Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Gedson tem potencial e condições para ajudar o Benfica a melhorar"

Idalécio acredita que o melhor para a carreira do jovem médio português passa por um regresso à Luz já no início do próximo ano, altura em que o mercado de transferências reabre.

"Gedson tem potencial e condições para ajudar o Benfica a melhorar"
Notícias ao Minuto

07:13 - 16/11/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

O momento de Gedson Fernandes gera preocupação por entre os responsáveis do Benfica. Sem minutos ao serviço do Tottenham, as águias podem resgatar o jovem médio português já em janeiro e integrá-lo no plantel às ordens de Jorge Jesus. Idalécio, antigo jogador que reside em Inglaterra, defende que esta seria a melhor opção para a carreira de Gedson

Em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, o antigo defesa de equipas como Rio Ave e Sporting de Braga destaca o valor do médio formado no Benfica, mas também não deixa de sublinhar que a concorrência por um lugar no meio campo do Tottenham é muito forte. 

"Estando um pouco de fora, a vinda para o Tottenham foi uma grande oportunidade para o Gedson. Naturalmente, o Benfica esperaria que ele jogasse mais e, aí sim, o Tottenham acionasse a compra. Financeiramente, era muito interessante para o Benfica, mas a Premier League é um campeonato bastante competitivo, e o Gedson, apesar do valor que tem, não jogava no Benfica. Ao chegar ao Tottenham, encontrou um plantel especialmente forte nas posições que ocupa. Assim, fica difícil ter oportunidades", começa por dizer Idalécio, prosseguindo. 

"Acredito que o Gedson tenha evoluído no Tottenham, apesar de não ter jogado muito. Um regresso ao Benfica em janeiro seria importante, até porque o plantel acusa algumas dificuldades e o Gedson seria, certamente, uma opção válida para Jorge Jesus. Até poderia jogar mais. Janeiro seria uma boa altura para o Gedson regressar ao Benfica", explica o antigo jogador português, que agora vive em Londres. 

Com o meio-campo do Benfica a ser um dos setores em que Jorge Jesus tem operado mais alterações ao longo da presente temporada, a chegada de Gedson poderá funcionar como um verdadeiro... reforço. Idalécio acredita que o jovem de 21 anos tem "potencial" e "condições" para tal.

"Nós sabemos que os jovens têm todos um pouco de dificuldades para ser apostas de Jorge Jesus, mas ele pode ter evoluído no Tottenham e ajudar o treinador. Tem potencial e condições para ajudar o Benfica a melhorar", vaticina. 

Contratação de Gedson gerou surpresa 

Foi há quase um ano que Gedson deixou a Luz para rumar a Inglaterra. Depois de somar 13 jogos na primeira metade da temporada, o médio estava longe de ser primeira opção para o então treinador Bruno Lage, e o Tottenham aproveitou a oportunidade para assegurar uma transferência a título de empréstimo. A chegada de Gedson a Inglaterra surpreendeu tanto os adeptos portugueses como os ingleses.

"A vinda do Gedson não deixou de ser uma surpresa aqui em Inglaterra. Não teve muitas oportunidades de jogar no Benfica, mas aqui cumpriu sempre que foi chamado. Não teve muitas, mas numa delas até jogou a lateral direito com uma boa exibição e que mereceu elogios. Havia grandes expectativas daquilo que ele poderia vir a ser no Tottenham. Julgo que a opinião seja boa por parte dos adeptos", atira Idalécio, para depois volta a elogiar o médio português. 

"O Gedson, sendo um jovem e com necessidade de jogar, não está a ter as oportunidades que certamente queria, mas quem sabe um dia possa voltar pela porta grande. Oxalá que isso aconteça, porque será assim mais um português a encher-nos de orgulho por jogar no campeonato inglês", remata.

Mourinho diz que a bola está do lado do Benfica

Para Mourinho ter Gedson Fernandes no plantel não é um problema do Tottenham. Foi o próprio treinador português quem deixou essa garantia, ainda que tenha colocado a bola do lado do Benfica. Com apenas um jogo oficial disputado nesta temporada, para a Taça da Liga inglesa, Gedson está muito atrás da concorrência nos spurs. 

"Tê-lo no plantel, mesmo não sendo convocado e não jogando, é uma situação extremamente confortável. Nunca serei eu a empurrá-lo ou a dizer que não o quero aqui porque quero, mas compreendo a situação do miúdo e do Benfica. Se o clube quiser terminar a relação aqui estaremos para colaborar, porque queremos o bem do jogador. O Benfica tem o poder de decidir e será por nós aceite a decisão", garantiu Mourinho, em entrevista à Sport TV.

Pai quer que o filho jogue, seja onde for

Mais preocupado com a falta de minutos de Gedson está o... pai. Em declarações à Antena 1, Edson Fernandes afirma que não lhe interessa em que clube o filho possa jogar, mas sim o tempo de jogo. 

"A minha vontade é que ele jogue, seja no Benfica, no Sporting, no FC Porto ou em qualquer equipa. Quero é que ele jogue", disse Edson Fernandes. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório