Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Jesus e Amorim puxam (e bem) pelo cabedal dos reforços, já Conceição...

O treinador do Benfica foi o que mais rentabilizou, até ao momento, os reforços que chegaram no último mercado de verão.

Jesus e Amorim puxam (e bem) pelo cabedal dos reforços, já Conceição...
Notícias ao Minuto

07:09 - 26/10/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O mercado nacional de transferências fechou no passado dia 6 de outubro e 20 dias depois importa saber algumas curiosidades sobre os reforços dos três 'grandes'.

Quem soma mais minutos? Qual dos três treinadores tem feito uma maior aposta nos jogadores recém-chegados? E quem anda com faro de golo mais apurado? 

O clube da Luz foi o que mais gastou em contratações, batendo o recorde de transferências a nível nacional. Basta relembrar que só em dois jogadores o Benfica desembolsou 44 milhões de euros:  Darwin Núñez por 24 milhões e Éverton Cebolinha a troco de 20 milhões .

Curiosamente são os dois jogadores mais utilizados até ao momento por Jorge Jesus, embora seja dos pés de Luca Waldschmidt que as balizas adversárias mais têm sofrido (quatro golos em 348 minutos disputados). Ainda sem oportunidades continuam Todibo e Hélton Leite.

Se tivermos em conta todos os minutos que os reforços de Jesus já estiveram em campo chegamos à cifra dos 2.335 minutos, partindo de um pressuposto que apenas seis das nove caras novas tiveram oportunidade de subir ao relvado.

Reforços do Benfica  Jogos disputados  Minutos   Golos
Darwin Núñez  6  446  3
Éverton  6  511  1
Pedrinho   4  144  0
Luca Waldschmidt  5  348  4
Nicolás Otamendi  3  270  0
Gilberto  2  166  0
Todibo  -  -  -
Hélton Leite  -  -  -
Vertonghen  5  450 0

Por sua vez, o Sporting abordou o mercado de verão numa óptica diferente da do rival da Segunda Circular, privilegiando o regresso de jogadores que estavam cedidos, não obstante uma aposta em 'prata' da I Liga.

E, em abono da verdade, Rúben Amorim soube dar uso a tudo o que este mercado trouxe de novo, afinal, dos oito reforços contratados, todos já mereceram minutos, com Adán, Pedro Porro e Feddal a ocuparem a 'pole position' nesta variante.

No que diz respeito a golos, Pedro Gonçalves e Nuno Santos assumem-se como os mais 'gulosos' (dois golos para cada um), sendo que o 'bis' de Pote sorriu-lhe no último sábado diante do Santa Clara.

Um dado curioso também é o facto de Rúben Amorim ser, quase a par de Jorge Jesus, o que mais rentabilizou, dos três 'grandes', em minutos somados a aposta em reforços: 2.300 no cômputo geral.

Reforços do Sporting Jogos disputados   Minutos  Golos
Pedro Gonçalves  4  293  2
Nuno Santos  5  343  2
Feddal  6  512  0
Tabata  1  19  0
Adán  6  540  -7
Antunes  3  42  0
João Mário  37  0
Pedro Porro   6  514

Também o FC Porto, vigente campeão nacional, apertou o cinto e teve de prescindir de várias pérolas para cumprir as regras do fair-play financeiro. Se num primeiro momento, os dragões decidiram virar-se, à semelhança dos leões, para talentos nacionais da I Liga, numa recta final, mais concretamente no último dia de mercado, apostaram fortemente em jogadores com passado em Inglaterra: Malang Sarr, Felipe Anderson e Marko Grujic.

Os números dos reforços azuis e brancos são nitidamente mais fracos do que os opositores de Lisboa e para reforçar esta tese basta recordar que o primeiro golo de um jogador recém-chegado apenas sucedeu, neste sábado, por Evanilson, diante do Gil Vicente.

Em minutos somados, Conceição apenas investiu 696 minutos, distribuídos por seis reforços, sendo que há ainda um quarteto à espera de vestir a camisola azul e branca. Porém, em abono da verdade, o treinador dos dragões  bem que avisou que não é fácil "entrar de caras" neste onze do FC Porto e só Messi, Ronaldo e mais meia dúzia de jogadores à escala mundial teriam essa oportunidade.

Reforços do FC Porto  Jogos disputados  Minutos  Golos
Evanilson  2  89  1
Zaidu  5  270  0
Carraça  -  -
Cláudio Ramos -  -  -
Taremi  77  -
Toni Martínez 3  138  0
Nanú  -  -  -
Sarr  2  91  0
Felipe Anderson  31  0
Marko Grujic   -  -  -

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório