O Sporting empatou, nesta quarta-feira, diante do Belenenses SAD, 2-2, no estádio de Alvalade, num duelo relativo à 28.ª jornada da I Liga.
Um empate que soube a vitória para os leões, visto que aos 83 minutos perdiam por 0-2 e chegaram à igualdade na recta final da partida. O golo do empate chegou no último suspiro, de grande penalidade, por intermédio de Jovane Cabral. Pela sétima vez nesta I Liga o leão marcou em tempo de compensação. E dos sete golos, cinco valeram pontos.
Coates abriu a esperança leonina, aos 83 minutos, após dois golos de Cassierra. O segundo golo do avançado colombiano que nasceu de uma fífia tremenda de Adán.
Com este resultado, os leões estão, à condição, com sete pontos de avanço para o FC Porto, que apenas entra em ação nesta quinta-feira. Por sua vez, os azuis subiram à 10ª posição, e somaram mais um ponto para a tão desejada manutenção (agora com quatro de avanço para o Marítimo, que se situa no lugar que dá acesso ao play-off de descida).
Figura
Nuno Mendes assinou uma exibição estelar e, indubitavelmente, jogou a uma velocidade bem acima dos restantes. Ligou o 'turbo' pelo corredor canhoto e foi um cabo das tormentas para o eixo defensivo dos azuis. Ganhou a primeira penalidade (falhada por João Mário) e rubricou uma avalanche de passes de ruptura. Com pulmão até ao fim, este leão muito deve ao internacional português todo o oxigénio que recebeu nesta partida.
Surpresa
Cassiera quase tirava a 'virgindade' a este leão que está invencível até hoje no campeonato. Porém, esteve a segundos de a perder e muito por culpa do avançado colombiano que se assumiu num 'rato' de área na hora de rubricar o primeiro remate certeiro, bem como na procura do erro de Adán no momento em 'beijou' o marcador pela segunda vez.
Desilusão
Provavelmente assinou a pior exibição desde que chegou a Alvalade, afinal tem por hábito ser um 'abono de família' para os leões, mas, desta feita, assim não sucedeu. Adán cometeu uma 'casa' de todo o tamanho, no início da etapa complementar, após um desequilíbrio fatal que permitiu ao Belenenses SAD dilatar a vantagem no marcador.
Treinadores
Rúben Amorim: Mantém a invencibilidade e esteve a segundos de a perder. A verdade é que o leão está a perder fulgor e já deixou voar mais pontos na segunda volta do que em toda a primeira, porém, e com muito coração, chegou a uma igualdade que nasceu de alterações promovidas pelo técnico verde e branco. O primeiro golo nasceu de uma assistência de Nuno Santos e o segundo de uma grande penalidade convertida por Jovane Cabral.
Petit: Esteve perto de conseguir quebrar a tão desejada 'virgindade' ao leão, mas um castigo máximo no último suspiro puniu uma equipa que esteve durante quase toda a partida de lição bem estudada, e com a astúcia suficiente de romper a 'muralha' de Adán nos poucos lances que dispôs para a romper.
Árbitro
Nuno Almeida saiu de Alvalade com nota positiva. Bem no capítulo disciplinar e nas duas grandes penalidades assinaladas a favor do Sporting. Justifica-se o minuto adicional que acrescentou nos descontos, por força das duas substituições que sucederam na Belenenses SAD.
Leia Também: "Connosco vai ser sempre assim a lutar até ao último minuto"