Powered bySolverde
Disclaimer

Conmebol solidária com Cavani, suspenso por racismo em Inglaterra

A Confederação de Futebol Sul-americana (Conmebol) manifestou-se hoje solidária com o internacional uruguaio Edinson Cavani (Manchester United), suspenso por três jogos pela Federação Inglesa de futebol (FA) por racismo.

Conmebol solidária com Cavani, suspenso por racismo em Inglaterra

©

Lusa
05/01/2021 15:32 ‧ 05/01/2021 por Lusa

Desporto

Premier League

O avançado de 33 anos foi punido por ter escrito "gracias negrito" ('obrigado, negrinho', em tradução livre) numa publicação no Twitter, após ter recebido elogios de um amigo pelos dois golos marcados ao Southampton (3-2), em 29 de novembro de 2020.

Segundo a Conmebol, a FA "claramente não considera as características culturais e o uso de certos termos na fala quotidiana do Uruguai", pode ler-se num comunicado divulgado por aquela confederação.

O "contexto" das declarações e as "peculiaridades culturais de cada jogador e país" devem ser tidas em conta, defendem, referindo que o "caso pontual" de Cavani "não configura" uma "manifestação racista ou discriminatória", que querem "condenar sempre".

A posição da Conmebol segue-se a uma posição crítica tomada tanto pelo Sindicato dos Futebolistas Uruguaios (AFU) como pela Academia de Letras do Uruguai, que consideraram a decisão discriminatória e "ignorante".

Nem Cavani, que pediu desculpa, nem o Manchester United apelaram da decisão, por quererem respeitar os esforços do futebol inglês contra o racismo, com o jogador a pagar ainda uma multa de mais de 111 mil euros e a ter de marcar presença numa ação de formação educacional.

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Diogo Jota

Rita Ferro Rodrigues critica cobertura do funeral de Diogo Jota e André

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas