Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Chiquinho passou da Champions para a bancada e espreita saída em janeiro

Médio português sem espaço nas escolhas de Jorge Jesus. O que mudou em apenas um ano? Tudo.

Chiquinho passou da Champions para a bancada e espreita saída em janeiro
Notícias ao Minuto

07:15 - 14/11/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

O futuro de Chiquinho pode guardar um novo destino. Depois de uma temporada em que assumiu particular relevância no Benfica, o médio de 25 anos perdeu fulgor com a chegada de Jorge Jesus e estará mesmo na porta de saída da Luz já em janeiro, altura em que o mercado de transferências reabre. 

Num curto período de tempo, de apenas um ano, Chiquinho passou de jogador titular em metade dos seis jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões para a... bancada. 

O médio português tem sido consecutivamente riscado por JJ das convocatórias e esteve presente por apenas seis vezes no banco de suplentes, num total de 11 jogos oficiais das águias nesta época

Dessas seis vezes ,só em duas ocasiões saltou para o relvado, ainda que para jogar escassos minutos. Diante do Moreirense até esteve em campo durante 24 minutos, mas frente ao Farense não foi além de dois. 

Feitas as contas, Chiquinho soma um total de 26 minutos de utilização, o que lhe garante o estatuto de terceiro jogador menos utilizado por Jorge Jesus na atual temporada. Tirando o lote de jogadores que ainda não se estreou por múltiplas razões - Todibo (lesionado), Morato (equipa B), Svilar, Samuel Soares e Helton Leite (guarda-redes) - , apenas Ferro (16') e Gonçalo Ramos (10') contabilizam menos minutos do que ex-Moreirense.  

Bruno Lage classificou-o como "um craque" 

A história de Chiquinho é do conhecimento de todos. Foi contratado uma primeira vez pelo Benfica, transferiu-se para o Moreirense, onde brilhou, e regressou à Luz e até se conseguiu impor, em determinada altura, no onze escalado por Bruno Lage

A saída do treinador português também ajuda a explicar a queda de Chiquinho no Benfica. Bruno Lage era adepto confesso de Chiquinho e chegou a classificar o médio de 25 anos como "um craque". 

"É um craque, faz muitas posições, deixa-me plenamente satisfeito ter um jogador com a sua qualidade. Vejam os movimentos que o Chiquinho faz, e a forma como entrou nestes três jogos. É um jogador muito importante, um craque", afirmava Bruno Lage, a 18 de agosto de 2019, após a vitória do Benfica (2-0) na visita ao Belenenses SAD.

JJ travou saída no verão

A imprensa nacional e italiana noticiaram, no último verão, que o Torino, de Itália, estava bastante interessado em levar Chiquinho e o acordo só não chegou a bom porto devido à intervenção direta de Jorge Jesus. O treinador das águias quis assegurar a permanência de um jogador que pode fazer várias posições em campo, mas a verdade é que pouco ou nada tem recorrido à polivalência de Chiquinho

Reaparecimento na Taça? 

Chiquinho já no joga desde o início de outubro mas deverá reaparecer na Taça de Portugal. O Benfica entra em ação diante do Paredes, em jogo da 3.ª eliminatória da prova rainha, no próximo sábado e esperam-se muitas alterações por parte de JJ na equipa inicial. Poderá ser uma nova vida para Chiquinho ou uma despedida? Só o tempo o dirá. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório