Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"O ADN do Sporting passa por vencer títulos"

Rúben Amorim garante que a equipa "está pronta" para o Clássico com o FC Porto.

"O ADN do Sporting passa por vencer títulos"
Notícias ao Minuto

18:31 - 18/01/21 por Notícias Ao Minuto

Desporto Rúben Amorim

Rúben Amorim garantiu, esta segunda-feira, em conferência de imprensa, que a equipa do Sporting "está pronta" para o Clássico com o FC Porto. O treinador leonino recusou, de resto, encarar o adversário como estando enfranquecido devido aos casos de Covid-19.

Rúben Amorim

Dois percalços consecutivos: Foram dois resultados a que não estávamos habituados. Encontrei a equipa muito concentrada. Não encontrei a mesma alegria, o que é bom sinal, mas nada desconfiada. Continuam a acreditar no processo e estão preparados para o próximo jogo, que é um jogo importante.

Juventude pode notar-se no Clássico: Em termos de maturidade, estamos abaixo do FC Porto, mas a juventude pode compensar por outro lado. Talvez a irresponsabilidade saudável da equipa possa fazer ultrapassá-la certos momentos. É uma equipa confiante, que está em primeiro no campeonato e está pronta para este jogo.

Sporting com maior responsabilidade: Tivemos menos um jogo do que o FC Porto nesta fase, não tivemos a Supertaça, pelo que não há grande diferença. Quanto aos casos de Covid-19, também já os estivemos, é algo para o qual os clubes já estão preparados. O FC Porto vai sempre apresentar uma grande equipa, com jogadores internacionais. Só quem não conhece aquele treinador, aquele grupo e aquele clube é que pode pensar que vai ter alguma facilidade. Sabemos da dificuldade do jogo, estamos preparados e não vamos facilitar. Queremos vencer.

'Bolha' higiénica não está a funcionar: É difícil controlar tudo. Todos apanham, até o Presidente da República, uma pessoa muito controlada, está sempre entre testes positivos e negativos. Isso ultrapassa-me um pouco. Temos é que pensar no dia de amanhã e salvaguardar a vida das pessoas, mas a vida das pessoas também passa muito por continuarmos o país. Se somos tão testados e não conseguimos anular os casos, temos que nos proteger. Não somos Inglaterra nem França, que podem parar tudo e recomeçar de onde pararam. Sabemos das dificuldades do futebol português. Não somos nós que vamos sofrer em caso de isto parar. Quem vai sofrer são pessoas à volta do clube. Damos a cara por essas pessoas que não dão a cara como nós e damos o exemplo. Temos que aguentar o barco e penso que vamos conseguir.

Venceu a Taça da Liga no ano passado: Estava no Sporting de Braga e o título é do Sporting de Braga. Agora, estamos no Sporting e queremos trazer a Taça para Alvalade. Queremos ganhar, o grupo precisa destes jogos e precisa de aprender que o ADN do Sporting passa por vencer títulos. Quero ganhar o título como treinador do Sporting, assim como muitos jogadores do Sporting que ainda não ganharam títulos. Temos que entrar com tudo.

Impacto de ser campeão e ser eliminado da Taça da Liga: Só vamos saber no fim. Vai ter impacto na forma como as pessoas olham para o treinador. Sei da pressão que é ser treinador do Sporting e ser eliminado da Liga Europa e da Taça de Portugal. O Sporting está no bom caminho. Os jogadores não têm que sentir pressão, a equipa estava muito melhor do que se pensava. Não vai ser isto que vai alterar o nosso caminho.

O que perguntaria a Sérgio Conceição: Perguntaria o 'onze' e como ia jogar, era nisso que estaria interessado.

FC Porto sem Sérgio Oliveira: Vai ser uma grande equipa, com muitas rotinas. O Sérgio Oliveira é um jogador com muita influência no jogo, mas reduzir o FC Porto a Sérgio Oliveira seria um erro. Espero uma equipa parecida ao que é sempre, muito agressiva, muito forte nos espaços... O Pepe deve ter mais finais de Liga dos Campeões do que o Inácio tem de jogos na I Liga. Esperamos uma equipa muito experiente nestes momentos, com muita qualidade, contra uma equipa jovem, mas com muita ambição. Temos que sofrer, jogar e tentar vencer.

Sporting tem que correr mais: O Sporting não correu bem porque não ganhou... Corremos muito pior contra o Belenenses SAD, que foi o exemplo mais claro. As pessoas olham muito para o resultado, o nosso trabalho é olhar para além do resultado. É difícil correr mais do que o FC Porto, porque o FC Porto corre muito, mas nós também corremos muito. Gostamos de trabalhar. Não vamos correr menos do que o FC Porto e vamos igualar na agressividade, que é muito importante.

Sporting favorito na final four: O Sporting está melhor do que no passado. Somos candidatos a vencer todos os jogos. Desde o primeiro momento que dissemos que somos candidatos na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Somos candidatos, mas não somos favoritos, porque os clubes que lá estão têm a sua qualidade. Estamos em pé de igualdade. Temos talento e vamos tentar fazer o melhor.

Sporar e Nuno Mendes podem regressar: É um pouco frustrante, mas não foi por isso que empatámos com o Rio Ave. Não nos vamos esconder, mas que fomos prejudicamos, fomos. O regresso é sempre bom. Não é só jogadores que se perde, é difícil lidar com estes surtos no balneário. São mais dois jogadores, estão saudáveis. Agora é ir a jogo e tentar vencer.

João Pedro Araújo

Andraz Sporar e Nuno Mendes testaram positivo à Covid-19 na passada quarta-feira, dia 13, no teste PCR que antecedeu a 14.ª jornada da I Liga, em consonância com o protocolo delineado pelas autoridades de saúde e pela Liga. Como é sabido, o Sporting sempre cumpriu e cumprirá os planos de testagem protocolados, tendo até adotado medidas adicionais, como rastreios internos diários utilizando teste rápidos, também em virtude do agravamento do quadro epidemiológico do país.

Em virtude da dissonância entre os testes realizados internamente e os testes de PCR, foram realizados mais dois testes PCR noutros dois laboratórios distintos. Um na passada sexta-feira e outro no sábado. Ambos os resultados foram negativos, pelo que pode concluir-se, em concordância com o facto de os atletas terem estado sempre assintomáticos e após um rastreio que não detetou um foco de contágio, que os resultados que antecederam a partida da 14.ª jornada com o Rio Ave foram falsos positivos.

A direção clínica do Sporting quer deixar bem claro que reconhece o extremo valor destes testes no combate à pandemia, tanto que a evidência científica remete-nos para valores de especificidade dos testes superiores a 99%. Quer isto dizer que a probabilidade de um teste ser positivo e a pessoa não estar infetada é inferior a 1%. Convém também dizer que a literatura científica remete estes erros para possíveis contaminações da amostra durante a recolha ou o processamento. É com mágoa que registamos este erro porque, como toda a gente sabe, foi um lapso que obrigou, de forma errada, a direção clínica a privar a equipa técnica de dois elementos do plantel contra o Rio Ave.

Gostaria de agradecer às autoridades de saúde e aos laboratórios pela colaboração e pela célere resposta, esperando que ambos os atleta possam estar disponíveis para utilização no jogo de amanhã.

Antevisão

Depois de dois 'deslizes' consecutivos, contra Marítimo (Taça de Portugal) e Rio Ave (I Liga), o Sporting procura, esta terça-feira, voltar às vitórias, no Clássico com o FC Porto.

Antes disso, esta segunda-feira, Rúben Amorim irá passar pela sala de imprensa do estádio de Alvalade, onde irá antever a primeira meia-final da Taça da Liga.

Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a partir das 18h (hora de Portugal Continental), a conferência de imprensa do treinador leonino.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório