Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sp. Braga junta 'magia' a frieza e encontra receita vencedora na Ucrânia

Golos de Paulinho e Gaitán valeram aos arsenalistas três pontos na visita ao Zorya, para a segunda jornada do Grupo G da Liga Europa.

Sp. Braga junta 'magia' a frieza e encontra receita vencedora na Ucrânia

O Sporting de Braga deu, esta quinta-feira, um importante passo rumo aos 16-avos-de-final da Liga Europa, ao sair da Ucrânia com um triunfo sobre o Zorya, por 2-1, que ficou resolvido desde bem cedo.

Os golos de Paulinho e Nico Gaitán (que ainda não tinha somado qualquer minuto oficial desde o início da temporada) permitiram aos homens de Carlos Carvalhal chegar aos seis pontos em seis possíveis ao fim de duas jornadas.

Cinismo português e ‘magia’ argentina

O Sporting de Braga teve um arranque verdadeiramente fulgurante, e, quando o jogo parecia ainda estar a ‘aquecer’, chegou à vantagem logo na primeira oportunidade de que dispôs, num lance que deixou bem clara qual a estratégia de Carlos Carvalhal.

Com o Zorya adiantado no terreno, Matheus jogou longo e a bola chegou aos pés de Ricardo Esgaio, que acelerou pela ala direito e cruzou para a grande área, onde Paulinho, com uma grande finalização, quebrou o nulo logo ao quarto minuto de jogo.

Sete minutos depois, mais motivos de festa para os arsenalistas. Raúl Silva recuperou a bola no centro do terreno, avançou alguns metros e deixou-a em Nico Gaitán, que fez aquilo que melhor sabe e marcou o golaço que deu o 2-0.

Daí em diante, o Sporting de Braga retirou o pé do acelerador e deu total iniciativa de jogo ao Zorya, que foi somando remates à baliza, ainda que sem grande perigo, com exceção do último lance da primeira parte, no qual Yurchenko, completamente solto, atirou ao lado.

Resposta ucraniana surgiu tarde demais

Se, no final da primeira parte, o Sporting de Braga abdicou de jogar e limitou-se a jogar na expetativa daquilo que o Zorya poderia fazer, na segunda a tendência intensificou-se, permitindo aos ucranianos subir cada vez mais no terreno.

No entanto, ora a falta de pontaria dos avançados do conjunto ucraniano, ora algumas defesas mais complicadas de Matheus, foram mantendo o marcador sem qualquer outra alteração, até que, aos 90+6 minutos, um belo remate de Ivanisenia quebrou a resistência arsenalista e fixou o resultado final. 

Com este triunfo, o Sporting de Braga passa a somar seis pontos e mantém-se na liderança do Grupo G, em igualdade com o Leicester City, que à mesma hora, derrotou o AEK, por 2-1. Significa isto que ucranianos e gregos permanecem, para já, a ‘zeros’.

Momento do jogo: Se o golo madrugador de Paulinho deixou o Sporting de Braga em posição privilegiada na disputa pelos três pontos, o segundo, por Nico Gaitán (uma autêntica ‘obra de arte’), acabou com qualquer dúvida… logo aos 11 minutos de jogo.

Acompanhamento

90' - Apito final na UcrâniaO Sporting de Braga vence o Zorya, por 2-1, graças aos golos madrugadores de Paulinho e Nico Gaitán.

90+6' - GOOOOOLOOOOOO do Zorya! Ivanisenia, com um grande remate de fora da grande área, bateu Matheus

79' - Carlos Carvalhal volta a mexer. Entram Schettine e Al Musrati, saem André Castro e Paulinho.

69' - Volta a avisar o ZoryaYurchenko, completamente solto, atirou para a defesa de Matheus.

65' - Carlos Carvalhal também mexe. Entram Iuri Medeiros e André Horta, saem Nico Gaitán e Ricardo Horta.

61'- Alteração no ZoryaGladkiy vai a jogo, para o lugar de Lunov.

58' - Mais uma oportunidade para o Zorya... Kabaiev avançou pela ala esquerda, fletiu para o centro e 'disparou' ao lado da baliza.

50' - Paulinho tenta surpreender Vasilj! O avançado arsenalista recebeu, virou e, do meio da rua, 'disparou' ligeiramente ao lado da baliza do Zorya.

47' - A segunda parte começa com mais um cartão amarelo. É para Kabayev, que entrou de sola e por pouco não atingiu Matheus.

46' - Giorgi Kruashvili apita para o reinicio da partida. Já rola a bola na segunda parte do Zorya-Sporting de Braga.

45' - Intervalo na Ucrânia. O Sporting de Braga está a ganhar por 2-0, graças aos golos de Paulinho e Gaitán, mas o Zorya não desiste e já dispôs de oportunidades de sobra para reduzir distâncias.

45' - Voltou a cheirar a golo! A defesa do Sporting de Braga foi demasiado 'macia', deixou Yurchenko receber à vontade e atirar forte. Felizmente para os portugueses, o 'tiro' do médio saiu ao lado.

35' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Kochergin, por travar Paulinho quando este partia para o contra-ataque. O avançado português ficou queixoso e a equipa médica dos arsenalistas teve de entrar em ação.

29' - Eis o primeiro cartão amarelo da partida. David Carmo arriscou e travou Kabayev à entrada da grande área. Os ucranianos pediram grande penalidade, mas o árbitro deu apenas um cartão amarelo. Na cobrança da bola parada, Matheus defendeu com facilidade.

16' - Os ucranianos continuam a apertar! Kochergin atirou forte, mas à figura e Matheus desviou para canto.

14' - O Zorya não desiste! Desta feita, foi Nazaryna a testar os reflexos de Matheus desde longe. Seguro o guarda-redes do Sporting de Braga.

Não perca as imagens do golaço de Gaitán

11' - GOOOOOOLOOOOO do Sporting de Braga! Nico Gaitán, com um fantástico remate de fora da grande área, dilata a vantagem dos arsenalistas.

8' - Mais um aviso dos ucranianos! Ivanisenia encheu o pé e, de muito longe, atirou a centímetros do alvo.

6' - Responde o Zorya! Vernydub foi às alturas e, de cabeça, atirou por cima da baliza à guarda de Matheus.

4' - GOOOOOOLOOOOOO do Sporting de Braga! Ricardo Esgaio foi à linha na ala direita e, com um cruzamento de 'regra e esquadro', assistiu Paulinho para o primeiro golo da tarde.

0' - Apito inicial na Ucrânia. Já se joga o Zorya-Sporting de Braga.

'Onzes'

ZoryaVasiljKhomchenovskiyCvekVernydubFavorovIvaniseniaYurchenkoNazarynaKabayevLunov e Kochergin.

Sporting de Braga: Matheus; Ricardo Esgaio, Bruno Viana, Raúl Silva, David Carmo, Francisco Moura; Fransérgio, Castro, Gaitán, Ricardo Horta e Paulinho.

Antevisão

O Sporting de Braga está motivado por um ciclo de quatro vitórias consecutivas, e parte como favorito para o duelo desta quinta-feira, diante do Zorya, para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. Isto, pelo menos, no papel.

Os ucranianos eliminaram, há dois anos, os portugueses da terceira pré-eliminatória da competição, pelo que a "concentração" será um aspeto chave em Zaporizhya, tal como, na véspera, alertou Carlos Carvalhal.

"O adversário é do género João Almeida no Giro d'Itália. Ninguém o conhecia e, de repente, desatou a fazer um grande Giro", afirmou o treinador dos arsenalistas, em declarações prestadas à Sport TV.

O Sporting de Braga, recorde-se, ocupa, neste momento, a liderança do Grupo G da Liga Europa, com três pontos, tantos quantos já somou o Leicester City. Mais embaixo encontra-se o Zorya, que, tal como o AEK, ainda não pontuou.

O Zorya-Sporting de Braga será ajuizado pelo árbitro georgiano Giorgi Kruashvili, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 17h55 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório