Meteorologia

  • 05 AGOSTO 2021
Tempo
27º
MIN 17º MÁX 29º

Edição

"Benfica está superconfiante e tem todas as capacidades para ganhar"

Treinador do Benfica falou aos jornalistas antes da partida desta quinta-feira.

"Benfica está superconfiante e tem todas as capacidades para ganhar"

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, fez esta quinta-feira a conferência de imprensa de antevisão ao clássico com o FC Porto, a contar para a 31.ª jornada da I Liga.

O treinador dos encarnados disse esperar um encontro difícil diante dos azuis e brancos, mas prometeu um Benfica preparado para a conquista dos três pontos.

Jesus analisou ainda a suspensão do castigo aplicado a Sérgio Conceição, destacando que é sempre bom o treinador principal estar no banco de suplentes.

Confira o essencial das declarações de Jorge Jesus:

Surpresa no onze do Benfica e no do FC Porto: Os treinadores nestes jogos procuram montar algumas estratégias que possam surpreender o adversário. Isso enquadra-se dentro daquilo que é o saber do treinador. Faz parte daquilo que é o conhecimento do jogo. Não tenho dúvidas de que vai haver de um lado ou do outro. Não posso dizer isso.

O que altera a não presença de Corona: O Sérgio sabe isso melhor do que eu. Corona é um jogador referenciado do FC Porto. Se o é, é porque tem muita importância no jogo ofensivo do FC Porto. Se ele não jogar, penso que vai jogar o Luis Díaz, mantendo-se a estrutura e os mesmos que normalmente têm jogado.

Repetir estratégia do Dragão: Claro que o momento não é o mesmo, o Nuno tem estado fora por lesão. Isso é uma condicionante. Vamos trabalhar em cima do que temos feito nesta segunda volta. A ideia está lá, e é isso que vamos lançar no jogo.

Corona no jogo? Não sei, não sou o treinador do FC Porto, nem estou na estrutura deles para saber disso. Um jogador que sai do jogo como saiu, com sintomas musculares, passados três ou quatro dias não joga. Se não for verdade, pode ser possível

Jogador do FC Porto em melhor forma e de que forma o planeia anular? O FC Porto é uma equipa que valoriza mais o coletivo. Primeiro a qualidade tem de ser coletiva. Há referências em qualquer equipa. O FC Porto tem no meio-campo jogadores com muita influência na forma como jogam e o Corona é um dos jogadores que tem essa influência em relação ao jogo ofensivo do FC Porto. 

Dúvidas na formação do meio-campo: Quando trabalhas com um plante onde tens jogadores com muita qualidade em quase todas as posições, quando lanças o onze tens sempre em alguma dúvida, não só na escolha dos jogadores, como também na estratégia para o jogo. Só há certezas absolutas depois do jogo. Aí é fácil. Difíceis são estas decisões que temos de tomar.

FC Porto fora do título? O FC Porto, neste momento, das três equipas que estão na frente, ainda pode sonhar com o primeiro lugar.. Nós também podemos sonhar enquanto for matematicamente possível. Não podemos ir contra a matemática.

Terceiro Clássico entre Benfica e FC Porto esta época: Podemos olhar para este jogo de várias maneiras. Nas últimas duas equipas que representei em Portugal ganhei dez ou doze vezes ao FC Porto, mas também perdi algumas. Neste espaço de cinco/seis meses, o FC Porto tem um treinador que está no clube há três anos. Neste momento, os jogadores do Benfica já têm mais tempo de treino comigo, já têm as ideias mais dentro daquilo que queremos e, neste momento, estamos muito melhores do que quando defrontámos o FC Porto nas últimas duas vezes.

Jogo decisivo na luta pelo segundo lugar? O jogo é importante para as duas equipas. Cada uma com os mesmos objetivos de poder ficar diretamente ligado à Champions, e outro ainda a sonhar com a possibilidade de chegar ao primeiro lugar que não é o Benfica. É 50 por cento para cada equipa. O Benfica ainda pode ganhar um título, e o FC Porto já não pode ganhar título nenhum.

Motivar jogadores na luta pelo segundo lugar: Quando não consegues alcançar os objetivos, e estás numa equipa grande como o Benfica, toda a estrutura, jogadores e treinadores, têm de estar motivados. Esse grande clubes têm de ganhar todos os jogos até se perderem os seus objetivos. Essa questão não se coloca. O Benfica ainda tem uma final para jogar, ainda não perdeu todos os objetivos. O nosso rival de amanhã é que já não tem objetivos. Nós ainda temos um que é curto, mas ainda é uma final. Se estiver a falar sobre o campeonato dou-lhe razão.

Artur Soares Dias é o mais indicado para o Clássico? É o um dos bons árbitros que temos. João Pinheiro é um arbitro de qualidade também. Penso que há quatro ou cinco árbitros que podiam apitar este jogo sem problemas, e um deles é o Artur Soares Dias.

Clima de impunidade no jogo pela presença de Conceição no banco? Acho que há um clima de impunidade no futebol português. Já disse na semana passada que as autoridades que mandam e têm competência estão a perder autoridade a todos os níveis. Se calhar este é um fator que transparece essa minha ideia. Quanto ao resto, já são outros problemas que me ultrapassam um pouco porque têm a ver com as leis desportivas, e eu não as sei a todas. Sei que normalmente no futebol as decisões são competências jurídicas do foro desportivo, e não de tribunais civis. Não me compete a mim analisar isso. Sérgio Conceição no banco? Ainda bem que ele vai estar no jogo. 

Presenças de Taarabt e Darwin: Amanhã ainda há treino, mas tenho a certeza que os dois vão estar no jogo.

Jogo: É mais um Clássico. Perspetiva-se um grande duelo de parte a parte, sempre com um resultado imprevisível. Nestes jogos não conta quem vai mais à frente ou mais atrás. Aquilo que sei é que vai ser um jogo bem disputado e equilibrado. O Benfica está super confiante face ao que tem feito nesta segunda volta. Acreditamos que temos todas as capacidades para ganhar como contra todos os adversários. Respeitamos o nosso rival. Sabemos que durante o jogo nos vai criar alguns problemas e estar por cima de nós. Tudo isso se enquadra dentro daquilo que é um jogo entre duas grandes equipas.

14h04: Começa a falar Jorge Jesus

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório