"Há muitos atletas que não vão acabar a pré-época. É assim que trabalho"

Fique com alguns dos pontos essenciais da entrevista de Jorge Jesus à BTV.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
08/08/2020 19:20 ‧ 08/08/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Jorge Jesus

A BTV transmitiu este sábado uma grande entrevista com Jorge Jesus, onde o técnico abordou vários temas. Ao seu estilo, o treinador do Benfica não se recusou a responder a nenhuma pergunta e sublinhou que já tem em mente o projeto que quer desenvolver na Luz.

Entre reforços confirmados e possíveis contratações, Jorge Jesus revelou que Luís Filipe Vieira está a fazer tudo para trazer Cavani para a Luz.

Além disso, o timoneiro das águias falou ainda da aposta na formação e nos jogadores que já pensa em dispensar.

Dispensas: "Já há alguns nomes nos quais eu tenho a minha decisão tomada, face às suas posições e quantidade de jogadores para aquela determinada posição e também devido ao historial da época passada. Mas como eles ainda são jogadores do Benfica, temos de os respeitar e é isso que eu vou fazer. É com grande prazer e satisfação que vou começar uma época com um leque de jogadores, como eu normalmente faço. Quando começo uma pré-época, eu não vou logo com esse plantel determinado. Gosto de tentar conhecer melhor os jogadores, ter ideias mais fixas... Porque uma coisa é conhecer um plantel de fora e outra é conhecer um plantel de dentro. Há muitos jogadores que ainda não chegaram e há muitos que vão começar a pré-época e não vão acabar. É normal no futebol e é assim que trabalho. Não tenho receio de assumir e dizer-lhes que têm de procurar outro projeto".

Aposta na formação: "Portugal é um país vendedor de jogadores. É por isso que Portugal tem continuado a apostar na formação de jogadores. Muitas vezes pensa-se que o apostar na formação é formar uma equipa toda vinda de jovens da formação. Não há equipa que exista assim. O João Félix é um exemplo. Não há muitos como ele. Com Cristiano Ronaldo foi igual. O importante para mim é saber formar e saber o gabinete de prospeção que o Benfica tem e formar um núcleo entre a formação e prospeção que dê para criar uma equipa assim. FC Porto e Sporting não têm nada assim. Ramires, David Luiz, Saviola, Aimar... Olhas para o FC Porto deixou de ter James Rodríguez, Falcão, Lucho González. O Sporting é igual. Os clubes já não têm a capacidade que tinham. Lembro-me que durante os seis anos que estive no Benfica vendemos muitos jogadores que, mesmo não saindo da formação, deram muito dinheiro. Não interessa a idade, mas sim a qualidade".

Exemplo de Reinier: "No Flamengo pensei que precisava de um jogador, com uma certa característica, que nós ainda não tínhamos. E o quê que eu fiz? Fui à formação buscar o Reinier e ele acabou por sair por 30 milhões de euros para o Real Madrid. Para mim, o que realmente importa é a qualidade do jogador, não a idade".

Contratações: "Desde a minha chegada só contratamos dois, mas o [Everton] Cebolinha ainda não está 100% certo. O Gilberto já foi apresentado. No máximo vamos contratar seis, sete jogadores, a contar com os dois que já foram contratados."

Hélton Leite: "Não o conheço muito bem. O Odysseas conheço porque vi mais jogos do Benfica. Os jogos do Benfica dão no Brasil, os do Boavista não. Queremos ter mais do que um bom guarda-redes."

Gilberto: "Foi um jogador que já tentei antes de ir para o Benfica contratar para o Flamengo. Não consegui, não chegaram a acordo, mas agora houve a possibilidade de o trazer para o Benfica. É um jogador tecnicamente evoluído, mas não é um jogador que possa à primeira ideia ser um jogador com uma qualidade técnica muito superior. Mas é muito competitivo, joga 90 minutos sempre muito forte. É bom ofensivamente e faz golos. Tem alguns defeitos, mas por isso é que aqui estou. Ele e o André Almeida vão disputar a titularidade, mas há espaço para todos e todos vão ser titulares".

Cavani: "Isso é outra história. Não precisa que eu ligue, é um jogador que deve ter várias possibilidades de mercado e deve estar a pensar sobre as opções. Quando chegamos eu não o pedi. Se me perguntarem se quero? Quem não quer? Não só para o Benfica, como para o futebol português. Nós em Portugal temos dificuldade em competir com outras equipas de outros países. Se pudessemos competir com os outros, já tínhamos ganho uma Champions! Financeiramente não é fácil e tem de existir uma engenharia financeira, onde o presidente é muito forte. Já estava a ser falado e conversado antes de eu chegar ao Benfica. O presidente está a fazer tudo para que isso aconteça".

Polémico telefonema a Everton Cebolinha: "É verdade que liguei para ele, pelo facto de ser um dos alvos que para mim é importante. É um jogador que, pela qualidade que tem, é titular na seleção do Brasil. Sabia que tinha o Everton e outra equipa alemã interessada. Procurei convencê-lo a vir para o Benfica, pelo clube que é e pelo projeto que tem. Pelos planos que tem para atacar a Champions e outras competições que estão no nosso calendário. Tentei movê-lo a vir trabalhar comigo. Nunca disse para ele não jogar. Ele quando chegar a Portugal pode dizer se o convenci a não jogar. A atitude dele depois ainda me deixou mais satisfeito, pois foi falar com o treinador e disse que queria jogar a final".

Palavras sobre Pedrinho em janeiro"Se eu estivesse a contratar um jogador para o imediato, havia jogadores com mais experiência no Brasil como o Cebolinha ou o Dudu. Foi isso que eu disse. O Pedrinho é um jogador jovem com talento, para ser trabalhado, ao contrário do Cebolinha que está feito. Tem potencial".

Contratações no Flamengo?: O Flamengo está, seguramente, ao nível das três melhores equipas do Mundo, onde está o Manchester City, o Liverpool... depois temos aqui uma dúvida sobre qual será a outra. Tanto é assim que fomos [Flamengo] a uma final do Mundial de Clubes diante do Liverpool, onde eu não vi diferença nenhuma, a não ser no maior nível de jogos que já tínhamos nas pernas. Isto tudo para te dizer que o Flamengo tem grandes jogadores. Sou grato às pessoas que me amam, os jogadores estão no meu coração. Custou-me imenso sair de lá. Não quero mexer mais com isso. Não pedi nenhum jogador do Flamengo ao presidente".

Diogo Gonçalves: "É um jogador formado no Benfica. Pedi para ele fazer o início da época, quero conhecê-lo melhor. Quero-o a trabalhar comigo e, no caso do Diogo, é um pormenor e uma ideia de que tem a ver com o que disse".

Posição de Pizzi: "Os adeptos sabem melhor do que eu, mas o Pizzi talvez tenha sido o segundo melhor jogador do Benfica. Para um jogador que joga ali, marcar os golos que ele marca é significativo. É um jogador que pode jogar em duas posições, mas penso que é um jogador de último passe, de pôr a bola na cara do avançado. É um jogador de corredor central, mas vamos ver se é melhor atuar no corredor".

Palavras de Rúben Amorim: "Ele está pronto para a guerra verbal. Eu percebi o que ele quis dizer. Em Portugal há uma guerra verbal muito forte. O que é importante que todos nós possamos defender os interesses das nossas equipas, ele também vai, o Sérgio também vai. Os 'mind games' não ajudam a ganhar jogos.

Luta a quatro?: "Sim, penso que o Sp. Braga está a dar passos para estar com os três grandes. Mas ainda não está ao nível por um motivo: não tem a matéria humana que os restantes três têm.

Palavras na apresentação: "Se o Benfica este ano, depois de não ter ganhado nenhuma competição, se quer ganhar, temos de ser muito melhores. Para sermos melhores, duplicar não chega, tem de ser a triplicar. O arrasar vem de uma convicção e de uma certeza de que vamos construir uma grande equipa para podermos arrasar. Isto tem a ver com uma equipa que joga para arrasar. Com sentido de baliza, de golo, que pode arrasar o adversário. Foi por isso que falei em arrasar".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Futsal

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas