Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Gedson não é o único emprestado em dificuldades: Eis o ponto de situação

Jota e Tomás Tavares ainda não convenceram em Espanha, mas a seu favor têm o facto de apenas terem chegado no verão. Krovinovic regressou a uma casa que tão bem conhece e Tiago Dantas começou a aventura no Bayern pela porta da equipa B. Mas há mais para analisar.

Gedson não é o único emprestado em dificuldades: Eis o ponto de situação
Notícias ao Minuto

08:00 - 17/11/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

Quando um clube empresta um jogador o objetivo passa quase sempre pela sua valorização, tanto financeiramente como desportivamente. A atual situação de Gedson Fernandes no Tottenham tem sido tema dominante nos últimos dias, e o Benfica tem, de facto, razões para estar preocupado. O jovem médio português soma apenas uns escassos 63 minutos de jogo, acumulados numa única partida da Taça da Liga inglesa, e o regresso à Luz em janeiro é um cenário muito provável.

No entanto, Gedson Fernandes não será o único jogador cedido que merece a atenção dos responsáveis encarnados. Com vários jogadores espalhados pelo mundo, vivem-se vários tipos de circunstâncias que, refira-se, podem mudar a qualquer momento. 

Vamos, por isso, analisar caso a caso, deixando, desde já, a ressalva de que esta ainda é uma altura muito prematura para serem retiram ilações e conclusões definitivas.

Entre atletas provenientes da formação e jogadores sem jogos pelo Benfica, eis o ponto de situação dos 13 emprestados.  

Florentino Luís

O jovem médio de 21 anos é visto como um dos maiores talentos da Academia do Benfica, e, este verão, rumou ao Mónaco depois de perceber que não seria aposta de Jorge Jesus. Contabiliza quatro jogos ao serviço do emblema do Principado, mas nos últimos compromissos tem sido presença assídua no banco de suplentes depois de duas titularidades.

Jorge Jesus já afirmou que pediu ao presidente para o emprestar, mas sem opção de compra.

Valor de mercado: 18 milhões de euros

Carlos Vinícius 

O avançado brasileiro foi o artilheiro da última edição do campeonato português, mas perdeu espaço no Benfica com a chegada de Darwin Núñez e Luca Waldschimdt. Rumou ao Tottenham, mas dificilmente irá tirar o lugar a Harry Kane. Tem sido aposta no decorrer de alguns jogos, mas foi no único jogo em que alinhou de início que teve mais impacto: duas assistências diante do LASK. Ainda não marcou em terras de Sua Majestade. 

Valor de mercado: 20 milhões de euros

Tiago Dantas

Outro produto do Seixal que entusiasma os adeptos encarnados. Esses mesmos adeptos que ficaram surpreendidos com a saída de Dantas para o Bayern Munique a título de empréstimo. Na chegada a Alemanha, o jovem médio de 19 anos iniciou a aventura bávara pela porta da equipa B, mas comparece na fotografia oficial do plantel principal do todo-poderoso alemão. Já mereceu elogios do treinador Hansi Flick e assinou pormenores interessantes nos quatro jogos que fez ao serviço da formação secundária. 

Valor de mercado: 4 milhões de euros

Tomás Tavares

Muito se tem falado sobre a lateral direita do Benfica esta temporada, em especial depois da lesão de André Almeida. Tomás Tavares, outra pérola da formação encarnada, chegou a ser titular na Liga dos Campeões na última época, mas Jorge Jesus decidiu que devia rodar para ganhar mais experiência. Mudou-se para os espanhóis do Alavés e ainda só tem 32 minutos. Ainda assim, foi o tempo suficiente para enfrentar Messi e companhia num jogo certamente memorável. 

Valor de mercado: 7,5 milhões de euros

Jota 

Mais um jovem da formação em quem os adeptos depositam grandes esperanças. Tal como TT, também rumou a Espanha pela porta do Real Valladolid. Ainda não se estreou. 

Valor de mercado: 8 milhões de euros

Nuno Santos

Depois de ter passado meia época em Moreira de Cónegos, o médio de 21 anos mudou-se para o Boavista cedido pelas águias. Assegurou um lugar no onze titular de Vasco Seabra e tem somado pontos, ainda que com alguma inconsistência exibicional à imagem da equipa axadrezada. Contabiliza seis jogos em sete possíveis. 

Valor de mercado: 1,5 milhões de euros

Krovinovic 

Depois de ter sido um dos jogadores em maior evidência na subida do West Brom à Premier League, o médio croata regressou à Luz por poucos meses. Em cima do fecho de mercado, voltou a assinar pelo WBA, mais uma vez a título de empréstimo. Começou algo tímido, mas, nos últimos três jogos, já foi titular na equipa de Slaven Bilic. Acumula um total de cinco jogos esta época.

Valor de mercado: 6,5 milhões de euros

Alfa Semedo 

Tal como Krovinovic, também Semedo já está habituado a estas andanças e conhece bem o país no qual está a jogar esta época: Reading. Depois de ter representado o Nottingham Forest, o médio da Guiné-Bissau continua no Championship, segundo escalão do futebol inglês, e já contabiliza sete jogos, cinco deles a titular. 

Valor de mercado: 1,6 milhões de euros

Pedro Pereira 

Depois de uma época em Inglaterra, ao serviço do Bristol City, o jovem lateral direito regressou a Itália, país que tão bem conhece. No Crotone foi titular em seis jogos da Serie A e, na Taça, saltou do banco ao intervalo. Foi chamado recentemente por Rui Jorge para integrar a seleção nacional de sub-21. Sente-se como peixe na água no futebol italiano. 

Valor de mercado: 2 milhões de euros

Conti 

Cumpre a segunda temporada de empréstimo aos mexicanos do Atlas, mas apenas nesta agarrou um lugar no onze de pedra e cal. Já leva 14 jogos em 2020/21, número que supera os 10 jogos que fez pelo Benfica em época e meia. 

Valor de mercado: 2 milhões de euros 

Jhonder Cádiz 

Rumou à MLS depois de ter brilhado na Ligue 1 ao serviço do Dijon e tem sido aposta de recurso no Nashville SC. Soma dois golos nas sete vezes em que foi suplente utilizado. Está em crescendo. 

Valor de mercado: 2,4 milhões de euros

Yony González 

Foi contratado ao Corinthians e emprestado aos LA Galaxy, equipa que também milita na MLS. Tem oscilado entre a titularidade e o banco de suplentes, e já lá vão nove jogos. Pelo meio, acumulou uma assistência. 

Valor de mercado: 1,8 milhões de euros

Caio Lucas

Ainda se lembra de Caio Lucas? Chegou à Luz com rótulo de craque no verão de 2019, mas passado seis meses já estava de regresso aos Emirados Árabes Unidos. Ao serviço do Al Sharjah assume-se como uma das figuras da equipa e contabiliza já quatro golos com nove jogos nas pernas nesta temporada.  

Valor de mercado: 2,4 milhões de euros 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório