Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"As opiniões de outros são válidas, mas eu é que sou o treinador"

Rúben Amorim afasta a pressão e garante um Sporting "preparado" para a viagem a Braga.

"As opiniões de outros são válidas, mas eu é que sou o treinador"
Notícias ao Minuto

16:30 - 24/04/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim desvalorizou, este sábado, as conversas em torno de uma suposta crise instalada no Sporting, no seguimento da mais recente série de resultados. Na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Sporting de Braga, o treinador aproveitou, ainda, para deixar uma mensagem de confiança a Paulinho.

Lesão de Bruno Tabata pode ajudar Gonzalo Plata: Foram todos convocados menos o Tabata, que fica a fazer tratamento. Alguns jogadores vão ter que ficar de fora, mas, na nossa equipa, onde vai um vão todos. Amanhã vamos ver se vai para o banco ou fica de fora. Depende apenas do Plata. Está a trabalhar bem, tem recuperado os índices físicos, porque é diferente trabalhar na equipa principal e na B. O ritmo dos colegas ajuda muito.

Nuno Santos deixou de ser opção: É mais um jogador que está apto, e qualquer jogador convocado pode entrar no onze inicial. Não é tanto o que deixou de dar, o que aconteceu foi que outros jogadores aproveitaram um bom momento e ganharam lugar. Vamos fazendo a variação consoante o momento deles e o adversário. Vamos ver qual será o onze. Temos a equipa preparada. Quem for estará preparado para fazer um grande jogo em Braga.

Bruno Tabata e Feddal: O Tabata está fora. O Feddal está apto e foi convocado.

Paulinho tem estofo para dar a volta: Estofo teve ele, porque veio do Santa Maria até ser o jogador mais caro do Sporting. Chegou a internacional, lutou muito... É preciso é ter estofo para fazer o caminho, porque isto faz parte. Um jogador que vem para o Sporting tem que estar preparado para este nível de pressão. É bom para o Sporting voltar a ter este nível de pressão. É sinal de que o Sporting voltou ao seu lugar, e temos que enfrentar isto com naturalidade. Eu venho a avisar para estes momentos e vocês pensavam que era conversa. Faz parte do trabalho, e o Paulinho tem que se aguentar, assim como todos têm que aguentar, que isto é um grande clube.

Paulinho criticado nas redes sociais: Não é um jogo decisivo para o Paulinho nem para o Sporting. É um jogo decisivo para o Sporting de Braga porque, se o Sporting ganhar em Braga, o Sporting de Braga está matematicamente afastado do título. Para nós é sempre decisivo, porque somos o Sporting e sabemos o peso do momento. Mas não é decisivo para o Sporting, e muito menos para o Paulinho. O Paulinho tem que fazer o que tem vindo a fazer. Para mim, é o melhor avançado português, e continua a ser hoje. Ele faz o trabalho que tem que fazer, e tem-no feito. Concordem ou não, a opinião mais importante é a minha, porque eu é que ponho os jogadores a jogar.

Pressão tem provocado erros: Faz parte do campeonato, todas as equipas sentem o mesmo. Com estes empates nos últimos jogos, a distância para o segundo classificado diminuiu e a pressão aumenta. O João Mário falhou porque chutou para aquele lado. Se tivesse chutado para o outro, a bola tinha entrado, como entrou em vários penáltis, não tem nada a ver com a pressão. O Adán pensou em duas coisas ao mesmo tempo, ia bater a bola e depois pensou em passar. Foi a forma como li o lance. Se estivesse ansioso, tinha chutado a bola logo para a frente. O que vi foi um Adán muito confiante. É-me difícil fazer essas ligações. O que quero realçar é que, mesmo o João Mário tendo falhado o penálti, mesmo o Adán tendo tido aquele problema, mesmo aos 82 minutos estarmos a perder, marcámos e chegámos ao empate. É um sinal de vitalidade da equipa, que tem que estar tranquila. Enquanto eles correrem o máximo, não tenham problemas nenhum que a responsabilidade não é dos jogadores. Tenho muito orgulho neles e estamos no bom caminho. É continuar.

Jogo com o Sporting de Braga é uma final: Foi igualzinho. O primeiro treino foi de recuperação para os jogadores que não jogaram, o segundo durou 25 minutos. Foi sempre assim que fizemos. Preparámos muito bem o treino de hoje, vimos vídeos como temos que ver, preparámos as bolas paradas... Para nós é sempre uma final, desde o primeiro dia que são finais. Há que levar isto como mais um jogo do campeonato, sabendo que é uma fase em que não temos vencido tanto como vencíamos, mas faz parte.

Como potenciar Paulinho: Estamos a criar mais oportunidades, por isso é rematar melhor à baliza. Se estamos a ter mais oportunidades e a sofrer menos, cabe-me continuar nesse caminho. Nem sempre quando está tudo bem tem que se manter tudo. Fomos variando consoante o crescimento da equipa. Quando os resultados não aparece, as pessoas têm dúvidas, mas não vou mudar. Se acredito numa coisa, vou continuar até ao fim. Sou muito assim porque acredito, não é por mais nada. Já aconteceu no início, já aconteceu no Sporting de Braga, no Sporting... Vai acontecer ao longo da carreira. Estou muito blindado à opinião das outras pessoas, que são válidas, não estou a dizer que estou certo. Só que eu sou o treinador. Como tenho que escolher e não gosto de ser condicionado, escolho de acordo com isso.

Sporting de Braga: Vai ser um jogo difícil, contra uma excelente equipa, que ainda está na luta, que tem experiência, que joga muito bem e em casa. Estão habituados a estes jogos, num sistema que se adapta ao nosso. O jogo pode ser decidido nos pormenores. Trabalhámos sobre isso, olhámos para os jogos que fizemos contra eles. Estaremos preparados. Sabemos da qualidade do Sporting de Braga, mas também sabemos da nossa, e vamos a jogo para vencer.

Críticas ao Sporting: Não faço ideia, não leio nada, tenho zero redes sociais. Estou blindado nesse aspeto. Tento dar esse conselho aos jogadores, mas chega-lhes tudo pelas redes sociais. É a escolha de cada um. Cabe-me dar os conselhos que acho que devo dar. Faz parte do futebol, há fases boas e menos boas.

Antevisão

O Sporting joga, este domingo, uma importante cartada na luta pelo título de campeão nacional, na deslocação à Pedreira, onde terá pela frente o Sporting de Braga, naquele que é o jogo 'cabeça de cartaz' da 29.ª jornada da I Liga.

Antes disso, este sábado, Rúben Amorim irá passar pela sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irá antever o duelo com a antiga equipa, que orientou na temporada transata.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 15h45 (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador do conjunto verde e branco.

Leia Também: Ingleses 'loucos' por Eduardo Quaresma: "Pode tornar-se leão lá fora"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório