No poupar está o ganho: As notas do Tondela-FC Porto

Toni Martínez e Marko Grujic, habituais opções secundárias de Sérgio Conceição, aproveitaram a rotação promovida pelo treinador para dizer ‘presente’, numa vitória que deixa os dragões, provisoriamente, a cinco pontos da liderança da I Liga.

CD Tondela v FC Porto - Liga NOS

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
11/04/2021 08:00 ‧ 11/04/2021 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Análise

O FC Porto irá passar, este domingo, a noite 'colado' ao ecrã da televisão para acompanhar o Sporting-Famalicão, uma vez que o triunfo conquistado sobre o Tondela, na deslocação ao estádio João Cardoso, deixou, provisoriamente, a liderança da I Liga a uma distância de apenas cinco pontos.

Os dragões estiveram longe de encher uma exibição de 'encher o olho', mas fizeram um trabalho mais do que suficiente para levar de vencida um conjunto auriverde que, acima de tudo, preocupou-se em defender o resultado. Uma estratégia que durou apenas... 19 minutos.

Após duas oportunidades desperdiçadas, primeiro por Marko Grujic, e depois por Evanilson, Toni Martínez, aposta a titular de Sérgio Conceição em detrimento de Moussa Marega, apareceu na grande área a amortecer e a 'disparar' para o fundo das redes, no seguimento de um belo passe longo de Pepe.

Após o golo, o FC Porto recuou linhas e o Tondela aproveitou para, por fim, conseguir ter alguma bola, após uns instantes iniciais de autêntico 'sufoco'. No entanto, nunca conseguiram criar qualquer tipo de incómodo a Agustín Marchesín, com exceção de um potente remate desferido por Jaume Grau à beira do apito para o intervalo.

Uma tendência que se manteve no segundo tempo. Os homens da casa conseguiram fazer circular a bola no terreno oposto, mas sem nunca causar embaraços ao adversário, que deu a 'machadada final' já aos 83 minutos. Mehdi Taremi, que tinha entrado menos de dez minutos antes, aproveitou um cruzamento de Otávio para, na insistência, fazer o gosto ao pé.

Com este triunfo, o FC Porto passou a somar 60 pontos, menos cinco do que o líder da I Liga, o Sporting, que ainda tem encontro marcado com o Famalicão. Já o Tondela, permanece com 28 pontos, tantos quanto Gil Vicente (que tem encontro marcado com o Moreirense) e Rio Ave, com quem partilha o décimo lugar.

Figura

Toni Martínez continua a ganhar espaço nas opções de Sérgio Conceição, e aproveitou a primeira titularidade pela equipa principal em quase três meses para mostrar o que vale. Esteve presente nas duas grandes oportunidades do FC Porto na primeira parte. Primeiro, fez o gosto ao pé com um belo gesto técnico, e depois, lançou Jesús Corona, que atirou para a defesa de Trigueira. Um claro sinal de que está preparado para mais.

Surpresa

Sérgio Oliveira foi poupado a pensar na Liga dos Campeões, pelo que voltou a recair sobre Marko Grujic a responsabilidade de assumir o controlo das operações no meio-campo. O internacional sérvio respondeu, uma vez mais, com nota positiva, tal com já tinha acontecido diante do Chelsea. Deu o primeiro sinal de perigo da tarde, quanto cabeceou para as mãos de Trigueira, e ‘encheu’ o centro do terreno.

Desilusão

Zaidu Sanusi foi um dos jogadores em melhor plano do FC Porto na primeira mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, diante do Chelsea, mas pareceu ter deixado a cabeça em Sevilha, tais as desatenções defensivas que foi somando ao longo dos 90 minutos. Ofensivamente, onde até costuma mostrar-se mais produtivo, também ficou aquém das expetativas.

Treinadores

Pako Ayestarán: Exibição fraca do Tondela, numa tarde em que podia ter aspirado a surpreender, dada as poupanças levadas a cabo por Sérgio Conceição. Os auriverdes limitaram-se a defender e, assim que recuperavam a bola, procuravam ‘despachá-la’ na frente, em Salvador Agra ou Mario González. A equipa cresceu ligeiramente após o golo de Toni Martínez, mas também graças ao facto de o adversário ter recuado linhas.

Sérgio Conceição: No meio de uma eliminatória europeia, o treinador do FC Porto optou por poupar algumas peças nucleares, como Chancel Mbemba ou Moussa Marega, e a equipa respondeu bem. Ainda que sem nunca encantar, o conjunto azul e branco assinou um desempenho suficiente para levar os três pontos para casa. Era, no entanto, escusado o ‘sofrimento’ causado pelo excessivo recuar de linhas após o golo inaugural.

Árbitro

A chuva que se abateu na Beira Alta instantes antes do apito final ‘encharcou’ o relvado e deixou o jogo propício a mais choques entre jogadores. Fábio Veríssimo soube entender as circunstâncias e procurou deixar jogar. Ainda assim, o juiz deixou-se cair em ‘vícios antigos’ e, aqui e ali, não resistiu a apitar faltas desnecessárias que impediram a partida de ganhar mais alguma fluidez.

Leia Também: O golo de Taremi que selou a vitória do FC Porto em Tondela

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador do Benfica Vangelis Pavlidis pede namorada em casamento

Vangelis Pavlidis

Jogador do Benfica Vangelis Pavlidis pede namorada em casamento

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do Presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas