Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

"Se não meter esta equipa a ganhar o dobro ou o triplo, também não ganho"

Jorge Jesus fez a antevisão da partida da 1.ª jornada da I Liga. Encarnados defrontam o Famalicão esta sexta-feira, a partir das 19h00.

"Se não meter esta equipa a ganhar o dobro ou o triplo, também não ganho"
Notícias ao Minuto

15:30 - 17/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Benfica

O Benfica desloca-se nesta 1.ª jornada da I Liga a Famalicão. Esta sexta-feira, às 19h00, encarnados e famalicenses dão o pontapé de saída no campeonato.

Depois da dura derrota frente ao PAOK, Jorge Jesus quer entrar com o pé direito nas competições nacionais e isso passa por conseguir um bom resultado num terreno que na última época se revelou muito difícil.

Fique com os pontos essenciais da conferência de imprensa de Jorge Jesus

Jogo desgastante e viagem a meio da semana: "Vamos dar o início ao campeonato em Portugal e depois de termos chegado ao Porto, hoje fizemos o primeiro treino e a equipa está a recuperar. Ainda não temos tido muito tempo para recuperar, mas queremos fazer um jogo com mais duração do que aquele que fizemos na Grécia. Na última meia hora faltou-nos alguma competitividade para podermos ao nível do que o PAOK jogou. Amanhã já temos mais um jogo e poderemos estar muito melhores."

Principal favorito ao título: "Os favoritos são sempre aqueles que ganham. Quem é o campeão em título é o FC Porto e como treinador do Benfica respeito esse título, mas como treinador do Benfica também o quero conquistar. A história é sempre para ganhar. Vamos começar a primeira jornada com um adversário que foi a surpresa do campeonato, no qual tivemos sempre dificuldades em ganhar. Estamos preparados para ter um jogo difícil, mas estamos confiantes que vamos ter qualidade para abrir com chave de ouro."

O que é mais difícil de recuperar, físico ou psicológico: "Uma coisa está ligada à outra. As vitórias são o alimento de todos os problemas que possas ter. Quando ganhas nada está errado, os jogadores recuperam melhor. Só que esta equipa do Benfica é jovem, com alguma experiência, e sabe que está a dar os primeiros passos da temporada. Sabemos que vamos crescer muito, porque tem de ser assim como é óbvio. Os jogadores estão confiantes, como quando chegámos à Grécia. O percurso não nos saiu como pensávamos, mas a vida faz-se caminhando e temos muito para conquistar. Estamos a começar uma época com muita confiança na equipa que temos."

Famalicão: Aqui temos alguma desvantagem porque o Famalicão pôde ver o Benfica jogar na pré-época, e nós do Famalicão não pudemos ver nada. Mas conhecemos os seus jogadores, a ideia do seu treinador e temos a certeza que vamos apanhar um Famalicão com qualidade. O seu treinador tem uma história aqui de um ano e hoje não há jogos fáceis. O campeonato português vai ter muito mais qualidade, estão a chegar jogadores com grande qualidade e fico muito contente por isso, é bom para o futebol português."

Mexidas no onze: "Hoje já é um dia que nos dá alguns indicadores sobre os jogadores. Amanhã já vamos ter uma certeza melhor para eu saber o onze que poderá ser lançado. Os treinadores têm uma vantagem porque agora há cinco substituições."

Arrependimento de vir para Portugal?: O futebol tem sempre decisões de risco e quando as tomas numa equipa como Benfica, que joga para ganhar em todos os objetivos, estás a pôr a fasquia alta. Isso tem feito parte da minha carreira como treinador. Vim com a convicção que íamos ter uma tarefa difícil, que íamos fazer uma boa equipa, e estou convencido que o Benfica vai fazer uma equipa forte e com muita qualidade. Não tenho qualquer arrependimento e cada vez mais motiva-me o facto de não termos passado esta primeira eliminatória, porque tenho a certeza que o futuro vai ser risonho. Isso, como é óbvio, tem de ser com trabalho e com a adaptação dos jogadores. O Darwin, por exemplo, chegou há uma semana."

Fragilidades defensivas e um novo avançado: Os golos que o Benfica sofreu não os sofreu na transição defensiva. A última linha está posicionada, agora concordo consigo que a equipa ainda está automatizada dentro do que eu quero defensivamente. Não sofremos golos no contra-ataque, sofremos com posicionamento defensivo, o que ainda é pior. E quanto ao avançado, não pedi nenhum. O que disse é que temos de ter um avanaçdo que saiba atacar a última linha, que saiba atacar o espaço. O Vinícius e o Sefe não têm essas características, eles jogam muito bem de costas, são jogadores que se alimentam da equipa ganhar cruzamentos. São jogadores que não sabem puxar o jogo e isso é uma características que com o Darwin acho que vamos ter. Para tentar equilibrar o plantel, a solução passava sempre por trazer dois avançados e só contratámos um. Não quer dizer que não fique assim, mas dos três jogadores que tenho, tenho de arranjar um jogador capaz de ter esta característica de puxar o jogo."

Pedir mais jogadores após eliminação: "Independentemente da eliminação, eu e a estrutura estávamos alinhados em não fazer entrar mais nenhum jogador, à excepção de um central."

Amor/ódio dos adeptos do Flamengo: "Está enganado. É apenas amor. 50 milhões que me amavam, 50 milhões... Todos os jogos tinha 70 mil adeptos a gritarem o meu nome. Eu saí para outro projeto, para outro grande clube... Eu nem queria falar muito nisso, porque é um clube que me marcou muito e onde ganhei títulos muito importantes. Nunca me vou esquecer, nunca serei ingrato, e não é por estar no Benfica que vou dizer que os adeptos do Flamengo me odeiam. Acho que é o contrário, quando amamos muito uma pessoa pode pensar-se que é ódio, mas não é. Perdeu-se aquilo que mais gostavas, é normal."

Benfica a jogar o triplo?: "Ainda só fizemos um jogo e não tenho capacidade para dizer qual é o patamar onde o Benfica está. Vocês sabem perfeitamente que se não meter esta equipa a ganhar o dobro ou o triplo, também não ganho. Mas claro que ao fim de cinco semanas, não posso dizer que estamos nesse nível. Nem pouco mais ao menos. Estamos num clube que grande capacidade e tenho a certeza que tudo vai dar certo e que vamos ter uma equipa com nota artística. É com o jogo a jogo que vamos melhorando."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório