Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

'Arsenal bracarense' chegou para armada grega: As notas do Sp. Braga-AEK

O Sporting de Braga venceu ontem, quinta-feira, por 3-0, o AEK de Atenas, numa partida que, apesar de tudo, só se 'desembrulhou' no segundo tempo. Galeno marcou e assistiu, tal como Paulinho.

'Arsenal bracarense' chegou para armada grega: As notas do Sp. Braga-AEK
Notícias ao Minuto

08:11 - 23/10/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Crónica

O Sporting de Braga voltou esta quinta-feira às vitórias europeias ao bater, em casa, na Pedreira, o AEK de Atenas de Hélder Lopes e Nelson Oliveira.

Numa partida em que o primeiro golo só surgiu ao cair do pano para intervalo, Galeno foi o destaque do encontro, em dia de aniversário, ao protagonizar um grande jogo frente aos gregos.

Sempre muito disponível para atacar a baliza contrária, o ex-FC Porto marcou o primeiro, assistiu para o segundo e ainda desbloqueou uma partida que se podia complicar.

É que o segundo golo, marcado por Paulinho, só surgiu na reta final da partida, com o avançado bracarense, mais tarde, já mesmo com o jogo a fechar, a retribuir o passe de golo assistindo Horta para o 3-0 final.

Numa partida em que os guerreiros do Minho foram sempre a melhor equipa em campo, faltou, em alguns momentos, maior paciência atacante, mas com a imagem deixada para a posteridade a ser muito positiva. 

Mas vamos às notas do jogo.

Figura: Galeno. O extremo do Sporting de Braga parece estar na sua temporada de afirmação. Depois de entrar e sair da equipa na temporada passada por alguma falta de regularidade competitiva, o brasileiro de 23 anos, apesar de lhe faltar ainda um toque de maturidade, está a mostrar em grande plano. Ontem, fez o primeiro com um golpe de cabeça genial e, depois, serpenteou no segundo tempo para assistir Paulinho. Jogo muito positivo do atacante que, no primeiro tempo, pareceu algo nervoso.

Surpresa: Fransérgio. Assume cada vez mais como motor da equipa de Carlos Carvalhal. Lê bem o jogo, acelera e trava o tempo a seu bel-prazer e é o barometro de toda a equipa. Não tem sido determinante nos lances capitais a marcar, mas a sua capacidade para pensar com e sem bola o jogo é de louvar.

Desilusão: Nelson Oliveira. O avançado luso do AEK continua a ser um jogador muito válido, mas ontem, frente a uma equipa que já representou, esteve algo 'desacertado'. Teve oportunidade para marcar e desperdiçou quando podia ter feito melhor. Não foi, muito longe disso, a pior unidade, mas era um dos atletas que pensámos que pudesse estar mais em evidência na partida frente ao Sporting de Braga.

Treinadores:

Carlos Carvalhal: O técnico do Sporting de Braga está a tentar consolidar a sua equipa e tem tentado manter, além da matriz de jogo, o seu onze base. Com a sua equipa a acusar algum nervosismo no segundo tempo, soube transmitir, do banco, a tranquilidade necessária para garantir uma importante vitória. Tentou surpreender ao mexer com alguns 'truques' de troca de posições de jogadores que entravam. Sai do jogo com nota positiva, pelos três pontos e pelo crescimento que a sua equipa vem expressando em campo.

Massimo Carrera: O treinador do AEK já tinha vencido duas eliminatórias para chegar à fase de grupos, mas ontem montou, talvez, uma equipa demasiado respeitosa fase ao seu adversário. Num dos jogos mais difíceis do grupo, o técnico da equipa de Atenas quis ser conservador e quase arriscou sair da Pedreira com uma goleada, devido à sucessão de lances de perigo nos minutos finais da partida.

Árbitro: Ruddy Buquet (francês). O juiz do encontro quis ter, desde os minutos iniciais, a partida na mão e o apito foi o seu mais fiel companheiro para o conseguir. 'Disparou' muitos cartões amarelos, mas a partida, em bom rigor, teve momentos em que ameaçou aquecer. Não teve influência no resultado final e isso é, como todos sabemos, um dos melhores elogios que se pode fazer aos árbitros que apitam equipas portuguesas nas competições europeias.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório