A morte de Emiliano Sala a 21 de janeiro de 2019 continua envolvida numa enorme polémica e com vários cabos soltos por explicar.
Sob ameaça da justiça britânica, o piloto David Henderson está a ser processado, na Grã-Bretanha, pelo seu papel na sequência de acontecimentos que conduziram ao desaparecimento do ex-avançado argentino do Nantes, de 28 anos, após ter acabado de assinar com o Cardiff City, numa transferência que rondou os 17 milhões de euros.
Sala morreu na sequência da queda de um avião particular, no Canal da Mancha. O corpo do piloto do Piper Malibu, David Ibbotson, nunca foi encontrado.
De acordo com os meios de comunicação locais, Henderson, atualmente com 66 anos, está a ser processado pela Civil Aviation Authority (CAA, o regulador da aviação civil no Reino Unido) por duas infrações relacionadas à regulamentação da navegação aérea.
De acordo com o relato de Willie McKay, o intermediário escocês que participou da transferência de Sala do Nantes para o Cardiff City, Henderson tinha que ter assegurado esse voo, mas numa última circunstância, por uma razão desconhecida, propôs que esse voo fosse realizado por Ibbotson, questionando-o se ele queria "passar um fim de semana em Nantes".