Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

FC Porto-Sporting: O rei, os veteranos e os 'miúdos' que estão à espreita

Equipa azul e branca tem muito mais experiência no que aos confrontos com o Sporting diz respeito. Irreverência dos leões vai chegar para fazer a diferença?

FC Porto-Sporting: O rei, os veteranos e os 'miúdos' que estão à espreita
Notícias ao Minuto

08:00 - 18/01/21 por Ruben Valente

Desporto Clássico

Esta terça-feira disputa-se mais um Clássico do futebol português. FC Porto e Sporting voltam a defrontar-se esta temporada, depois do empate em Alvalade (2-2) a contar para o campeonato. Desta feita, o encontro diz respeito à meia final da Taça da Liga, que se vai disputar em Leiria.

E, apesar dos leões estarem em 1.º na I Liga, esta é outra competição e num Clássico, como todos sabemos, tudo pode acontecer. O Desporto ao Minuto foi à procura de um elemento diferenciador e encontrou um plantel muito mais experiente que outro em duelos entre si.

Nem sempre a idade é um posto ou a experiência totalmente decisiva. Contudo, a verdade é que a habituação aos grandes palcos, neste caso nos duelos entre si, pode pesar. O plantel do FC Porto tem vários jogadores com inúmeros Clássicos já disputados.

'Reis' dos Clássicos 

Tecatito Corona (12), Pepe (11) ou Marega (11) são alguns dos mais experimentados em jogos frente ao Sporting, mas a lista de 'experientes' em Clássicos é longa no Dragão. Otávio (10), Sérgio Oliveira (8) ou o próprio Manafá (4) são outros dos jogadores já rodados nestes palcos. Porém, se analisarmos a equipa verde e branca, só existem três com mais experiência e um deles nem sequer tem sido opção esta temporada.

Notícias ao MinutoJesús Corona em ação no último Sporting-FC Porto© Global Imagens

Coates (14), Ristovksi (7) e João Mário (6) são os atletas mais habituados a jogos diante do FC Porto. Na lista seguem-se Renan Ribeiro (4), Ilori (3), Plata (3) e Luiz Phellype (3), jogadores que também não somam muitos minutos às ordens de Rúben Amorim. De referir deste lote, o avançado brasileiro tem estado arredado desde o início da época devido a lesão.

De resto, e ainda sobre o plantel leonino, todos somam dois ou menos jogos frente aos dragões. E, feitas as contas ao total dos dois grupos de trabalho, os jogadores do FC Porto têm, no somatório de cada um, mais 22 Clássicos diante do Sporting. Os atletas da equipa azul e branca somam 88 Clássicos disputados contra 66 dos jogadores do Sporting.

Os estreantes

Apesar de quase todos já terem disputado um Clássico entre leões e dragões, há alguns jogadores de ambos os plantéis que nunca foram a jogo e que podem somar neste encontro da meia-final da Taça da Liga o seu primeiro Clássico.

Há seis futebolistas, três de cada lado que podem fazer a sua primeira aparição nestes jogos e começando pelo FC Porto, Diogo Costa, Grujic e Evanilson podem estrear-se diante do Sporting se Sérgio Conceição assim o entender. Quanto a Rúben Amorim pode lançar pela primeira vez diante dos azuis e brancos Gonçalo Inácio, Daniel Bragança e Bruno Tabata.

Notícias ao MinutoDaniel Bragança num encontro frente ao B-SAD

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório