Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Félix da Costa em exclusivo: "Tenho de mostrar no braço que sou melhor"

É já esta sexta-feira que arranca o Campeonato do Mundo de Fórmula E e com uma novidade. Pela primeira vez na história da disciplina, vai realizar-se uma corrida noturna em Riade, na Arábia Saudita.

Félix da Costa em exclusivo: "Tenho de mostrar no braço que sou melhor"
Notícias ao Minuto

08:01 - 25/02/21 por Ruben Valente

Desporto Fórmula E

Que se apaguem as luzes e que comece a ação! É já esta esta sexta-feira, às 17h00 (hora portuguesa) que arranca o Campeonato do Mundo de Fórmula E, pelo primeiro ano sob a alçada da Federação Internacional do Automobilismo (FIA).

É na Arábia Saudita, mais concretamente em Riade, que António Félix da Costa vai iniciar a defesa do título conquistado em 2020.

Debaixo da noite do Médio Oriente, o português e todos os restantes pilotos da grelha terão pela primeira vez na história da Fórmula E uma corrida noturna.

Será uma prova diferente e que trará, certamente, ingredientes especiais para este início de temporada. O Desporto ao Minuto falou com António Félix da Costa durante esta semana, e as expectativas do piloto da DS Techeetah são altas. O objetivo é, claro está, revalidar o título, mas o português sabe que a concorrência não irá facilitar.

Nova época, novo carro. Fizeram bons desempenhos nos testes e parecem continuar com ligeira vantagem nesse sentido. Sentes que tens o melhor carro do grid?

Bem, na verdade, nós vamos manter o carro de 2020 nesta primeira prova aqui na Arábia Saudita. Só vamos estrear o carro novo na corrida de Roma. Testámos já muito com o carro novo, mas, por razões de garantia de fiabilidade, decidimos para esta primeira prova manter o carro da época passada. As melhorias são essencialmente na questão da melhor eficiência possível na gestão da energia das baterias.

Se tivesses de escolher o piloto que mais trabalho te dará na defesa do teu título, quem escolherias e porquê?

É difícil dizer um, pois o nível de pilotos na Fórmula E é verdadeiramente fortíssimo. No entanto, se tiver de considerar um, diria o Vergne, pois é aquele que utiliza o mesmo material que eu, o mesmo carro. Como tal, tenho de mostrar no braço que sou melhor que ele, e, sendo ele um excelente piloto, isso é, de facto, um fator adicional de motivação para mim. Ao inicio, para conquistar o meu espaço, demorou e foi duro, mas penso que consegui fazê-lo da melhor forma e tenho o respeito total da equipa."

Notícias ao Minuto A nova decoração do carro da DS Techeetah, conduzido por António Félix da Costa© Getty Images

Quais as tuas expectativas para esta primeira corrida, que será noturna? Para ti é algo que te complica a condução?

"Vamos ver, é uma experiência nova para todos e a primeira vez na história da Fórmula E. Claro que já corri à noite nas provas de resistência como Le Mans ou Daytona, mas vamos ver qual o nível de luminosidade artificial da pista. É, sem dúvida, mais um factor desafiante para os pilotos, mas eu por norma dou-me bem com novidades e surpresas."

Imagina este cenário: Estás na última corrida do campeonato com o título na mão e com o Vergne e Di Grassi atrás de ti. Na parte final da corrida, a tua equipa diz-te que tens menos de 10% de bateria do que o Vergne e que o melhor é deixá-lo passar para o título não ir para o Di Grassi. O que farias?

"Se eu tivesse menos de 10% seria sinal de muito mau trabalho nosso, é um cenário totalmente irrealista esse. Mas, se por ventura acontecesse, teria de deixar não o Vergne, como o di Grassi e todos os outros, pois estaria numa situação impossível de lutar contra os meus adversários. De qualquer forma, indo ao ponto que queres ir, sim, sempre que somos avisados de deixar passar o nosso colega de equipa, devemos fazê-lo pois a equipa tem uma leitura total da corrida muito mais exata e sabe perfeitamente o que é o melhor para a equipa enquanto um todo. Ser piloto profissional é isso, jogar em equipa e saber abdicar de nós próprios quando assim tem de ser. De qualquer forma, devo dizer que nunca senti qualquer favorecimento da equipa nem para comigo nem com o Vergne."

Por fim, deixa-me colocar-te um desafio para fazer uma antevisão geral da temporada. Completa a frase: A época perfeita seria se...

"Entrasse a vencer neste fim de semana e terminasse também a vencer, trazendo o bicampeonato para Portugal!"

Notícias ao Minuto

Poderá acompanhar na íntegra o Campeonato do Mundo de Fórmula E através das emissões da Eurosport ou Eleven Sports. Recorde também o calendário da temporada, que devido à pandemia de Covid-19 poderá sofrer alterações.

Calendário FIA Fórmula E 2021

  1. Riade (Arábia Saudita) - 26 fevereiro
    2. Riade (Arábia Saudita) - 27 fevereiro
    3. Roma (Itália) - 10 abril
    4. Valencia (Espanha) - 24 abril
    5. Mónaco (MON) - 8 maio
    6. Marraquexe (Marrocos) - 22 maio
    7. Santiago (Chile) - 5 junho
    8. Santiago (Chile) - 6 junho
    * Restante calendário a ser anunciado

Leia Também: É possível chegar à F1 sozinho? A relevância do coaching no automobilismo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório