Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Sinto-me muito bem aqui. Este projeto é a minha cara"

Treinador do Sporting fez a antevisão ao jogo com o Santa Clara.

"Sinto-me muito bem aqui. Este projeto é a minha cara"
Notícias ao Minuto

19:00 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim fez, esta quinta-feira, a antevisão ao jogo com o Santa Clara, agendado para amanhã, sexta-feira, e referente à 22.ª jornada da I Liga. A renovação de contrato, anunciada minutos antes, foi o principal tema da conferência de imprensa.

Luiz Phellype: "Todos os miúdos que estão na equipa B ou sub-23 têm as portas abertas. Não só o Luiz Phellype, que é um jogador de equipa A mas que está a passar um processo complicado... Todos os miúdos, se estiverem bem, têm a porta aberta na equipa principal."

Champions: "Obviamente que é um objetivo do nosso clube. Sempre foi. Este projeto, a longo prazo, precisa de dinheiro. É preciso valorizar os jogadores, é preciso ganhar a capacidade de lançar jovens e ficar com eles mais tempo... A Champions é uma montra, o dinheiro que entra diretamente, os patrocínios... É muito importante. É ganhando ao Santa Clara que vamos conseguindo esses objetivos."

Futuro: "Eu teria que confirmar que são 30 milhões da cláusula de rescisão e eu não vou confirmar nada. Obviamente os contratos são feitos com a confiança das duas partes. Enquanto estiver feliz no Sporting, não será por razão do dinheiro ou de outra coisa qualquer. Se me quiserem mandar embora, aí será uma questão de me pagarem tudo (risos). Sinto-me muito bem aqui. O projeto é a minha cara."

Mais pressão: "Há mais pressão porque o clube está noutro nível. Eu já conheço melhor o clube, e o clube já me conhece melhor a mim. Logo aí, aumenta a pressão."

Plata: "Temos muitas esperanças no Plata, mas ele tem que crescer não só como jogador. Como atleta, profissional de futebol... Relembrar o passado dele, de onde veio e não foi assim há tanto tempo. E eu também tenho que aprender a lidar com o Plata. Lembrar que o Silas quando esteve aqui foi o melhor momento do Plata. Às vezes a ligação que se tem com os treinadores ajuda nisso. Vou aprender e perceber melhor o Plata. Ele também vai crescer muito, a exigência é muito grande e ele tem que perceber isso. Ele tem a idade de muitos jovens que estão a jogar agora, mas ele tem uma formação diferente. Os outros estão habituados desde pequenos a ser muito profissionais na sua profissão. Há treinadores que lidam melhor com isso do que outros e o Plata terá tempo para se afirmar no nosso clube. Joga com a equipa B mas joga com o símbolo do Sporting. Está a crescer e mais cedo ou mais tarde voltará à equipa A."


Varandas: "Penso que o presidente é mais importante, porque haveria sempre presidente sem treinador. Eu só estou aqui por causa do presidente. O principal responsável por estar aqui é ele."

Objetivo de ser campeão?: "O nosso objetivo passa por ganhar jogos, elevar a formação, ganhar títulos... Isso deve ser uma consequência do trabalho em si. A ambição não muda pelo novo contrato. Jogo a jogo é mais fácil lidar com isto que estamos a viver."

O que disse há um ano: "Sinceramente era um cenário difícil de imaginar, mas não esperava ficar no terceiro lugar na temporada passada. Por mais difícil que soubesse que era, com a revolução que começámos a fazer. Chamámos muito jovens, mas não imaginaria que não iríamos conseguir o terceiro lugar. Agora estamos num bom momento e num bom lugar. Pode mudar daqui a quatro jornadas. Se mudou desde esse quarto lugar para hoje, pode mudar outra vez. Há que ter sempre isso na cabeça e trabalhar jogo a jogo, como temos vindo a fazer."

Renovação, mais uma vez: "Nós temos uma ideia para o clube a longo prazo e fizemos esse acordo. Por outro lado, aquilo que eu disse na Taça da Liga. Agora, para me mandarem embora têm que pagar um bocadinho mais (risos). É a única diferença que há no contrato. O foco passa pelo próximo jogo. Não interessa os supostos interessados no treinador, não interessa tanto o contrato, sendo obviamente um sinal de confiança. Nós sabemos que se não ganharmos ao Santa Clara tudo mudo. Temos muito que fazer e por crescer. Precisamos de vencer."

Equipa perder o foco depois do Clássico?: "Era um jogo na casa do campeão nacional. O saldo não foi assim muito positivo, mas mantivemos a vantagem para o FC Porto. Não fizemos uma grande exibição. Defendemos muito bem, tivemos bons momentos, mas faltou-nos muitas coisas. Sabemos da qualidade do Santa Clara. Estamos na quarta jornada da segunda volta... É importante que os sportinguistas percebam que se começam a fazer contagem decrescente a ansiedade vai crescer. Ainda falta muito. Temos que vencer o Santa Clara, na semana passada perdemos um ponto para o segundo classificado."

Renovação: "Ambas as partes quiseram prolongar o contrato. Foi uma conversa rápida e amigável. O Sporting estava contente comigo e eu estava contente com o Sporting e então aumentámos a nossa ligação. Foi isso que aconteceu."

Balanço do ano: "Foi muito o que é o futebol, com altos e baixos. Com momentos muito bons, outros complicados, com muito trabalho. Há muito a fazer. Conquistámos a Taça da Liga, trouxemos muita gente da formação para o clube... É um balanço normal, com períodos bons e maus. Temos de continuar."

Renovação até 2024: "Antes de mais, lamentar a morte de Maria José Valério. Vai ser eterna entre nós porque deixa a marcha do Sporting. Um abraço para toda a família. A renovação é o confirmar do que tínhamos planeado aqui. Aumentar o prazo, sabendo que ainda há muito para fazer. O que conta é ganhar o próximo jogo. Os contratos às vezes valem pouco. Os resultados têm muita força."

Santa Clara: "Já o Portimonense estava num bom momento, o Paços não perdia desde a 9 jornada, agora vamos encontrar uma equipa muito moralizada e no melhor momento da época e com um jogador, e vi numa entrevista que o treinador do Santa Clara disse-o... O Morita melhorou a equipa na fase de construção. É uma equipa moralizada a querer vencer o Sporting. Jogar em Alvalade é sempre um extra. Queremos fazer um bom jogo e ganhar."

Leia Também: "Se eu mandasse, renovava com Rúben Amorim por 10 anos"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório