Powered bySolverde
Disclaimer

Benfica aposta em Jesus e eleva investimento em época sem Champions

A época de 2020/21 do Benfica arranca com Jorge Jesus como 'reforço', no que é um regresso ao clube, mas treinador e equipa começaram com um verdadeiro pesadelo, eliminados no acesso à Liga dos Campeões de futebol.

jorge jesus

© Getty Images

Lusa
16/09/2020 08:50 ‧ 16/09/2020 por Lusa

Desporto

Benfica Hoje

Na terça-feira, na casa do PAOK Salónica, os 'encarnados' chumbaram em toda a linha (derrota por 2-1), falhando logo no primeiro teste, e jogo oficial, a hipótese de continuarem na luta para estarem na elite do futebol europeu pela 11.ª vez consecutiva.

Há dois meses, em julho, o presidente do Benfica apostou numa mudança de paradigma e viajou até a Brasil para 'resgatar' Jorge Jesus -- a troco de um milhão de euros na cláusula indemnizatória ao Flamengo -, o treinador com mais títulos no clube.

Os maus resultados da última época, em que chegou a ser líder destacado da I Liga, mas em que acabou em segundo e derrotado na final da Taça de Portugal, obrigaram a uma autêntica mudança, não só com a chegada de Jesus, mas com um investimento substancial.

A contratação trouxe sentimentos contraditórios entre os adeptos, mas Jesus voltou a ser igual a ele próprio: prometeu uma equipa a jogar o triplo e a "arrasar", e o Benfica elevou a fasquia do investimento.

A ida ao mercado já custou cerca de 80 milhões de euros ao clube, e a situação não deve parar, entre saídas e entradas de jogadores, num plantel que não está fechado, atendendo que o mercado apenas encerra em 06 de outubro.

Um investimento que levou o Benfica a protagonizar a contratação mais cara da sua história, com a chegada do jovem uruguaio Darwin Nuñez (24 milhões de euros), proveniente da II Liga espanhola, do Almeria, depois de negociações, sem êxito, com o consagrado Cavani.

Jesus referenciou, e viu chegar também, o lateral direito Gilberto (ex-Fluminense) e o extremo Everton 'Cebolinha' (ex-Grémio), bem como a 'estrela' belga Jan Vertonghen (ex-Tottenham).

O central era um jogador livre, e é um nome de peso e com garantias para a defesa dos 'encarnados', num grupo reforçado também com o avançado internacional alemão Luca Waldschmidt (ex-Friburgo), por 15 milhões.

Outras entradas são os do guarda-redes Helton Leite (ex-Boavista) e do brasileiro Pedrinho (ex-Corinthians), extremo anunciado ainda em fevereiro, ainda com Bruno Lage à frente da equipa técnica das 'águias'.

No cenário atual, Jesus esperará mais jogadores e terá de emagrecer o plantel, não são em relação a futebolistas que estiveram na temporada transata, mas também em relação ao vasto leque de emprestados, que regressaram.

De todos, Diogo Gonçalves, que esteve cedido ao Famalicão, é o único que tem estado nas escolhas do treinador, num plantel em que o sérvio Zivkovic é, para já, a principal saída, assinando pelo PAOK, pelo qual até marcou na eliminação do Benfica.

Mesmo com muitas incógnitas, as 'águias' arrancaram para a época com uma preparação 100% vitoriosa, nos particulares com Benfica B (4-0 e 3-0), Estoril Praia (4-1), Belenenses SAD (4-0), Farense (5-1), Bournemouth (2-1), Sporting de Braga (2-1) e Rennes (2-0).

A entrada em cena na I Liga do clube com mais títulos de campeão em Portugal, com 37, está marcada para sexta-feira, às 19:00, em casa do Famalicão, numa época que se inicia como terminou a anterior, sem público nas bancadas, devido à pandemia da covid-19.

Para o Benfica, a época teve já o seu primeiro revés, com a ausência de receitas da 'Champions' face à eliminação de terça-feira, e os holofotes viram-se agora para o plano interno, em ano de sufrágio para os órgãos sociais.

A resposta desportiva pode ser um fiel na balança das eleições no clube, que deverão decorrer no final de outubro, e nas quais Luís Filipe Vieira, na presidência desde 2003, volta a ter opositores na corrida, com o anúncio de mais três candidatos.

 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Óbito

Morreu Peter Rufai, antigo guarda-redes do Farense

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Fórmula 1

Sauber inaugurou base britânica da Audi para a Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas