De titulares a proscritos: Os estranhos casos de Chiquinho, Weigl e Cervi

Três atletas que eram muito utilizados por Bruno Lage na época passada, mas que com o decorrer da época foram perdendo espaço. A chegada de Jorge Jesus não mudou a situação e os jogadores têm apenas ganho minutos a partir do banco.

Notícia

© Global Imagens

Rodrigo Querido
21/10/2020 08:08 ‧ 21/10/2020 por Rodrigo Querido

Desporto

Análise

A vida de Franco Cervi, Julian Weigl e Chiquinho no Benfica deu uma grande volta nos últimos meses. De imprescindíveis e titulares indiscutíveis com Bruno Lage na temporada passada, os três atletas foram perdendo espaço já na parte final da última época - sem o técnico setubalense e com Nélson Veríssimo ao leme da equipa.

A situação prolongou-se para a nova vida no clube da Luz já no decorrer da presente temporada com o regresso de Jorge Jesus ao emblema lisboeta, uma vez que nenhum dos três atletas é opção regular para o técnico amadorense.

O caso mais gritante será, provavelmente, o do médio alemão. Contratado ao Borussia Dortmund por 20 milhões de euros em janeiro deste ano, o internacional germânico veio para a Luz não só para ser titular regular, uma situação que não acontecia no emblema da Bundesliga, e ganhar um ordenado no topo da tabela salarial dos encarnados.

A vida para Weigl começou a correr da melhor maneira uma vez que de janeiro até à paragem das competições em março passado foi praticamente titular em todos os jogos em que foi utilizado por Bruno Lage, à excepção de um encontro com o Vitória de Setúbal em que foi lançado do banco de suplentes. A retoma das provas trouxe de novo a titularidade ao médio, uma situação que mudou da noite para o dia com a chegada de Jorge Jesus.

O internacional germânico soma apenas uma titularidade esta época no desaire aos pés do PAOK e que custou a eliminação da Liga dos Campeões. De lá para cá, Weigl não soma sequer 90 minutos nos quatro jogos que realizou na I Liga, sendo sempre lançado por Jorge Jesus nas partes finais das partidas.

A situação de Franco Cervi é em tudo semelhante à do companheiro de equipa alemão. O internacional argentino era dos mais utilizados por Bruno Lage na última temporada, mas esta época não foi sequer lançado por Jorge Jesus.

A imprensa desportiva nacional escreve que o extremo esteve, inclusive, na porta de saída do clube da Luz, com vários emblemas a quererem a sua contratação a título de empréstimo, mas a permanência no Benfica foi, segundo noticiado, pedido expresso de Jorge Jesus uma vez que o técnico vê em Franco Cervi uma boa alternativa a Grimaldo e Nuno Tavares no lado esquerdo da defesa, um pouco à semelhança do que poderá acontecer com Diogo Gonçalves na faixa defensiva oposta.

Quem também parece não entrar nas contas da titularidade do timoneiro encarnado é Chiquinho. Contratado à Académica em 2018, o médio rumou depois em definitivo ao Moreirense - no âmbito do ingresso de Alfa Semedo na Luz -, clube no qual brilhou antes de se recontratado no ano passado.

O ingresso na Luz não correu da melhor maneira já que o médio-ofensivo sofreu uma desinserção do tendão médio adutor da perna esquerda no clássico na Luz diante do FC Porto, mas depois de recuperar desta lesão em tempo recorde, o jovem, de 25 anos, regressou em força e agarrou a titularidade sob a batuta de Bruno Lage.

A chegada de Jorge Jesus neste verão tornou a situação de Chiquinho instável e a verdade é que o médio realizou apenas dois jogos esta temporada. Em cima da mesa esteve uma saída, com o Torino a perfilar-se como um dos clube interessados, mas Jorge Jesus não deu o aval ao negócio porque valoriza a polivalência do jogador.

O técnico amadorenseChiquinho como uma alternativa para a saída de Carlos Vinícius, que no último mercado de transferências foi cedido ao Tottenham de José Mourinho, pois este pode atuar como segundo avançado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

I Liga

Diretor do Sp, Braga ataca arbitragem na Pedreira: "A velha questão..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica3278
2Sporting3175
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Estoril3242
9Casa Pia3141
10Moreirense3236
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Citroën

Já pode encomendar o novo Citroën Ami e há uma surpresa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas