Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

"Ronaldo? O facto de ter sido muito feliz aqui não significa que jogue"

Selecionador nacional e Rúben Dias fizeram a antevisão ao confronto com a Suécia.

"Ronaldo? O facto de ter sido muito feliz aqui não significa que jogue"
Notícias ao Minuto

16:45 - 07/09/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Em direto

O selecionador português Fernando Santos, assim como Rúben Dias, fizeram, esta segunda-feira, a antevisão ao confronto com a Suécia, a contar para a segunda jornada da Liga das Nações.

Sobre a presença de Cristiano Ronaldo no jogo, que está em dúvida devido a uma lesão no pé, o técnico português disse que só o treino desta segunda-feira irá desfazer essas dúvidas.

Em relação à partida, tanto o selecionador como o defesa-central fizeram questão de sublinhar que este será um encontro difícil e que a equipa tem de estar concentrada para garantir os três pontos.

Confira as principais declarações de Fernando Santos e Rúben Dias

Jogador sueco que tem se ter em atenção: Começava no guarda-redes e terminava no avançado. Conheço melhor o Berg que jogou na Grécia. A Suécia tem jogadores de muita qualidade.

Jogadores suecos acham que Portugal é melhor sem Ronaldo. Porque pensa que dizem isso? [pergunta da imprensa da Suécia]: Isso tem de perguntar a eles. Nenhuma equipa do mundo pode ser melhor quando o melhor não está. Mas esta equipa continua a ser uma grande equipa sem o Ronaldo. Com capacidade e qualidade para lutar pela vitória em todos os jogos.

O que significa Ronaldo jogar: Significa que o melhor jogador do mundo está disponível para jogar pela equipa portuguesa.

Montar a equipa com e sem Ronaldo: Montamos a equipa com a mesma estratégia. Tendo Ronaldo... não há nenhuma equipa no mundo que não trabalhe alguns momentos em que um jogador como ele é forte. Não trabalhamos para o Ronaldo, trabalhamos todos em conjunto trabalhamos para ganhar e o Ronaldo faz parte da estratégia.

Cinco substituições deviam manter-se: Acho que sim. Penso que em grandes competições, e nesta fase em que há um conjunto de fatores que não pode permitir que os jogadores estejam em alto nível, acho que seria bom existir mais do que as três substituições. Isso permite as treinadores gerir melhor as substituições.

Forma física da equipa: O Rúben disse algo que é importante. Cada jogador encerra um espaço diferente. Há uns que recuperam mais rápido e outros que ao fim do segundo ou terceiro jogo não são capazes. Ontem não treinámos, quem jogou fez apenas massagens. Hoje vamos tentar aferir um pouco e perceber como os jogadores estão. Confio em absoluto no grupo e um dos parâmetros é a lealdade.

Opinião sobre a Suécia: Não nos esquecemos do particular na Madeira em que nos ganharam por 3-2. Agora espero que Portugal ganhe aqui. Nunca achei que a Suécia tinha jogadores 'altos e loiros'. É uma seleção forte, com grande capacidade, e que está muitas vezes presente em fases finais de Europeus e Mundiais. Tem jogadores de qualidade e é uma equipa muito bem organizada, compacta e com criatividade. Há coisa de um ano a Espanha empatou aqui depois da hora, a diferença para a França esteve num lance fortuito com uma boa finalização do Mbappé. Têm jogadores que jogam em equipas de topo. Se não estivermos concentrados dificilmente iremos ganhar aqui. Nós temos de estar no limite das nossas capacidades, concentração, paixão...

Cristiano Ronaldo pode jogar: Se jogar não é pela possibilidade de chegar ao golo 100. Ele fez 25 minutos a 30 no treino de ontem. Vamos esperar pelo de hoje para ver como ele corresponde e depois tomaremos a decisão. Não é por ter sido feliz aqui, nem por estar a um do golo que se chega a titular. Isso comigo não funciona assim. Estamos a falar do melhor do mundo, se ele no treino apresentar condições, a probabilidade de jogar é grande. Se no treino não apresentar disponibilidade obviamente que não entrará nas contas da equipa. Foi o que aconteceu com o André Gomes. A infeção está praticamente debelada. Se estiver apto para jogar provavelmente será titular.

Rejuvenescimento da seleção com resultados: Não se pode partir de pressupostos como esse. Vimos mais de 42 jogadores, basta olhar para a média de idades e basta olhar para a média de idades dos últimos seis anos. Em determinados momentos há jogadores que aparecem em melhor forma e outros que ficam de fora. A renovação não ter a ver com a idade. O único critério é a qualidade. Aqui não há jogadores excluídos por idade. Isto não é feito por decreto-lei. Basta olhar para 2014 e comparar com o presente para ver que é isso que sucede.

Fala agora Fernando Santos

O que aprendeu com Lindelof: Não é o momento para estar a fazer uma análise individual. É um jogador muito forte e completo. Não estaria no Manchester United se assim não fosse.

Opinião sobre Kulusevski e Lindelof: Conheço os dois. O Lindelof cheguei a jogar com ele na equipa B do Benfica. Espero que corra bem a ambos, mas que a vitória seja para nós. 

Principais jogadores suecos: Não há jogadores principais. Há um conjunto e jogadores fortes e conhecemos os seus nomes. Não destacámos os seus nomes na análise individual e não vou fazê-lo neste momento.

Futuro patrão da defesa: Não me vejo a cara de nada, a cara é o selecionador porque é ele protagoniza as decisões e as opções. O guturo ninguém o sabe. As decisões caberão ao selecionador.

Apuramento para o Mundial 2014 em Solna: Não tenho grande memória disso. Sem dúvida estava a viver a vitória como adepto. O futebol é momentos passados e reconquistar esses momentos a cada nova oportunidade. O que se passou já não importa.

Cristiano Ronaldo apto: Não sou a pessoa mais indicada para responder a essa pergunta. Podendo ele estar disponível é melhor.

Pontos fortes e fracos da Suécia: É uma equipa muito forte e organizada. Têm jogadores com qualidades e forte fisicamente. A nossa desconfiança é máxima porque sabemos que vamos encontrar um adversário muito forte. Queremos ganhar por isso os nossos níveis têm d estar o máximo. 

Excesso de confiança: O jogo com a Croácia foi bom para nós, mal tal como em outros jogos ganhámos três pontos e nada mais. A uma vitória gostamos de acrescentar uma boa exibição. Foram três pontos e logo de seguida vem outro jogo. Não há nada em que nos possamos perder por excesso de confiança. É mais um jogo para ganhar.

Cansaço para o encontro: è uma fase atípica. os níveis físicos diferem de jogador para jogador. alguns já começaram a treinar à mais tempo, como eu que já levo algumas semanas de trabalho. Temos de nos encontrar. Apesar de tudo, somos uma equipa que já tem ligações de há já algum tempo. Temos de compensar isso com inteligência e tudo o resto para que não se note a parte física.

Começa a falar Rúben Dias

Antevisão: O selecionador nacional Fernando Santos e Rúben Dias fazem, esta segunda-feira, a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com a Suécia, a contar para a Liga das Nações.

A formação lusa procura em Solna a segunda vitória na prova em que é campeã em título, depois da goleada do passado sábado no estádio do Dragão diante da vice-campeã do mundo Croácia.

A conferência de imprensa terá lugar a partir das 16h15 na Friends Arena e poderá acompanhá-la na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório