Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sp. Braga-Sporting: Candidatura leonina colocada à prova na Pedreira

Leões enfrentam, no Minho, um dos mais complicados testes até ao final da temporada, diante de um conjunto arsenalista que continua a 'sonhar' com a Liga dos Campeões.

Sp. Braga-Sporting: Candidatura leonina colocada à prova na Pedreira

É já este domingo que Sporting de Braga e Sporting medem forças na Pedreira, naquele que é o encontro 'cabeça de cartaz' da 29.ª jornada do campeonato português, que colocará à prova as ambições de uma e outra equipa na tabela classificativa.

Os leões, por um lado, viram a candidatura (não assumida) ao título 'balouçar' nas últimas semanas, no seguimento de um período 'negro' durante o qual somaram apenas uma vitória e três empates em quatro jogos, que fez com que a vantagem sobre o segundo classificado, o FC Porto diminuir para os quatro pontos.

Os arsenalistas, por outro lado, continuam à procura de recuperar alguma estabilidade do ponto de vista dos resultados, já que mantém vivas as esperanças do apuramento para a próxima edição da Liga dos Campeões, dada a distância de apenas dois pontos para o terceiro classificado, o Benfica.

Certo é que, nas respetivas conferências de imprensa de antevisão, quer Rúben Amorim, quer Carlos Carvalhal, fizeram questão de 'sacudir' a pressão, tendo ambos recusado catalogar esta partida de decisiva, pese embora o facto de estarmos a menos de um mês do final da presente temporada.

O Sporting de Braga-Sporting será ajuizado por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e tem o pontapé de saída agendado para as 20h (hora de Portugal Continental) deste sábado, no Estádio Municipal de Braga.

Treinador em discurso direto

Carlos Carvalhal

Plano de jogo: Queremos melhorar, porque podemos sempre melhorar, ser uma equipa competente, com personalidade, que respeita os adversários. Vamos para ganhar ao adversário mais difícil do campeonato, que ainda não perdeu e está em primeiro lugar.

Sporting: Tem apostado maioritariamente num sistema, com a variante da inclusão de uma mais um médio. Uma coisa é jogarem com o Paulinho, o Tiago Tomás e o Nuno Santos, outra, é com o Pote e o Daniel Bragança, com o Jovane também. Estamos preparados para os dois cenários.

Duas derrotas esta época: Foram dois jogos diferentes, mas em que dividimos o jogo. Penderam para o Sporting, como podiam ter pendido para o Sporting de Braga. Acima de tudo, foram dois jogos muito equilibrados e amanhã [domingo] espero também um jogo dividido.

Rúben Amorim

Sporting de Braga: Vai ser um jogo difícil, contra uma excelente equipa, que ainda está na luta, que tem experiência, que joga muito bem e em casa. Estão habituados a estes jogos, num sistema que se adapta ao nosso. O jogo pode ser decidido nos pormenores. Trabalhámos sobre isso, olhámos para os jogos que fizemos contra eles. Estaremos preparados. Sabemos da qualidade do Sporting de Braga, mas também sabemos da nossa, e vamos a jogo para vencer.

Final na Pedreira: Foi igualzinho. O primeiro treino foi de recuperação para os jogadores que não jogaram, o segundo durou 25 minutos. Foi sempre assim que fizemos. Preparámos muito bem o treino de hoje, vimos vídeos como temos que ver, preparámos as bolas paradas... Para nós é sempre uma final, desde o primeiro dia que são finais. Há que levar isto como mais um jogo do campeonato, sabendo que é uma fase em que não temos vencido tanto como vencíamos, mas faz parte.

Críticas a Paulinho: Não é um jogo decisivo para o Paulinho nem para o Sporting. É um jogo decisivo para o Sporting de Braga porque, se o Sporting ganhar em Braga, o Sporting de Braga está matematicamente afastado do título. Para nós é sempre decisivo, porque somos o Sporting e sabemos o peso do momento. Mas não é decisivo para o Sporting, e muito menos para o Paulinho. O Paulinho tem que fazer o que tem vindo a fazer. Para mim, é o melhor avançado português, e continua a ser.

Últimos resultados

Sporting de Braga: D-V-E-E-V

Sporting: V-E-E-V-E

Últimos onzes

Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Raúl Silva, Tormena, Sequeira, Galeno; Fransérgio, André Castro; Ricardo Horta, Gaitán e Abel Ruiz.

Sporting: Adán; Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Coates, Matheus Reis, Nuno Mendes; João Palhinha, João Mário, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves e Paulinho.

Ausências

Sporting de Braga: David Carmo, Francisco Moura, Iuri Medeiros (lesionados) e Andraz Sporar (emprestado pelo Sporting).

Sporting: Bruno Tabata (lesionado)

Leia Também: "As opiniões de outros são válidas, mas eu é que sou o treinador"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório