Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Taremi a chegar: Eis o que o iraniano tem que falta a Soares e Marega

Iraniano do Rio Ave tem sido apontado como alvo preferencial para reforçar o ataque portista. Mas o que muda com a chegada do avançado? Quais os seus pontos fortes em relação às duas opções-chave ao dispor de Sérgio Conceição? O Desporto ao Minuto fez 'as contas'

Taremi a chegar: Eis o que o iraniano tem que falta a Soares e Marega
Notícias ao Minuto

08:04 - 31/08/20 por Sérgio Abrantes

Desporto Análise

Mehdi Taremi, futebolista que no ano passado surpreendeu ao chegar do Al-Gharafa para reforçar o Rio Ave, foi um dos nomes em destaque na última edição da I Liga.

Com um pecúlio de 21 golos em 37 jogos pelos vilacondenses, o futebolista iraniano despertou o interesse de Sporting e... FC Porto, clube que parece agora prestes a garanti-lo como reforço.

Porém, apesar de ter feito a sua segunda melhor campanha enquanto profissional, ficando apenas atrás do registo conseguido em 2016/17 quando alinhava pelo Persepolis FC, o que distingue o (quase) reforço dos homens que já moram no Dragão. 

Decidimos, por essa razão, analisar alguns dados e perceber o que pode oferecer o iraniano ao ataque da formação orientada por Sérgio Conceição.

Medhi Taremi: Um ano sempre a somar golos e... pretendentes

Com uma média de 130 minutos jogados por golo feito, o iraniano foi um dos elementos mais regulares na temporada passada no onze de Carlos Carvalhal. Matador por natureza, o futebolista de 28 anos apresentou-se sempre como uma unidade ultracompetitiva, marcando sempre que teve oportunidade. Com uma média de 2,5 remates por partida, nos duelos aéreos também se destacou, vencendo em média 2 por jogo. No acerto de passe, apesar de ter apenas duas assistências contabilizadas, concorre de forma positiva com os seus 'rivais' azuis, destacando-se com 72,7% de acerto. 

Marega: Descair da ala é o seu maior segredo

Apesar de ter uma orientação atacante diferente do jogador vilacondense, o maliano é também um dos nomes atacantes mais temidos em Portugal. Precisando de 193 minutos em média para marcar, Marega destaca-se pela sua capacidade de assistir. Conseguiu 5 passes para golo, marcou 12 tentos e assumiu-se como um rematador importante, com uma média de 2 disparos por cada 90 minutos. 

Soares: Brasileiro deixa dragão um 'tiquinho' mais perto do golo

Soares é o último elemento a ser analisado, mas apesar de menos protagonista que os outros dois, é o que terá os números mais... desequilibrados. Precisando de 172,8 minutos para marcar, o brasileiro somou 10 golos e uma assistência na última edição do campeonato nacional. Teve uma percentagem de passe certeiro de 71.5%, ganhando no ar aos seus concorrentes (2.2 duelos ganhos por jogo). Sendo o menos rematador à baliza contrária, 1.8 remates/por jogo, foi o 'elo mais fraco' desta equação tripartida.

Jogador Minutos por golo Assistências  Remates por jogo (média) Duelos aéreos
Taremi 130  2 2.5 2
Moussa Marega 193  5 2 1.4
Tiquinho Soares 172,8 1 1.8 2.2

Analisando a tabela, que tem apenas em conta os números na I Liga, percebemos que Taremi, de entre os três, é o que precisa de menos minutos para marcar em média, sendo também o atleta que mais remates enquadrados consegue por partida. Marega, por seu lado, destaca-se por ser o que mais assiste, mas o que leva mais tempo para marcar e o que menos duelos no ar vence. Soares vence precisamente por aí, no ar, perdendo em assistências e remates por encontro. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório