Powered bySolverde
Disclaimer

"É dos momentos mais marcantes da minha carreira como treinador"

O treinador português Miguel Cardoso assumiu estar a viver "um dos momentos mais marcantes da carreira", após vencer, em dois anos consecutivos, os principais campeonatos de futebol da Tunísia e da África do Sul.

JOSE MIGUEL DE AZEVEDO CARDOSO of Esperance is playing during the match between Al Ahly SC from Egypt and Esperance from Tunisia in the second match of the final African Champions League at the Cairo International Stadium in Cairo, Egypt, on May 15, 2024,

© Getty Images

Lusa
22/05/2025 09:01 ‧ há 4 semanas por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões africana

Na temporada passada, o técnico, de 52 anos, conquistou o título tunisino, ao serviço do Espérance de Tunis, e esta época dominou o campeonato sul-africano, ao comando do Mamelodi Sundowns, tendo ainda conseguido, pelas duas equipas, a presença na final da Liga dos Campeões africana.

 

"É dos momentos mais marcantes da minha carreira. Vencer os dois campeonatos, na minha estreia nos dois países, é algo que me realiza muito. Aliás, esta época até sou campeão na Tunísia e na África do Sul, porque ainda comecei a época [com sete jogos] no Espérance de Tunis antes deste desafio no Mamelodi Sundowns", partilhou à agência Lusa.

O técnico natural da Trofa, que, como treinador principal, já orientou clubes como o Rio Ave, Celta de Vigo (Espanha), Nantes (França), AEK Atenas (Grécia) e a equipa B do Shakhtar Donetsk (Ucrânia), além de ter sido adjunto de FC Porto B, Sporting de Braga, Académica e Deportivo (Espanha), considera estar "muito realizado" na África do Sul.

"Como treinador, sinto que estou num patamar de realização pessoal muito grande nesta fase da minha carreira, o que me dá muita paz de espírito. Era aquilo que procurava: conseguir troféus e estar a disputar grandes jogos. Estou mais amadurecido e capaz de me adaptar a novos contextos", afirmou.

Esta temporada, Miguel Cardoso levou o Mamelodi Sundowns ao oitavo título sul-africano consecutivo, além de ter qualificado a equipa para a final da Liga dos Campeões africana, que vai disputar, a duas mãos, com os egípcios do Pyramids.

"Foi uma época dura e fantástica, em que aguentámos a pressão, nomeadamente na parte final do campeonato. O Mamelodi Sundowns é sempre um dos favoritos a vencer, mas esta temporada a concorrência foi mais feroz", analisou o português.

Cardoso abordou uma "luta renhida" com o Orlando Pirates, uma das equipas mais fortes do campeonato local, que, segundo o técnico português, obrigou o Mamelodi Sundowns a "elevar a fasquia".

"O Orlando Pirates fez uma época muito boa, ambos batemos recordes. Mas, nesta fase final, nós fomos mais fortes e superámos várias marcas históricas no campeonato, nomeadamente nos pontos conquistados, no número de vitórias e nos golos marcados e sofridos", disse.

O próximo desafio será a final da Liga dos Campeões africana, frente ao Pyramids, que começa a ser disputada sábado. Logo a seguir, a equipa parte para os Estados Unidos para, em junho, participar no Mundial de Clubes.

"Para já, estamos muito focados nesta final e no objetivo de a vencer, algo que não acontece desde 2016. Mas, depois, queremos mostrar todo o nosso potencial no Mundial de Clubes, mesmo sabendo que estamos num grupo difícil", explicou.

O Mamelodi Sundowns ficou no Grupo F, juntamente com os alemães do Borussia Dortmund, os brasileiros do Fluminense e os sul-coreanos do Ulsan Hyundai.

"Temos ambição de competir e mostrar todo o nosso potencial. Sabemos os contextos, mas queremos ser atrevidos e jogar para ganhar. Só assim nos podemos desafiar, frente a equipas que, do ponto de vista teórico, vêm de campeonatos mais fortes", concluiu Miguel Cardoso.

Leia Também: Miguel Cardoso faz a festa. Mamelodi sagra-se octacampeão sul-africano

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Portugal

Cristianinho é mais alto do que Cristiano Ronaldo? CR7 esclarece tudo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Fórmula 1

George Russell vence GP do Canadá de Fórmula 1 atrás do safety car

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas