O Benfica recebe, este sábado, o Moreirense no primeiro encontro que os vice-campeões nacionais vão realizar no estádio da Luz esta temporada, ainda que sem público na bancada.
Depois da vitória na primeira jornada da Liga diante do Famalicão (5-1), a equipa agora orientada por Jorge Jesus procura dar continuidade ao bom momento apresentado a norte do país e vencer perante o adversário que há duas temporadas que consegue 'roubar' pontos na Luz.
O Moreirense, que na primeira ronda derrotou o recém-promovido Farense, conseguiu sair com pontos das últimas duas deslocações a Lisboa para defrontar o Benfica. No ano passado, os cónegos empataram a uma bola sendo que na época 2018/19 venceram na Luz por 3-1, naquela que foi mesmo a única vitória do Moreirense na 'casa' do Benfica.
Na antevisão ao encontro, o treinador Jorge Jesus disse esperar dificuldades contra uma equipa "bem organizada", mas garantiu que os seus jogadores vão estar preparados para a conquista dos três pontos.
Já Ricardo Soares pediu uma exibição de superação dos futebolistas do Moreirense rumo à conquista de pontos no terreno do Benfica, como já aconteceu em épocas anteriores.
O encontro entre Benfica e Moreirense, a contar para a segunda jornada da I Liga, está marcado para este sábado, às 18h30, no Estádio da Luz, e terá arbitragem de Nuno Almeida, da Associação de Futebol do Algarve.
Treinadores em discurso direto:
Jorge Jesus:
Moreirense: "É uma equipa bem organizada que, como é óbvio, vai-nos obrigar a jogar dentro do meio-campo deles. Vai esperar por um contra golpe e de uma bola parada. Estamos preparados para todas as nuances que o jogo tiver. É isso que eu preparo. De certeza que vamos estar preparados. Vamos encontrar dificuldades."
Quem vai substituir Taarabt: "Há várias hipóteses. O Pizzi fez dois anos comigo a jogar como segundo médio e neste momento tem treinado neste posição. Ele joga em três posições, mas eu acho que ele é jogador de corredor central. Tenho também o Chiquinho, que está a trabalhar comigo nessa posição e não é uma posição que ele desconheça. Aliás, no Benfica é que ele jogou como segundo avançado. Nas outras equipas jogou sempre como segundo médio. Estou tranquilo por isso é que libertei o Florentino para poder crescer."
Gonçalo Ramos: "O projeto que eu tenho para o Gonçalo Ramos... Os jogadores da cantera do Seixal... O Gonçalo Ramos tem um projeto com o Benfica que é treinar comigo durante a semana e sempre que não seja convocado vai jogar na equipa B porque não pode, nem deve, estar sem jogar. Quando for preciso estar com a equipa principal vai estar, quando não for vai jogar na equipa B. Durante a semana vai estar connosco, não havendo jogos durante a semana. Sendo a jornada domingo a domingo, ele treina comigo e vai jogar na equipa B se tiver de jogar."
Ricardo Soares:
Jogo: "Se o Benfica não estiver num dia bom e nós num dia fantástico e na plenitude das capacidades, o jogo pode ser equilibrado e poderemos conquistar pontos, que é o fundamental. Só essa ambição nos pode dar estabilidade para evoluirmos a todos os níveis e fazer um campeonato tranquilo."
Jorge Jesus: "As equipas falam dentro do campo sobre os seus treinadores. A competência do Jorge Jesus está por demais evidente e acaba por ser uma inspiração para todos os técnicos, porque é muito qualificado. Nós também queremos ser competentes, sempre com uma insatisfação muito grande da minha parte em ser melhor constantemente."
Contratações: "Vieram jogadores de realidades diferentes, com a agravante de estarem parados há muito por causa da covid-19, pelo que precisam de tempo e confiança. A equipa tem uma sustentabilidade muito boa nos vários momentos do jogo e um conhecimento grande das minhas ideias. Isso leva-me a pensar que no futuro seremos melhores."
Últimos resultados:
Benfica: V-V-V-D-V
Moreirense: D-V-E-D-V
Últimos onzes:
Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Vertonghen, Rúben Dias, Grimaldo, Rafa Silva, Gabriel, Taarabt, Everton, Darwin Núñez e Waldschmidt.
Moreirense: Matheus Pasinato, D'Alberto, Rosic, Steven Vitória, Pedro Amador, Fábio Pacheco, Filipe Soares, Alex Soares, Lucas Rodrigues, Pedro Nuno e Fábio Abreu.
Ausências:
Benfica: Svilar e Taarabt.
Moreirense: Kewin, Abdu Conté, Sori Mané, Derik Lacerda e Yan (lesionado), David Tavares (emprestado pelo Benfica), Nahuel Ferraresi (suspensão) Djavan e Luiz Henrique (opção).