotar sérias dificuldades contra adversários, teoricamente, mais acessíveis, em que se vê obrigada a assumir o jogo.

Os campeões europeus tiveram oportunidades mais do que suficientes para arrancar uma vitória ainda mais dilatada no estádio de Alvalade, mas a larga maioria deveu-se a desatenções defensivas do adversário e à qualidade individual dos craques portugueses.

O maior de todos eles foi Bruno Fernandes, que realizou, porventura, a melhor exibição ao serviço da seleção portuguesa, que acabou coroada pela assinatura de dois golos (ambos de belo efeito) e de uma assistência para o capitão, Cristiano Ronaldo.

Já à beira do apito final, João Cancelo também fez questão de dizer 'presente'. O lateral-direito (um dos melhores em campo, especialmente quando pôde combinar com Bernardo Silva) pegou na bola na ala direita, fletiu para o centro e concretizou um dos melhores lances da noite.

A entrada em campo no Campeonato da Europa está agendada para a próxima terça-feira, diante da Hungria, em Budapeste. Seguem-se Alemanha e França, as duas outras equipas que completam o Grupo F da competição.

Figura

Bruno Fernandes foi o ‘maestro’ desta seleção portuguesa. Todo o desenho ofensivo da equipa passou por ele, particularmente na primeira parte, quando atuou nas costas de Cristiano Ronaldo. Nem sempre decidiu bem, mas marcou dois golos e assistiu o capitão para outro, desbloqueando, desta maneira, a partida numa casa que bem conhece.

Surpresa

Exibição repleta de personalidade de Nuno Mendes, que vai ganhando cada vez mais pontos no duelo com Raphael Guerreiro pela titularidade no lado esquerdo da defesa portuguesa. É verdade que Israel não colocou grande perigo, mas também o é que o canhoto resolveu sempre bem, além de que nunca se esquivou de ‘dar uma mão’ no ataque.

Desilusão

William Carvalho teve uma temporada muito aquém das expetativas no Betis, e a falta de continuidade fez-se notar também na seleção nacional. Não teve grandes dificuldades em controlar o meio-campo, juntamente com Rúben Neves, mas, na hora de construir, desiludiu, com más decisões e passes errados.

Treinadores

Fernando Santos: Portugal voltou a não encantar, mas a verdade é que chega ao Campeonato da Europa embalado por uma vitória categórica, assim como por um jogo com Espanha em que não sofreu golos. As dificuldades em assumir o jogo continuam a ser notórias, o que se vai tornando cada vez mais incompreensível numa seleção com tanta qualidade individual.

Willi Ruttensteiner: Israel não está apurado para o Euro’2020, pelo que pouco interesse tinha neste jogo. No entanto, esta foi uma exibição muito pouco conseguida, especialmente do ponto de vista defensivo, onde os ‘buracos’ se foram sucedendo a um ritmo avassalador. No ataque, Manor Solomon e Eran Zahavi tentaram fazer a diferença, mas sem sucesso.

Árbitro

O jogo disputou-se a ritmo de treino, pelo que acabou por não colocar grandes dificuldades a Jérémie Pignard. Cristiano Ronaldo bem reclamou com o árbitro francês, principalmente quando pediu a marcação de duas grandes penalidades, mas, na hora da verdade, este decidiu (quase) sempre bem.

Leia Também: "Ficou mais uma boa memória em Alvalade, desta vez pela seleção"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Diogo Jota

"Como é que ainda não é proibido filmar e perseguir pessoas de luto?"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas