Powered bySolverde
Disclaimer

Crise renal leva Emanuel Silva ao hospital e coloca Europeus em risco

O canoísta Emanuel Silva teve hoje uma crise renal que o levou ao hospital de Poznan, devendo falhar a prova de K2 500 dos Europeus da Polónia e dificilmente integrará o K4 500 em teste para Tóquio2020.

Tóquio2020: Confirmada constituição do K4 500 metros português para os Jogos

© Lusa

Lusa
02/06/2021 22:29 ‧ 02/06/2021 por Lusa

Desporto

Canoagem

 

"dummyPub">

"Durante a tarde (16:30 em Lisboa) o Emanuel Silva sentiu fortes dores abdominais, vómitos fortes, muitas dores e teve de ser transportado ao hospital para ser observado, estando ainda internado", revelou à agência Lusa o vice-presidente da federação, Ricardo Machado.

Este problema de saúde vai, "como é óbvio", tornar "impossível" a participação do K2 500 de Emanuel Silva com Messias Baptista no arranque dos Europeus na quinta-feira e "poderá estar comprometida" a participação do K4 500, com João Ribeiro e David Varela a juntar-se a esta dupla, no que seria o seu último teste antes de Tóquio2020.

"Em princípio é um problema renal. Não sabemos ainda se ficará hoje internado ou se terá alta", especificou o dirigente quanto ao atleta de 35 anos e que vai para os seus quintos Jogos Olímpicos.

Ricardo Machado, igualmente diretor técnico nacional, revelou que a representação lusa "aguarda agora confirmação médica para poder tomar decisões e fazer reformulações nas embarcações para participar nos Europeus, de acordo com a possibilidade do Emanuel poder ou não competir".

A federação e o técnico nacional do K4, Rui Fernandes, ainda não tomaram a "decisão" sobre a eventual substituição de Emanuel Silva por David Varela no K2 500 com Messias Baptista -- "é uma possibilidade" -, sendo que o mais grave é mesmo o K4, pois é uma tripulação que vai competir no Japão e não terá mais oportunidades de aferição.

"Como é obvio, uma notícia destas a um dia do campeonato da Europa apanhou a equipa desprevenida, ninguém estava a contar. Estamos solidários com o Emanuel, esperamos que tenha rápidas melhoras e se possa juntar ao grupo. É um atleta extremamente experiente, um pilar nesta equipa, esperamos poder contar com ele em breve para dar o seu contributo", disse o dirigente.

Ricardo Machado acredita que este "contratempo não vai afetar a equipa para o projeto principal deste ano, que são os Jogos Olímpicos", confiando que, mesmo que o Europeu fique "comprometido ou beliscado", o canoísta bracarense possa estar "na máxima força para dar o seu contributo para trazer um bom resultado para Portugal".

Assim, a estreia de Portugal na quinta-feira será feita com o tricampeão europeu Fernando Pimenta em K1 1.000, bem como de João Ribeiro em K1 500, ficando por decidir se David Varela se juntará a Messias Baptista para manter o K2 500.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas